Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

Como foi a morte de Pedro

Pergunta de Miriã, Samonte
Resposta de Luiz da Rosa, em 13/04/2011


Leia mais sobre Pedro

Simão Pedro, natural de Betsaida, apóstolo de Cristo, pescador no lago da Galiléia, na cidade de Cafarnaum. Fez parte, poderíamos dizer, de um grupo previlegiado dos discípulos, junto com João e Tiago.

Depois da morte de Cristo, deu um sinal muito importante à Igreja nascente, batizando um pagão, Cornélio. Em seguida, durante cerca de 30 anos, foi bispo de Antioquia.

Terminou seus dias em Roma. A tradição diz que morreu, entre os anos 64 e 67, durante a perseguição do imperador Nero contra os cristãos.

A tradição diz que Pedro foi preso, juntamente com Paulo, em Roma, na prisão Mamertina, onde hoje existe a Igreja “San Pietro in Carcere”. Tendo batizado os guardas, foram liberados por eles. Pedro foi então na direção da Via Appia. Enquanto fugia, a tradição diz que Jesus lhe apareceu e lhe disse de regressar à cidade para morrer como mártir. Fontes antigas (Gerônimo, Tertuliano, Eusébio e Origem) dizem que, depois de ser novamente capturado pelos soldados romanos, foi crucificado, de cabeça para baixo, sob seu pedido, pois não julgava digno de morrer como Cristo.

 

Nossas fontes sobre o apóstolo são os Evangelhos e Atos dos Apóstolos. Há também, entre os escritos do Novo Testamento, duas cartas atribuídas a ele, embora a autoria seja discutida. Essas cartas, todavia, não trazem indicações biográficas sobre Pedro.

 

Existem, invés, muitos apócrifos atribuídos a Simão Pedro ou que tratam dele: Evangelho de Pedro, Pregação de Pedro, Atos de Pedro, Atos de Pedro e André, Atos de Pedro e dos Doze, Atos de Pedro e Paulo, Carta de Pedro a Felipe, Carta de Pedro a Tiago maior, Apocalipse de Pedro. Esses escritos contém detalhes sobre a biografia do apóstolo, mas muitos elementos são legendários e não podemos considerá-los verdadeiras fontes históricas, embora seja possível que se apoiam sobre alguns tópicos historicamente fundados (leia sobre os atos apócrifos).

6508 visitas

10 comentários

Postar um comentário

  • John (Aracaju) - 15/05/2014

    Não encontramos escritos na biblia porque ela não é a unica fonte de conhecimento da fé livros antigos e escritos nos provam que veridicamente é verdadeira a crucificação de são Pedro...

  • Hélio (Poá) - 06/11/2013

    Na realidade o apostolo Pedro talvez nunca chegou a roma , essa história de que ele morreu em roma há muita controvérsias, dizem que contantino inventou essa história para se proclamar o primeiro Papa.

  • Joel Fernandes (Ribeirão Preto) - 05/11/2013

    A Bíblia não fala sobre a morte de Pedro, sendo assim, ninguém pode dizer como foi. Devemos basear nosso ensino na Palavra de Deus e não na Palavra de homens!

  • Geralcino Lira (Pilões) - 02/07/2013

    DIGO: Onde posso encontrar um livro que realmente tenha um embasamento teórico confiável sobre esse assunto, pois, até a própria Bíblia não relata nada sobre a morte dos apóstolos, a não ser de Tiago.

  • Geralcino Lira (Pilões) - 02/07/2013

    Onde poço encontrar um livro que realmente tenha um embasamento teórico e confiável sobre esse assunto, pois, até a própria Bíblia não relata nada sobre a morte dos apóstolos, a não ser de Tiago.

  • Diego Mello (Rio de Janeiro) - 29/04/2013

    Conta a historia q Simão Pedro, quando sai de Jerusalém, encontrou com um "homem" encapuzado e o "homem" fez esta pergunta ? Para onde o senhor está indo ? Pedro respondeu: Estou fugindo pq em Jerusalém estão perseguindo os cristãos, e continuou com a seguinte pergunta: E o senhor ? o "homem" tirou o seu capuz e se revelou, Era Jesus transfigurado, e disse: Enquanto vc foge Pedro, eu vou me entregar de novo, e mostrar que vc ainda não sabe de nada. Então Pedro voltou e se entregou, foi preso e crucificado e ...

  • flavio virgilio cunha (Imperatriz) - 29/12/2012

    se o que lemos nos edificou,exortou ou consolou então podemos acreditar porque é verdadeiro...

  • joao marcelino (vitoria da conquista) - 01/12/2012

    nos cristaos temos que buscar sempre o conhecimento seja atraves da biblia ou de textos do primordios do cristianismo pois sabendo mais dos martires reforca nossa fe em Cristo

  • rickson (joao pessoa) - 02/11/2012

    eu não preciso ta la pra ter certesa que a historia é real é so eu le os livros da biblia que fala da vida de pedro e se for imgual a historia entam o que escreveram ali é verdadero.

  • dayara (vitória de santo antão) - 02/11/2012

    essa história não sei se é real que eu não tava lá para saber só deus sabe