Em que parte da Bíblia fala sobre Verônica limpando o rosto de Jesus?

Pergunta de Max, Janauba
Resposta de Luiz da Rosa, em 20/09/2007


Leia mais sobre Verônica

Max, na Bíblia não há nenhuma menção da história que a tradição fez chegar até nós, que narra que, no dia da paixão do Senhor, uma mulher do meio do povo, ultrapassando o controle dos soldados, se aproximou de Cristo e limpou o seu rosto com uma toalha. Nesta toalha, conta a tradição, teria ficado imprimido o desenho do rosto de Jesus. Não é uma história bíblica, mas que aparece pela primeira vez no livro apócrifo "Atos de Pilatos". No capítulo 7 desse livro encontramos uma passagem que narra como a mulher que Jesus curou, depois que ela lhe tocara o manto (veja Lucas 8,43-48), durante o caminho para o calvário conseguiu enxugar o seu rosto. Essa mulher se chamava Bernike, em grego, que em latim é Verônica.

Não sabemos se essa história é verdadeira (leia mais sobre esse tema), porém devemos saber que os evangelhos provavelmente não contém toda a história sobre Jesus e muitas tradições nasceram para tentar preencher as lacunas deixadas pelos escritores sagrados. De fato os evangelistas não tinham a preocupação, que é típica da história moderna, de contar uma biografia detalhada de Cristo, mas transmitir o seu ensinamento; os evangelhos são essencialmente uma catequese.

Os apócrifos dão muitos detalhes sobre a vida de Jesus, sobre a sua infância e outras etapas da sua vida. Porém muitos desses escritos não têm autoridade histórica e é difícil distinguir entre história e ficção. O importante é ler por trás das palavras e encontrar a mensagem que essas histórias querem transmitir.

4949 visitas

11 comentários

Postar um comentário

  • Rosemberg Borges (Duque de Caxias) - 03/02/2014

    Olá pessoal, gostaria de expressar meus respeito a todos que comentaram este assunto e humildemente expressar o meu, caso esteja errado me perdoem. " A Bíblia (os Evangelhos) não mencionam a respeito de "Verônica", mas isso não me dará o direito de taxar, "o que a Bíblia não diz não aceito", nós jamais iremos entender todo o contexto histórico do tempo de JESUS, sem ler os livros que não entraram no Canon, pois, como diz mesmo, eles são históricos, nos abre a mente para entendermos o período em que JESUS entra em c...

  • Digi Kayllex (rio de janeiro) - 01/02/2014

    Em momento algum no evangelho fala que ela enxugou o rosto fala que ela tocou na orla dele nas veste

  • CASSIO ALTER (REDEÇÃO) - 26/11/2013

    amados vc's desconhese os direitos e od deveres e o lugar de cada generos, vc s ler a biblia só para ver o que seus coras quer ver, desconhece a belesa da erarquia que Deus. si olhamos para a biblia vemos que foi colocado , por Deus uma erarquia mostrando que a mulher esta sobre o dominio do homem, pois ela foi feita para ajudar o homem, casso contrario não seria feita ou gerado por Deus. si colocamos as mulheres em lugar do homem, vemos que sobre doda a rassa humana vinrar uma estinção, (falo com todo o respe...

  • André (Rio) - 25/11/2013

    Se a passagem em que a mulher que ajudou a Jesus ao limpá-lo é um dos maiores exemplos de respeito à mulher, então é um dos raros exemplos de respitoa à mulher na bìblia. Em toda a bíblia a mulher é tratada como um ser de segunda categoria!

  • Johnny Notariano (São Paulo) - 25/11/2013

    Amados, o Evangelho e a Bíblia tem muito a nos ensinar com muita profundidade que a interpretação torna-se difícil para alguns. Até os apócrifos tem muitos ensinamentos. A Mulher que ajudou a Jesus ao limpá-lo é um dos maiores exemplos de respeito à Mulher assim como Cireneu fez um gesto ausente em nossas vidas, ajuda a quem precisa. Entenda, poucos são os chamados para a Glória e Reino de Jesus, e, os que são chamados, tenha certeza, através da CRUZ. Abraços, fiquem com DEUS, Johnny Notariano.

  • Bel (Brasília) - 17/04/2013

    Como assim: "... porém devemos saber que os evangelhos provavelmente não contém toda a história sobre Jesus...". Não é PROVAVELMENTE! É óbvio que os evangelhos não contém toda história sobre Jesus! Basta lembrar dos quase 30 anos em que ele ficou desaparecido. Daí a importância dos apócrifos ou de quaisquer outros documentos. Ademais é bom lembrar: quem decidiu sobre quais textos são apócrifos e quais não são, foram homens e não Deus!

  • Marília (Brasília) - 17/04/2013

    Esse cara - THE SHARK tal ANDRÔMEDA, que ser muito e não sabe nada. Se eu acho que a invenção da roda é uma besteira tenho que no minimo argumentar o porque , Caro senhor THE SHARK o seu comentário não agregou nada. Precisa estuda mais, a critica pela critica. você é um saco vazio. Jesus vai voltar e todo joelho se sobrará, queira você ou não.

  • sandro willian (campo grande) - 12/02/2013

    um pregador falou de veronica na minha igreja comcerteza pegou a historia na internet eu ja sabia

  • THE HARK (ANDRÔMEDA) - 17/08/2012

    Comentário corrigido, leia esse: Jardeson Martins da Silva (São Vicente) ukk... vc é muito engraçado, e quem foi que inventou a bíblia? Cara, vc ainda não acordou, infelizmente ainda dorme. Deveria tentar entender a história, pesquisar mais, questionar mais, buscar mais, saber o significado da palavra apócrifo por exemplo... Não deveria ficar se expondo e colocar um comentário ridiculamente alienado como esse... kkkk... Putz! ninguém merece viu... kkkk.. Bom, por fim, deixo-te essa máxima de que mesmo não concordan...

  • THE SHARK (ANDRÔMEDA) - 17/08/2012

    Jardeson Martins da Silva (São Vicente) ukk... vc é muito engraçado, e quem foi que inventou a bíblia? Cara, vc ainda não acordou, infelizmente ainda dorme. Deveria tentar entender a história, pesquisar mais, questionar mais, buscar mais... Não deveria ficar se expondo e colocar um comentário ridiculamente alienado como esse... kkkk... Putz! ninguém merece viu... kkkk.. Bom, por fim, deixo-tQ essa máxima de que mesmo não concordando contigo defenderei até a morte o seu direito de expressar-se, ok? Mas estuda cara...

  • Jardeson Martins da Silva (São Vicente) - 20/04/2011

    Por favor se na bíblia não menciona, por que pessoas pegam passagens de livros apócrifos e destorcem as coisas de Deus. Sigam a bíblia porque é o que Deus deixou para nós seguirmos e não o que pessoas inventam. Deus abençoe !!