O demônio existe de fato

Estudo de Alessandro de Azevedo Moreira Moreira, em 11/05/2011


Leia mais sobre Demônio

Sei que em pleno século XXI falar em demônio pode até parecer e provocar estranhamento e uma sensação de inadequação à realidade hodierna em que vivemos, inserida dentro de uma lógica que alberga o “cogito ergo sum” como princípio meio e fim.

 

Antes de utilizar a Bíblia como referência, vamos observar o que São Tomás de Aquino trata da questão dos anjos – mensageiros - na Suma Teológica, I parte, Questão 50 artigos 1 a 5. No artigo I dessa questão 50 da suma, São Tomás prova que existem anjos, dizendo:

“O que Deus se propôs ao criar é o bem, consistente em criar seres que se assemelhassem a Ele, Deus, Bem Absoluto.   E como o entender não pode ser ato de corpo material, nem de nenhuma faculdade de um corpo material, deveria existir uma criatura incorpórea, assim como Deus é incorpóreo. Logo, existem criaturas puramente espirituais como Deus é só espírito. E essas criaturas puramente espirituais são os anjos”. (www.monfort.org)

 

O daemon significa um ser intermediário entre o homem e Deus um anjo, criado por Deus, que é a fonte de todo ódio de acordo com o mundo grego e nas antigas culturas da Mesopotâmia, Pérsia, Egito e Israel, onde existia uma diversidade de espíritos, era considerado como causador de doenças, destruição de plantações, inundações, incêndios, pragas, ódios e guerras. Diziam que espíritos com nomes como "O Emboscador" e "o Pegador" estavam sempre prontos a atacar, em todo e qualquer lugar: em desertos e florestas, em porões e telhados e dentro de casas que não estivessem devidamente protegidas com amuletos e feitiços.

 

Segundo o (Apocalipse 12:7-9). Lúcifer era um Querubim da guarda ungido (Ezequiel 28 & Isaías 14:13-14) que, ao desejar ser igual ao Criador (Deus), foi lançado fora do Paraíso. Quando, porém, ele foi lançado fora do Céu sobre a Terra, a Bíblia nos relata que Lúcifer (que tem por nome diabo, serpente, dragão, príncipe da potestade do ar, etc.) trouxe com sua cauda um terço dos anjos de Deus (Ap 12:4).

 

Apesar de se entender que se trata de uma linguagem figurativa no tocante a hermenêutica, isto não implica a sua inexistência, uma vez que tantos homens e mulheres sofrem na atualidade passam por tormentos de gênese espiritual, sem mencionar os exorcismos realizados por João Paulo II, sendo um deles em plena Praça de São Pedro.

 

Dentro de nossa Igreja católica pode-se observar um número incontável de pessoas que buscavam a santidade que foram vítimas dos ataques do demônio; acredito que todos nós somos cotidianamente usados pelos demônios sem que se queira perceber isto. Preferimos nos enganar com os excessos de cientificismo relegando os caos de possessão demoníaca a esfera dos mitos babilônicos.

O Pe. Gabrielle Amorth da Diocese de Roma, o mais importante exorcista vivo na atualidade afirma que atualmente existem vários casos de possessão comprovados pela Psiquiatria e que ele trabalha e já trabalhou com vários psiquiatras e psicanalistas que acreditam que aproximadamente 25% dos caos de doenças mentais tenham fundo espiritual.

Padre Pio foi perseguido a sua vida inteira por Demônios. Afirmava que começaram aos cinco anos de idade e assumiam formas obscenas, humanas, mas, sobretudo bestiais. É tão bonita a declaração da Igreja de que Nossa Senhora esmaga a cabeça da serpente e que intercede em todas as graças. O Concílio Vaticano II em relação à luta contra os demônios diz: “A história humana está marcada por uma luta tremenda contra as potências das trevas.” São Paulo em Ef 6,12 falada luta contra os demônios.

O Papa Paulo Vi no famoso discurso sobre os demônios, de 15 de novembro de 1972, quando foi perguntado qual seria a defesa contra os demônios diz: Tudo que nos defende do pecado, pretege-nos do inimigo invisível; a graça e a oração são as defesas decisivas. Os programas de Televisão quechegam a nossas casas estão repletos de portas para o demônio; e isso inclui filmes, desenhos, novelas e até alguns programas religiosos.

 

Jesus na oração do Pai-Nosso, em que a última invocação é: Livrai-nos do Mal, não está falando de um MAL como abstração, pelo contrário, um ser satanás, o maligno o anjo decaído. Os movimentos carismáticos Católicos como a Renovação Carismática tem nos mostrado a presença ativa, no mundo de hoje, do demônio, de quem infelizmente, poucas pessoas levam a sério. Um dos instrumentos muito importante utilizados pela Renovação Carismática, é a Oração de Libertação

Jesus se utilizou de exorcismos na Sagrada Escritura.A Bíblia diz em Lucas 4:35-36 “Mas Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te, e sai dele. E o demônio, tendo-o lançado por terra no meio do povo, saiu dele sem lhe fazer mal algum. E veio espanto sobre todos, e falavam entre si, perguntando uns aos outros: Que palavra é esta, pois com autoridade e poder ordena aos espíritos imundos, e eles saem?”

