Uma janela sobre o mundo bíblico

O homem vem do pó ou do barro?



  • Pergunta de Gabriela, Curitiba
  • 32444
  • 15/06/2011
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Criação Adão Gênesis


 

Na Bíblia temos duas histórias da criação. Trata-se de duas fontes literárias diversas, ou seja, sem entrar em detalhes, de dois autores. O primeiro, em Gênesis 1,1 a 2,4, que conta a criação num esquema de 7 dias, é chamado Sacerdotal.

A sua pergunta, invés, tem a ver com a segunda história, escrita pelo autor normalmente chamado Jahvista. Essa história se encontra no segundo capítulo da Bíblia. Em Gênesis 2,7 diz o texto: Então Iahweh Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente.

 

A frase hebraica que a Bíblia de Jerusalém (tradução citada acima) traduz como “argila do solo” é “apar min-hadamah”. APAR pode ser traduzido como “poeira” e MIN-HADAMAH como “do solo”. APAR é o mesmo vocábulo usado para a frase muito conhecida por nós, presente em Gênesis 3,19: pois tu és e ao tornerás.

A expressão hebraica quer significar a terra solta que encontramos no chão. Por isso creio que a tradução correta poderia ser “pó da terra”.

32444 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook


Comentários mais antigos

  • Antonio de Mello (Londrina, PR) - 25/01/2016

    .

  • Antonio de Mello (Londrina, PR) - 24/01/2016

    Por isso esse texto nos ajuda a entender melhor esse assunto! """Na criação do homem foi manifesta a intervenção de um Deus pessoal. Ao fazer Deus o homem à Sua imagem, a forma humana estava perfeita em toda a sua distribuição, mas sem vida. Então, um Deus pessoal que tem vida em Si mesmo, soprou nessa forma o fôlego da vida, e o homem tornou-se um ser vivente, respirando e dotado de inteligência. Todas as partes do organismo humano entraram em ação. O coração, as artérias, as veias, a língua, as mãos, os pés, os ...

  • Antonio de Mello (Londrina, PR) - 24/01/2016

    Deus em sua infinita imaginação criacionista, (a evolução é do diabo), criou um SER SEM VIDA... Todos os seus orgãos..... Ele criou o homem do barro mesmo, que é a MATÉRIA ORGANICA que a Biblia disse que Ele usou... Eu imagino que até meso o furinho do nariz já existia para que o folego da vida atingisse a cada CELULA... Esse SER SEM VIDA ESTAVA COMPLETO, só faltava o folego....

  • Antonio de Mello (Londrina, PR) - 24/01/2016

    Pra quem tem poder, inteligencia, planejamento, vontade, liberdade e etc, precisa TOCAR para que as coisas apareçam? Essa idéia de boneco de barro é uma forma limitada de imaginação humana. Como nós precisamos tocar para que as coisas aconteçam, as vezes nós pensamos assim de Deus.

  • Antonio de Mello (Londrina, PR) - 24/01/2016

    Se a gente acha que Deus fez um boneco de barro de Adão, pegou um pauzinho e fez um furinho nas narinas dele e soprou o folego de vida e esse boneco deu um pulo, tornou uma alma vivente e começou a ver e admirar as coisas ao seu redor, desta forma nós estamos dizendo que esse Deus é apenas um MÁGICO....

  • Antonio de Mello (Londrina, PR) - 24/01/2016

    E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.Genesis 2:17..... Se nesse texto Deus fez um boneco de barro, eu tenho um grande problema no verso 19......Veja: """"19 Da terra formou, pois, o Senhor Deus todos os animais o campo e todas as aves do céu, """"".....Deus teve que fazer BONECO DE BARRO DO PARDAL????""" Deus teve que fazer boneco de barro do cavalo, do leão, da girafa???? Deve ter feito pois o texto diz que ELE FORMOU.....

  • Antonio de Mello (Londrina, PR) - 24/01/2016

    As pessoas usam esse texto para concluir que na criação do homem Ele teve que MOLDAR. Vejam:"""" E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.""""" Esse Deus onipotente que conhecemos não pode criar nada sem ter que TOCAR?

  • Antonio de Mello (Londrina, PR) - 24/01/2016

    E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; .... Deus teve que MOLDAR o homem??? E DISSE DEUS!!! O Homem foi criado pela PALAVRA DE DEUS... Onde está o BONECO DE BARRO aqui? Quem inventou a teoria do boneco de barro?

  • Antonio de Mello (Londrina, PR) - 24/01/2016

    Vejam isso!...""""Na criação do homem foi manifesta a intervenção de um Deus pessoal. Ao fazer Deus o homem à Sua imagem, a forma humana estava perfeita em toda a sua distribuição, mas sem vida. Então, um Deus pessoal que tem vida em Si mesmo, soprou nessa forma o fôlego da vida, e o homem tornou-se um ser vivente, respirando e dotado de inteligência. Todas as partes do organismo humano entraram em ação. O coração, as artérias, as veias, a língua, as mãos, os pés, os sentidos, as percepções da mente — todos começar...

  • RICARDO PEREIRA DE AZEVEDO (JOÃO PESSOA) - 24/01/2016

    Caro irmão EDILSON RIBEIRO (SÃo PAULO) - 16/05/2015 O capítulo 1, resume a criação, o capítulo 2 descreve os detalhes de como Deus criou o homem e o clonou, criando a mulher. Sugiro a leitura do livro Gênesis 1 e 2 do físico e teólogo, professor Adauto Lourenço.

