Max, na Bíblia não há nenhuma menção da história que a tradição fez chegar até nós, que narra que, no dia da paixão do Senhor, uma mulher do meio do povo, ultrapassando o controle dos soldados, se aproximou de Cristo e limpou o seu rosto com uma toalha. Nesta toalha, conta a tradição, teria ficado imprimido o desenho do rosto de Jesus. Não é uma história bíblica, mas que aparece pela primeira vez no livro apócrifo "Atos de Pilatos". No capítulo 7 desse livro encontramos uma passagem que narra como a mulher que Jesus curou, depois que ela lhe tocara o manto (veja Lucas 8,43-48), durante o caminho para o calvário conseguiu enxugar o seu rosto. Essa mulher se chamava Bernike, em grego, que em latim é Verônica.

Não sabemos se essa história é verdadeira (leia mais sobre esse tema), porém devemos saber que os evangelhos provavelmente não contém toda a história sobre Jesus e muitas tradições nasceram para tentar preencher as lacunas deixadas pelos escritores sagrados. De fato os evangelistas não tinham a preocupação, que é típica da história moderna, de contar uma biografia detalhada de Cristo, mas transmitir o seu ensinamento; os evangelhos são essencialmente uma catequese.

Os apócrifos dão muitos detalhes sobre a vida de Jesus, sobre a sua infância e outras etapas da sua vida. Porém muitos desses escritos não têm autoridade histórica e é difícil distinguir entre história e ficção. O importante é ler por trás das palavras e encontrar a mensagem que essas histórias querem transmitir.