 

Marcos 1

32 Sendo já tarde, tendo-se posto o sol, traziam-lhe todos os enfermos, e os endemoninhados;

33e toda a cidade estava reunida à porta;

34e ele curou muitos doentes atacados de diversas moléstias, e expulsou muitos demônios; mas não permitia que os demônios falassem, porque o conheciam.

 

Se nos submetemos a Deus e resistimos a Satanás, ele (Satanás) fugirá de nós. A Bíblia diz em Tiago 4:7 “Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.” E como é que podemos resistir ao demônio?

a)    Não dando brecha para ele entrar em nossas vidas;

b)    Ele abre espaço em nosso meio, quando chateados , preocupados, amargurados, não damos graças a Deus e começamos a nos maldizer ou então maldizer a situação que se apresenta para nós.

c)    Uma rotina de oração diária é um fortificante com o demônio.

d)    Dar graças em todos os instantes e ocasiões.

e)    Amar a Deus sobre todas as outras coisas.

 

Peçamos a Deus que permaneça sempre conosco e que nos guie por dentro da escuridão que pouco a poço avança sorrateira a nos observar com atenção, esperando o momento certo de interagir.

1225 visitas

8 comentários

Postar um comentário

  • ad (colatina) - 15/04/2012

    Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo. Apocalipse 12:12
    Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 1 Pedro 5:8

  • fatima elisabete (ribeirão preto) - 15/04/2012

    será que por viver num planeta dual nós criamos este diabo para justificar as nossas falhas? se olharmos para dentro de nós veremos o qto de coisas não virtuosas possuimos. será que não estamos aqui encarnados humanos exatamente para nos despir desta ideia de mal de pecado e sermos realmente BOM O PAI.Penso que ao acreditar no demonio estamos estamos apenas justificando nossas falhas e se olharmos no espelho encontraremos ora o demonio ora a essencia Divina que realmente somos. Beijo a todos e obrigada pela oportun...

  • Sinval (Brasíla) - 22/12/2011

    Essa é uma pergunta difícil afirmar. Afinal de contas niguém pode provar que ele existe, assim como ninguém pode provar que Deus existe. Isso é uma questão de fé. Fé em Deus e no diabo, ambos tem seu significado, o bem e mal, luz e trevas, ou seja o equilíbrio. Ora o mal e bem tem suas funções em nossa esfera, o mal existe para que possamos reconhecer o bem como tal e vice versa, pois algo só existe por causa de outra, tudo nesse universo tem o seu oposto e isso é uma verdade. Mas no começo não era assim a palavara...

  • levita-yerudiktus (Rio de Janeiro) - 31/10/2011

    Olá,Muito pertinente a indagação. O grande problema na verdade não é a questão de sua existencia, mais sim, os fatores que acercam A RAÇA HUIMANA de forma a deixá-lo quase INCÓLUME em suas ações.Nós não nos damos conta disso principalmente a partir de algumas de nossas próprias ações que exerçem a sua infruencia direta, apartir de um fenômeno EXPRESSO na bíblia denominadamente reconhecido como TENTAÇÃO. (Mateus 5)É aí, que mora o problema eo perigo PORQUÊ? A RAÇA HUMAN dilue como sendo NATURAIS; o cáo...

  • levita-yerudiktus (Rio de Janeiro) - 31/10/2011

    Olá,Muito pertinente a indagação. O grande problema na verdade não é a questão de sua existencia, mais sim, os fatores que acercam A RAÇA HUIMANA de forma a deixá-lo quase INCÓLUME em suas ações.Nós não nos damos conta disso principalmente a partir de algumas de nossas próprias ações que exerçem a sua infruencia direta, apartir de um fenômeno EXPRESSO na bíblia denominadamente reconhecido como TENTAÇÃO. (Mateus 5)É aí, que mora o problema eo perigo PORQUÊ? A RAÇA HUMAN dilue como sendo NATURAIS; o cáo...

  • morena (sao paulo) - 29/08/2011

    crei que demonios possa existir sim!!

  • 12 Max Requião (Saubara) - 10/08/2011

    só o fato de Jesus, expulsar varios demonios a resposta é sim, como existe Anjos q são obreiros, servos do Senhor, tbm existe uma classe de anjos q servem ao diabo, e ainda por cima, eles respeitam uma hierarquia

  • ad (colatina) - 03/08/2011

    existe e está mais vivo que muita gente!