Olá Tawana Soares!

O capítulo 7 nos mostra um ensinamento muito importante de Deus, e que a rejeição por parte do homem ou da mulher trazem conseqüências nefastas. O fato acontecido com Acã, nos mostra até onde o ser humano pode chegar na sua desobediência e quanto é dura a condenação por tal atitude. O livro de Josué no capítulo 7 narra o fato acontecido com o Povo de Deus na pessoa de Acã:

“Mas os filhos de Israel cometeram uma transgressão no tocante ao anátema, pois Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema; e a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel”.(Josué 7: 1)

A palavra anátema que aparece no versículo 1 significa coisa abominável para Deus. Israel transgrediu a aliança com Deus se tornou na vista de Deus anátema. O fato revelado mostra a mentira, o furto que Acã em sua bagagem escondeu. Estes objetos pertencentes aos Cananeus eram abomináveis aos olhos de Deus. Israel pecou e transgrediu a aliança que lhes tinha ordenado e tomaram dos objetos dedicados a Deus, furtaram e mentiram e debaixo da sua bagagem o puseram. Os Cananeus estavam envolvidos com a idolatria, a prostituição sagrada, a violência em seus sacrifícios com a queima de crianças aos seus deuses (Dt 12,31;18,9-13). Por causa de suas práticas, os Cananeus eram inimigos de Deus. Essa ameaça o Senhor queria evitar e exigia que fosse removida. Se fosse mantida, atingiria todo o Israel como um câncer. Deste modo também as vacas e os bois dos Cananeus eram carnes sacrificados aos ídolos, é por isso considerada anátema. Deveriam ser destruídas para não contaminar Israel na posse da terra.

 

A descrição dos objetos que se tornaram anátema

Logo em seguida da travessia do Jordão Javé ordenou de modo muito claro: os frutos iniciais da conquista pertencem a Javé. Prata, ouro e tudo de valor deveria ser entregue ao tesouro do Senhor.(Jos 6,17; 6,19). Entretanto aconteceu o inesperado, Acã não resistiu escondeu em separado um manto caro de Sinear, um lingote de Ouro e 200 siclos de prata, enterrando estes objetos em sua tenda.

“quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata debaixo da capa.” (Jos 7,21)

O caso de Acã foi um roubo contra Deus. A este motivo na próxima batalha Deus não mais abençoou seu Povo e na conquista de Ai Israel teve que se bater em fuga.

Pergunta-se quem é o culpado, deste infortúnio? Silêncio total no acampamento. Só a duras penas e investigação minuciosa que a denuncia caiu em Acã. Ele admitiu seu pecado. Apesar disto ele sua família e gados de sua propriedade, foram apedrejados, mortos e depois queimados. Isto aconteceu no vale de Acor, que significa banimento.

 

Lições deste capítulo 7 de Josué.

Não queremos aproveitar da força deste episódio para querer fixar apenas um sentido interpretativo, mas olhar no seu conjunto. Muito fácil seria moralizar a interpretação condenando Acã e seu ato de roubar. Mas queremos penetrar no sentido profundo e humano do acontecimento. Que aliás, vai muito bem como ensinamento para nós hoje.

A derrota de Israel nos indica que o episódio é muito importante como um ensinamento divino para nós. O pecado de Acã tem conseqüência graves para muitas pessoas: a vida de muitos foi tirada e o bem estar de toda a nação foi ameaçado.

 

Obediência a Deus

Fato marcante este que indica quanto é importante seguirmos as orientações e ensinamentos de Deus. Acã não considerou este fato e roubou para si aquilo que estava devotado a Deus. Ele pensou fará mal um pouco de ouro ou prata desviados do seu destino divino? Fará mal eu esconder uma capa? Mas o fundamental Acã não considerou, desobedeceu a ordem de Deus a respeito dos bens conquistados.

Atualizando o episódio podemos nos indagar: Por que não furtar um pouquinho de dinheiro quando ninguém sentirá falta e no conjunto ninguém vai perceber? Uma mentira “santa” causara problemas? Aquilo que é mandamento divino deve ser observado porque Deus ordenou. E Deus quer sempre o melhor para seus filhos. Mesmo se não entendermos os motivos destes mandamentos, devemos respeitar os seus ensinamentos.

 

O pecado escondido

Muitos pensam que o pecado oculto não prejudica ninguém, pois ninguém o vê. O caso de Acã que estamos vendo ele imaginava que não haveria conseqüências, entretanto aconteceu o contrário, mostrou que prejudicou muitas pessoas. Se Acã inconseqüente conseguiu esconder seu pecado de todos, Deus o viu. E Acã recebeu o pagamento de seus atos.

- O pecado escondido tem suas conseqüências logo adiante, no próximo acontecimento.

- O pecado escondida passa ser tormento em nossa consciência.

- O pecado escondida arrasta consigo conseqüências: O caso de Acã mostra que 36 famílias enterraram seus filhos, pais e maridos. O povo foi envergonhado, perdendo uma batalha e deram-se em fuga para um inimigo fraco.

Fazer ocultamente coisas iníquas, pensando que não terão conseqüência, é caminho seguro para a destruição do espírito e do caráter da pessoa.

 

Concluindo:

Muitos outros ensinamentos poderemos encontrar neste capítulo sétimo de Josué. Ele nos revela o quanto Deus é sábio naquilo que faz e naquilo que Deus pede aos homens A observância do Sagrado trará ao homem a amizade com Deus e o tornará seu colaborador. Tudo o que ele empreender terá a força de Deus.