Não há passagens bíblicas para a segunda parte da sua pergunta. Não temos nenhuma indicação de que Jesus tenha hospedado pessoas em sua casa. Pouco sabemos da vida de Jesus antes que ele começasse o seu ministério, cerca de 3 anos antes de sua morte na cruz. A casa em que morou provavelmente não foi comprada, mas era aquela em que os seus pais moravam. As casas de então eram muito pequenas e não possuíam o conforto de hoje.

Em relação à residência de Jesus, sabemos que, embora tenha nascido em Belém, morava em Nazaré. Temos por exemplo, Mateus 2,23: E foi morar numa cidade chamada Nazaré... O mesmo se diz em Lucas 2,39: Terminado de fazer tudo conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para Nazaré, sua cidade.

Depois do início da pregação, um lugar importante na vida de Jesus, com certeza, tem a casa de Pedro, que ficava às margens do Lago da Galiléia, em Cafarnaum. Veja, por exemplo, o primeiro capítulo do Evangelho de Marcos. Mateus é explícito, dizendo: Ao ouvir que João havia sido preso, ele voltou para a Galiléia e, deixando nazaré, foi morar em Cafarnaum, à beira-mar, nos confisn de Zabulon e Neftali (Mateus 4,12-13).