Uma janela sobre o mundo bíblico

Quando surgiu a Sinagoga?



  • Pergunta de Valeria, Guará / SP
  • 18759
  • 28/04/2011
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Judaísmo


Olá Valeria de Guará / SP!

A origem do nome sinagoga vem do grego (συναγωγÞ, propriamente “povo reunido”), formada de duas palavras (σýν “com”, “junto” e ἄγω “conduzir”) é o local onde é realizado o culto da religião judaica. Encontramos na Sinagoga em lugar central e de destaque a Torá livro Sagrado.

Sabemos pelo Antigo Testamento que os Judeus se reuniam no Templo de Jerusalém, lugar central e único. Os Judeus pelo menos três vezes por ano faziam as chamadas peregrinações até o Templo de Jerusalém, para as ofertas, o pagamento do dízimo, as purificações e as orações. Jesus observou estas normas judaicas!

 

Como surgiram as Sinagogas?

 

Um pouco de história

Pelos anos 750 a.C. o Reino de Israel, formado por Salomão, foi dividido entre norte e Sul. O Reino do norte em 722 a.C. foi arrasado pelos Assírios seus vizinhos do norte. O Sul por sua vez sofreu a mesma sorte e foi conquistado pelos Babilônios que destruíram o Templo e deportaram a população como escravos para a Babilônia. Agora o Povo de Deus, não tem mais terra e nem Templo. Somente depois do regresso do exílio da Babilônia a religião Judaica começa a tomar a forma atual. Surge nesta época a Sinagoga, o culto passa a centralizar-se surgindo à figura do Rabino, geralmente um fariseu conhecedor da Lei Judaica. Este hábito já teve seu início na Babilônia onde o povo judeu não possuía mais seu Templo.

Assim a Sinagoga passa ocupar lugar central na religião Judaica sendo um ponto de encontro dos judeus para as orações e para a leitura das Sagradas Escrituras. Na época de Jesus existia, o Templo de Jerusalém, que centralizava o culto Judaico e as peregrinações, mas já existia a Sinagoga que servia de encontro nos sábados e servia de escola para os filhos dos judeus se iniciarem na leitura da Torá. Jesus freqüentou o Templo e a Sinagoga. Sabemos que os Romanos no ano 70 d.C. destruíram o Templo e Jerusalém. Daí por diante a Sinagoga adquire forças e passa a ser o lugar do culto.

 Penso que com estes dados consigas ter uma idéia da evolução que ocorreu na passagem do Templo para Sinagoga.

18759 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook


Comentários mais antigos

  • carlos gomes (SALVADOR) - 27/04/2016

    quem inventou a sinagoga foi esdra e o filho de ester,que foi proselito

  • FRANZÉ ARAÚJO (CAUCAIA ) - 19/03/2016

    A explicação sobre o surgimento da Sinagoga esta correto, hoje em dia as sinagogas estão espalhadas em várias cidades pelo mundo .

  • ANDRÉ (Rio de Janeiro ) - 03/01/2016

    Muito bom o comentário sobre o surgimento da SINAGOGA. Deus abençoe!

  • taty (bradilia) - 26/09/2014

    É muito inportante saber o dignificafo sinagoga. Eu fiz uma pesquisa sobre o assunto. Sua resposta é eficaz.s