Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual foi escrito primeiro, a Bíblia ou a Tora?



  • Pergunta de Marcelo, Juiz de Fora
  • 22906
  • 26/04/2011
Luiz da Rosa

Torah é uma palavra hebraica (תורה) que significa insinamento ou lei. E com este termo se indicam os 5 primeiros livros da Bíblia, conhecidos por nós como Pentateuco (do grego: 5 + livros). O mesmo termo pode ser usado para indicar a Lei dos judeus em sentido geral.

Os livros são:

  1. Gênesis (Bereshit – “No princípio”)
  2. Êxodo (Shemot – “Nomes”)
  3. Levítico (Vayikra – “E ele chamou”)
  4. Números (Bamidbar – “No deserto”)
  5. Deuteronômio (Devarim – “Palavras” ou “discursos”)

Entre parênteses está o nome dos livros conforme a tradição judaica, que toma como título do livro as suas primeiras palavras.

 

Portanto, os 5 primeiros livros, a Torah, representam um “patrimônio” comum entre cristãos e judeus. A nossa Bíblia coincide, nesses livros, com a Bíblia judaica. De fato o cristianismo nasceu do judaísmo. E muitos sublinham quanto seja importante conhecer a religião judaica para entender o fundamento da nossa fé. Por isso, cristãos sábios designam os judeus com a expressão “irmãos mais velhos”.

 

Todos os livros da Bíblia hebraica, que não se limitam aos 5 citados (são 24!), fazem parte da Bíblia cristã. A Bíblia cristã inclui os livros do Novo Testamento, que não estão na Bíblia dos judeus (veja um quadro detalhado).

22906 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook


Comentários mais antigos

  • Jorge (Lages) - 18/08/2015

    Caro Adailton (São José) : AD não significa "Antes de Cristo" , mas Anno Domini . É justamente o contrário , Depois de Cristo . É uma expressão usada comumente para designar os anos seguintes ao ano 1 do calendário cristão. Então se alguém escreveu 325 A.D. , Quis dizer 325 Depois de Cristo.

  • Jorge (Lages) - 18/08/2015

    Cheguei neste site por acaso , mas li algumas coisas ... Pra começo de papo ,o site não respondeu à pergunta origem do tópico .Mas é simples : A Torah foi escrita antes . A Bíblia foi montada depois , por bispos cristãos patrocinados pelo Imperador Constantino no Concílio de Niceia em 325 DC e inclúe , junto a outros, os mesmos 5 livros que compõem a Torah . Erivaldo : Amigo , sem Judaísmo não haveria Cristianismo. Yeshua Ha-Notzri (Jesus) era judeu e tudo o que ele falava e ensinava , vinha da Lei , que er...

  • Rejane.camargo (Porto Alegre) - 11/04/2015

    O judaísmo é uma das três religiões mais antigas do mundo. O cristianismo DERIVA SIM do judaísmo. Leiam FREUD O homem Moisés e a religião monoteísta. Contra fatos não existem argumentos.

  • Luciano (Natal) - 04/03/2015

    Adailton- Cristianismo foi invenção. Comunidade Messiânica? Penso posso pensar? Será que esses RELIGIOSOS permitem ou não que alguém Fora do Sisyema de Religião pense? ? Comunidades era a forma daqueles que seguiam ao Messias serem chamados. CRISTÃO NÃO CONHEÇO. CONSTANTINO CONHECEMOS A HISTÓRIA DO SAFADO.

  • Adailton (São José) - 04/03/2015

    Então o "cristianismo" existia Antes de Cristo ("325 AD")? cada comentário mais "louco" que o outro!

  • Paulo Rosas Moreira (Rio de Janeiro) - 04/03/2015

    Resposta ao Erivaldo (Salvador) que postou em 14/06/2014. Para seu conhecimento, o cristianismo, bem como Jesus Cristo, passou a ser conhecido somente após o Concílio de Niceia, na Turquia em 325 AD. Interesses políticos fizeram a ICAR, afastar-se de ROMA (Veja o mapa da região) que para chegar a Turquia, atravessou o mar Adriático, mar Jônico, mar Mediterrâneo e o mar Egeu para chegar a Turquia e criar a estória do cristianismo, associada a estórias que circulavam, bem antes da era cristã, a respeito de um Jesus...

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 14/06/2014

    jose henrique pombo voi (paranagua/parana) quem forçou Pilatos a matar o Salvador foram os lideres religiosos judeus , não vamos confundir com os hebreus, alias naquela epoca somente a tribo do sul la se encontrava sendo perseguidos pelos romanos, as tribos do norte não estavam lá, se encontravam morando na terra alheia.

  • Erivaldo (Salvador) - 14/06/2014

    " cristianismo nasceu do judaismo " mas que bela resposta. Cristisnismo nasce em Roma ... Judaismo nasce a onde? completamente e totalmente Diferentes nao teem nada um com o outro.

  • jose henrique pombo voi (paranagua/parana) - 14/06/2014

    cada palavra é dada a um povo;nao aceitaram o verbo vivo iriam aceitar o verbo escrito?