O homem vem do pó ou do barro?

Pergunta de Gabriela, Curitiba
Resposta de Luiz da Rosa, em 15/06/2011


Leia mais sobre Criação Gênesis

 

Na Bíblia temos duas histórias da criação. Trata-se de duas fontes literárias diversas, ou seja, sem entrar em detalhes, de dois autores. O primeiro, em Gênesis 1,1 a 2,4, que conta a criação num esquema de 7 dias, é chamado Sacerdotal.

A sua pergunta, invés, tem a ver com a segunda história, escrita pelo autor normalmente chamado Jahvista. Essa história se encontra no segundo capítulo da Bíblia. Em Gênesis 2,7 diz o texto: Então Iahweh Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente.

 

A frase hebraica que a Bíblia de Jerusalém (tradução citada acima) traduz como “argila do solo” é “apar min-hadamah”. APAR pode ser traduzido como “poeira” e MIN-HADAMAH como “do solo”. APAR é o mesmo vocábulo usado para a frase muito conhecida por nós, presente em Gênesis 3,19: pois tu és e ao tornerás.

A expressão hebraica quer significar a terra solta que encontramos no chão. Por isso creio que a tradução correta poderia ser “pó da terra”.

3974 visitas

7 comentários

Postar um comentário

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 13/04/2014

    Aí tem muitas particularidades que muitos não aceitam. Quando nosso Criador quis criar o homem segundo a sua imagem, enviou anjos aos quatros cantos da terra e que trouxesse agua e terra, assim nosso Pai modelou e criou o negro Adão. Quando Ele pediu que trouxesse agua e terra dos quatros cantos da terra,na verdade Ele estava criando a primeira profecia que é esta: "que os negros habitaríam nos quatros cantos da terra, como se vê hoje.

  • Alves (São Paulo) - 02/05/2013

    Barro (ou pó) com 65% de oxigênio?!!! Sei não, viu... Estória esquisita!

  • ad (aracruz) - 02/05/2013

    mesma coisa. é como tentar diferenciar adoração de veneração.

  • Paty (Rio) - 01/05/2013

    Pó nos dá a ideia de partículas secas. Como "Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra." (Gênesis 2:6), então a terra era molhada, não tinha pó! O homem, o segundo (Gn 2:7), então foi feito de barro o argila, que aí pode ser molhado. Já o primeiro homem, o que foi criado junto com a mulher no Gn 1:27, esse não sabemos do que foi feito!

  • Ricardo Ribeiro (Castanhal) - 29/11/2011

    Prezados irmãos, sempre questionei essa tradução relacionada à argila ou barro, pois, esta é a lógica do ser humano que precisaria de um material substancioso como estes para poder modelar alguma coisa, porém, o nosso Deus é DEUS e como tal não necessitaria de um material tão específico para concretizar a criação do homem, portanto, no meu ponto de vista, eu fico com o pó (poeira, ar),que possui praticamente todos os elementos minerais que compoem o nosso corpo, inclusive a água. Que Deus os abencoem!!

  • Romualdo (Campinas) - 19/06/2011

    Prezado Jonas, com todo respeito, mas a resposta foi satisfatória, e sempre é preciso acessar o site sem prévias convicções, como acreditar que Moisés teria escrito o livro de Gênesis, até porque este livro teria sido escrito séculos depois da morte de Moisés.

  • Jonas (Alegre) - 15/06/2011

    A resposta poderia ser mais clara. Para mim, pra começar, o Livro de Gênesis tem apenas um autor: Moisés. O homem foi feito do pó da terra transformado em barro para ser devidamente modelado, já que Deus preferiu este processo. Logo, um textose refere apó e o outro ao barro, o que afinal dá no mesmo.