  • Maryse (Sp) - 17/10/2015

    Deus criou o homem duas vezes,primeiro ele criou um casal ,falou pra eles crescei e multiplicai - vos. Falou para o casal comam de tudo que move ,incluindo formigas, pernilongos, baratas etc...Depois ele esqueceu já tinha criado o homem e fez outro homem de barro, e deu lhe um sopro de vida. Depois mandou o homem escolher uma fêmea entre os animais para lhes servir de companheira, porém, o tal homem não se encantou com nenhuma...se quiserem saber o que aconteceu leiam gênesis.

  • vania (DUQUE DE CAXIAS) - 17/10/2015

    GOSTARIA DE DIZER A SRAº CRISTINA (SJC) QUE ELA TEM O DIREITO DE DISCORDAR DE NOSSA FÉ MAS NÃO DE DIZER QUE É PALHAÇADA POIS NÃO CREMOS QUE O HOMEM É FRUTO DA EVOLUÇÃO MAS NEM POR ISSO CHAMAMOS AOS QUE ASSIM CREEM DE PALHAÇOS.

  • Crisitna (SJC) - 01/10/2015

    Que palhaçada O homem / mulher , vieram , ou se formaram atravez de uma evolução das especies , nada a ver com ADAÕ/EVA; Ninguem soprou em nariz de ninguem.

  • EDILSON RIBEIRO (SAO PAULO) - 16/05/2015

    No Capitulo 1 de Gn. V. 26 a 31 fala que Deus fez um homem e uma mulher, no Cap 2.1 fala que que toda terra e exercito foram acabado, no V. 3 do cap. 2 fala que Deus descansou de toda obra. Isso quer dizer que houve uma terra povoada,,, e Deus á destruiu? pq no V. 4 do cap. 2 Deus começa outra geraçao, que é Adao e Eva,,, antao isso mostra que uma terra habitada anates de Adão... estou certo? se nao explique pra mim, por favor..

  • Aurora Coimbra (Rio de Janeiro) - 10/03/2015

    ....aos incrédulos fica a dica estudem sobre a biogênese e a segunda lei da termodinâmica , a verdadeira ciência grita a existência de Deus!!

  • Jacinto Rodrigues de Moura (Belo Horizonte) - 18/01/2015

    Genesis 2:7 E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gênesis 3:19 No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. Eclesiastes 12:7 E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Jó 33:6 Eis que vim de Deus, como tu; do barro também eu fui formado.

  • Beltssazar Barcki (Chapecó) - 09/09/2014

    Da onde viemos pra onde vamos A existência de deus nada vem do nada. deus criou os céus a terra e tudo que há; criou o homem a sua imagem e semelhança, fez do pó da terra, deus pegou a terra e misturou com agua e fez um molde e deixou secar esse molde, e dai assoprou em suas narinas e fez o homem. e dai depois que o homem ganhou o fôlego da vida, deus deu a terra para eles morarem, só que no jardim que deus criou o diabo estava lá e enganou o homem por isso que o homem virou uma criatura mortal,deus criou o ho...

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 13/04/2014

    Aí tem muitas particularidades que muitos não aceitam. Quando nosso Criador quis criar o homem segundo a sua imagem, enviou anjos aos quatros cantos da terra e que trouxesse agua e terra, assim nosso Pai modelou e criou o negro Adão. Quando Ele pediu que trouxesse agua e terra dos quatros cantos da terra,na verdade Ele estava criando a primeira profecia que é esta: "que os negros habitaríam nos quatros cantos da terra, como se vê hoje.

  • Alves (São Paulo) - 02/05/2013

    Barro (ou pó) com 65% de oxigênio?!!! Sei não, viu... Estória esquisita!

  • ad (aracruz) - 02/05/2013

    mesma coisa. é como tentar diferenciar adoração de veneração.

  • Paty (Rio) - 01/05/2013

    Pó nos dá a ideia de partículas secas. Como "Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra." (Gênesis 2:6), então a terra era molhada, não tinha pó! O homem, o segundo (Gn 2:7), então foi feito de barro o argila, que aí pode ser molhado. Já o primeiro homem, o que foi criado junto com a mulher no Gn 1:27, esse não sabemos do que foi feito!

  • Ricardo Ribeiro (Castanhal) - 29/11/2011

    Prezados irmãos, sempre questionei essa tradução relacionada à argila ou barro, pois, esta é a lógica do ser humano que precisaria de um material substancioso como estes para poder modelar alguma coisa, porém, o nosso Deus é DEUS e como tal não necessitaria de um material tão específico para concretizar a criação do homem, portanto, no meu ponto de vista, eu fico com o pó (poeira, ar),que possui praticamente todos os elementos minerais que compoem o nosso corpo, inclusive a água. Que Deus os abencoem!!

  • Romualdo (Campinas) - 19/06/2011

    Prezado Jonas, com todo respeito, mas a resposta foi satisfatória, e sempre é preciso acessar o site sem prévias convicções, como acreditar que Moisés teria escrito o livro de Gênesis, até porque este livro teria sido escrito séculos depois da morte de Moisés.

  • Jonas (Alegre) - 15/06/2011

    A resposta poderia ser mais clara. Para mim, pra começar, o Livro de Gênesis tem apenas um autor: Moisés. O homem foi feito do pó da terra transformado em barro para ser devidamente modelado, já que Deus preferiu este processo. Logo, um textose refere apó e o outro ao barro, o que afinal dá no mesmo.