Uma janela sobre o mundo bíblico

Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras e todo o que ama e pratica a mentira (Ap. 22,15). O que significa?



  • Pergunta de Jefferson Reis, São Paulo
  • 159204
  • 07/10/2011
Silvia Togneri

Leia mais sobre Cães | Apocalipse


Olá Jefferson. Esta sua pergunta nos oferece uma boa reflexão. Espero também responder a pergunta de Edmundo (Salvador) feita em 24/09/2011 = O que significa cães que está em Apocalipse 22,15.

Vejamos primeiramente que em Ap 21,8.27 e 22,15 aparece a lista de quem não poderá participar da Jerusalém Celeste ou do Novo Céu e da Nova Terra. São todos os que não se mantiveram fiéis a Deus. E que rejeitaram o Cordeiro de Deus e se deixaram seduzir pela Besta (o Império Romano) por falta de fé e de valor. O texto está se referindo a todos os incrédulos e idólatras que se deixaram dominar pelo Império Romano. Na bíblia a idolatria significa substituir  Deus Libertador por algo ou quem não é Deus e se deixar escravizar por ele, tal como o dinheiro, o comércio, o prazer, o poder, etc. Veja a respeito o que está em Ef 5,5 e em Cl 3,5, que nos diz que a cobiça é idólatra ou seja leva a quem se deixa dominar por ela a ser um idólatra.

No Apocalipse, na Nova Jerusalém todos os fiéis e justos poderão ver a Deus, e quem durante a sua vida sempre negou a Deus, dele se afastou, não quis participar de uma vida com Deus e até o substituiu, pelas bestas, pela cobiça, pela mentira, pelo adultério, pelo assassinato, pela prostituição, enfim por toda a idolatria, este não poderá reconhecer verdadeiramente a Deus e assim estará impedido de entrar na Cidade Justa e Santa – a Jerusalém Celeste, que desce a terra. São esses que são considerados como cães, que estão fora da cidade santa.

É importante lembrar que o livro do Apocalipse foi escrito em época de perseguição às comunidades cristãs da Ásia Menor, e ele quer ser para essas comunidades um grande alento e ânimo para perseverarem na fé em Jesus Cristo, o Cordeiro Imolado, porque Jesus venceu a morte. E para todos nós hoje o texto é um grande alerta para que não deixemos de ser fiéis a Deus. Assim os textos precisam ser lidos. O testemunho de fé em Cristo, na época em que o texto foi escrito, poderia levar até ao martírio, a primeira morte, mas quem por ela passasse não sofreria a segunda morte, a morte eterna, porque já estão participando da Ressurreição de Cristo.

Que saibamos pedir sempre a Luz de Deus, para que nos deixemos iluminar por ela, e assim possamos lutar contra os impérios ou as bestas de hoje, e viver plenamente com Deus, no amor, na justiça, na paz e construindo um mundo mais fraterno e fiel a Deus.

159204 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook