Quando surgiu a Sinagoga?

Pergunta de Valeria, Guará / SP
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 28/04/2011


Leia mais sobre Judaísmo

Olá Valeria de Guará / SP!

A origem do nome sinagoga vem do grego (συναγωγÞ, propriamente “povo reunido”), formada de duas palavras (σýν “com”, “junto” e ἄγω “conduzir”) é o local onde é realizado o culto da religião judaica. Encontramos na Sinagoga em lugar central e de destaque a Torá livro Sagrado.

Sabemos pelo Antigo Testamento que os Judeus se reuniam no Templo de Jerusalém, lugar central e único. Os Judeus pelo menos três vezes por ano faziam as chamadas peregrinações até o Templo de Jerusalém, para as ofertas, o pagamento do dízimo, as purificações e as orações. Jesus observou estas normas judaicas!

 

Como surgiram as Sinagogas?

 

Um pouco de história

Pelos anos 750 a.C. o Reino de Israel, formado por Salomão, foi dividido entre norte e Sul. O Reino do norte em 722 a.C. foi arrasado pelos Assírios seus vizinhos do norte. O Sul por sua vez sofreu a mesma sorte e foi conquistado pelos Babilônios que destruíram o Templo e deportaram a população como escravos para a Babilônia. Agora o Povo de Deus, não tem mais terra e nem Templo. Somente depois do regresso do exílio da Babilônia a religião Judaica começa a tomar a forma atual. Surge nesta época a Sinagoga, o culto passa a centralizar-se surgindo à figura do Rabino, geralmente um fariseu conhecedor da Lei Judaica. Este hábito já teve seu início na Babilônia onde o povo judeu não possuía mais seu Templo.

Assim a Sinagoga passa ocupar lugar central na religião Judaica sendo um ponto de encontro dos judeus para as orações e para a leitura das Sagradas Escrituras. Na época de Jesus existia, o Templo de Jerusalém, que centralizava o culto Judaico e as peregrinações, mas já existia a Sinagoga que servia de encontro nos sábados e servia de escola para os filhos dos judeus se iniciarem na leitura da Torá. Jesus freqüentou o Templo e a Sinagoga. Sabemos que os Romanos no ano 70 d.C. destruíram o Templo e Jerusalém. Daí por diante a Sinagoga adquire forças e passa a ser o lugar do culto.

 Penso que com estes dados consigas ter uma idéia da evolução que ocorreu na passagem do Templo para Sinagoga.

4323 visitas

1 comentário

Postar um comentário

  • taty (bradilia) - 26/09/2014

    É muito inportante saber o dignificafo sinagoga. Eu fiz uma pesquisa sobre o assunto. Sua resposta é eficaz.s