Provavelmente você acena ao início do desejo dos israelitas de contruir um templo para Deus. Na verdade, desde que saíram do Egito, em direção da terra prometida, o povo de Israel tinha um espaço reservado para Deus, uma tenda. Depois da chegada em Israel, será o rei Davi que, por primeiro, deseja contruir um templo para acolher a Deus, onde seja colocada a Arca da Aliança, que era expressão da presença divina. Com esse objetivo, Davi levou a Arca para Jerusalém e a colocou, primeiro de tudo, numa tenda (2Samuel 6). No capítulo seguinte o rei diz ao profeta Natã: "Eu habito numa casa de cedro e a Arca de Deus habita numa tenda" (2Samuel 7,2). O profeta lhe respondeu: "Vai e faze o que teu coração diz, porque Iahweh está contigo". Todavia Deus disse a Natã que quem contruiria a casa de Deus seria o filho de Davi, o futuro rei Salomão (2Samuel 7).

 

O livro de 1Reis conta a realização do sonho de Davi, o templo contruído pelas mãos do seu filho Salomão: "No ano 480 após a saída dos israelitas da terra do Egito, no quarto ano do reinado de Salomão sobre Israel, no mês de Ziv, que é o segundo mês, ele contruiu o Templo de Iahweh" (1Reis 6,1).

 

A proposta de Davi revela um fato histórico. Sabemos que Israel teve o primeiro templo construído por Salomão. Foi destruído por Nabucodonosor, cerca de 400 anos mais tarde. O segundo templo foi contruído quando os judeus voltaram da Babilônia e destruído pelos romanos, pouco depois de Cristo. O fato que a história bíblica coloque o rei Davi como princípio da vontade de contruir a cada de Yahweh não necessariamente traduz uma realidade histórica. Sabemos bem que Davi é o rei ideal e colocá-lo como protagonista na gênesis do Templo é importante para ligar o local mais importante para os judeus com a dinastia davídica. Alguns dizem que ele só não contruiu o templo por causa dos seus pecados, sobretudo por ter provocado a morte de Urias, para ficar com sua esposa (veja 2Samuel 11).