Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual foi escrito primeiro, a Bíblia ou a Tora?



  • Pergunta de Marcelo, Juiz de Fora
  • 34181
  • 26/04/2011
Luiz da Rosa

Torah é uma palavra hebraica (תורה) que significa insinamento ou lei. E com este termo se indicam os 5 primeiros livros da Bíblia, conhecidos por nós como Pentateuco (do grego: 5 + livros). O mesmo termo pode ser usado para indicar a Lei dos judeus em sentido geral.

Os livros são:

  1. Gênesis (Bereshit – “No princípio”)
  2. Êxodo (Shemot – “Nomes”)
  3. Levítico (Vayikra – “E ele chamou”)
  4. Números (Bamidbar – “No deserto”)
  5. Deuteronômio (Devarim – “Palavras” ou “discursos”)

Entre parênteses está o nome dos livros conforme a tradição judaica, que toma como título do livro as suas primeiras palavras.

 

Portanto, os 5 primeiros livros, a Torah, representam um “patrimônio” comum entre cristãos e judeus. A nossa Bíblia coincide, nesses livros, com a Bíblia judaica. De fato o cristianismo nasceu do judaísmo. E muitos sublinham quanto seja importante conhecer a religião judaica para entender o fundamento da nossa fé. Por isso, cristãos sábios designam os judeus com a expressão “irmãos mais velhos”.

 

Todos os livros da Bíblia hebraica, que não se limitam aos 5 citados (são 24!), fazem parte da Bíblia cristã. A Bíblia cristã inclui os livros do Novo Testamento, que não estão na Bíblia dos judeus (veja um quadro detalhado).

34181 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook