Prezada Djanice, a Bíblia abrange um âmbito muito grande e o seu estudo é, portanto, uma missão para toda a vida. Na medida em que começamos a ler o texto percebemos que o estudo é necessário. Se você chegou a esta constatação, já fez um passo importante. É preciso porém perseverar. Infelizmente os recursos necessários nem sempre são acessíveis a todos. De qualquer forma, também graças à internet, as coisas hoje já estão bem melhores que há algum tempo.

Creio que o primeiro passo é ter uma boa bíblia. Não importa se é católica ou protestante, pois em ambas as confissões existem bíblias ‘boas’ ou mais superficiais. Há diferença do texto entre as duas bíblias (naquela dos protestanes faltam 7 livros), mas isso não é fundamental. Uma boa bíblia é aquela traduzida a partir dos textos originais, com introduções antes de cada livro, além de notas ao pé da página. Duas edições muito boas são a Bíblia de Jerusalém e a Tradução Ecumênica da Bíblia. Antes de comprar, esfolhe e controle como é o texto, se existem notas e introduções.

Um passo sucessivo é ler artigos sobre a Bíblia. Você encontra alguns na internet, também no nosso site. Se possível, logicamente seria melhor comprar algum livro de introdução geral à Bíblia. Nesse caso a coisa melhor é visitar alguma livraria e pedir sugestão.

Se quiser ser audaz, pode ir além e tentar frequentar um curso bíblico. Muitas paróquias e comunidades oferecem cursos para leigos nos quais tratam temas bíblicos. Poderia também ser a ocasião, se na sua comunidade não existe algo assim, de propor tal iniciativa ao páraco ou pastor.

Não esqueça, contudo, que junto com o estudo é fundamental a leitura da Bíblia; um texto ilumina o outro. Se quiser uma sugestão, por onde começar a leitura, dê uma olhada no texto da Ombretta, que respondeu uma pergunta nesse sentido.