Apenas o Novo Testamento fala diretamente de Jesus. Todo o Antigo Testamento o espera e anuncia, mas os seus livros foram escritos antes que Ele nascesse. O Novo Testamento começa com o nascimento do Messias, embora os 27 livros que o compõem foram escritos apenas a partir de cerca de 60 anos do seu nascimento.

São os 4 evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) a falar diretamente, quase como biografia, de Jesus. Muitos acontecimentos são repetidos nos 4 evangelhos. Cada autor tem uma perspectiva diversa. Mas todos contam, digamos, a sua biografia.

 

Em Mateus, Jesus fala pela primeira vez por ocasião do seu batismo, feito por João Batista (Mateus 3,15), contestando João que não o queria batizar. Jesus então diz: Deixa estar por enquanto, pois assim nos convém cumprir toda a justiça.

Em Marcos, as primeiras palavras de Jesus inauguram a sua pregação, na Galileia (Marcos 1,15): Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho.

As primeiras palavras de Jesus em Lucas são proferidas aos seus pais, por ocasião do episódio no Templo, quando Jesus, com 12 anos, se perde dos pais e é encontrado no meio dos doutores da lei. Aos pais que lhe procuravam, ele responde (Lucas2,49): Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai?

O Evangelho de João faz Jesus falar pela primeira vez no diálogo com os discípulos do Batista, que deixam João Batista para seguir o mestre. Jesus vendo-os pergunta (João 1,38): Que procurais?