Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

O que significa Eunuco? Jesus era eunuco?

Pergunta de Belo, São Paulo
Resposta de Luiz da Rosa, em 02/04/2011


Jesus não era eunuco, se entendermos literalmente essa palavra. A própria etimologia revela o sentido deste vocábulo: euné (leito) exo (preservo). Praticamente o sentido é que esses homens eram privados da possibilidade de manter relações sexuais, pois tinham os próprios órgãos genitais mutilados.

Os eunucos são mencionados algumas vezes na Bíblia, como em Mateus 19,12, onde Jesus diz: Há eunucos que nasceram assim, do ventre materno. E há eunucos que foram feitos eunucos pelos homens. E há eunucos que se fizeram eunucos por causa do Reino dos Céus.

Jesus sublinha a atitude daqueles que espontaneamente praticam a continência - não fisicamente 'castrados' - para se dedicar exclusivamente ao Reino dos Céus. Talvez nesse sentido, de intenção, poderíamos incluir os religiosos e, sem muita elucubração, o próprio Jesus e outros como Paulo.

14773 visitas

13 comentários

Postar um comentário

  • ricardo rocha (FORTALEZA) - 01/02/2014

    eu vejo um grande erro das pessoas em responder ou comentar sem ter nem uma base sobre o assunto acabam falando besteira vamos ter cuidado para dar uma resposta correta

  • José Ricardo (Jacutinga) - 08/03/2013

    1) Quanto ao comentário de Fauzia (Tete) vemos na Bíblia que José, filho de Jacó, foi nomeado como mordomo de Potifar e não Eunuco, isto seria uma intrepretação errada. No texto Gn 39.4 “ele o pôs por mordomo” palavra no original é (Hb.) “paqad” que significa: “nomear, designar, incumbir, depositar” enquanto eunuco na língua hebraica é “cariyc” ou “caric” que significa oficial, eunuco. 2) Quanto ao comentário de Linda Butter, aceito sua particular opnião, como liberdade de expressão, apesar de não concordar com el...

  • giovanny (contagem) - 07/12/2012

    boa tarde a todos (A) tanta deturbação que fazem no contexto biblico, nao ha misterio, nem algo dificil de responder, eunuco eram servos castrados para cuidar das mulheres dos reis, ou que nasceram multilados, pessoas que nao tinham nenhum tipo de relação sexual, Deus trabalha com principicios ou que se tiravam o sexo para servir a Deus por livre e expontanea vontade, e uma difamação usar eclesiaste, um livro tao lindo que tbm querem destorcer. Deus fala a salvação, ninguem nasce homossexual, nem androgenos ninguem...

  • Roberto Santos (Blumenau) - 26/09/2012

    Quanto ao comentário que linda fez se referindo a credibilidade do livro milenar, me parece que ela, como psicologa, não percebeu que este livro é tão simples quanto complexo, quando se refere a um mestre e criador, hoje com o nome sobre todo nome, que é Jesus. Numa densa folresta (mundo na forma estereocopica), o melhor a fazer para se dar bem e evitar ser devorado é caminhar por caminhos já trilhados, (mortos que conduzem vivos), assim como um bom pai ensina o melhor caminho a seguir e evitar o pior a caminho, pq...

  • Márcio ADV (Serra) - 05/08/2012

    “Ao mesmo tempo em que Deus deu prova ampla para a fé, nunca removeu toda desculpa para a descrença. Todos os que buscam ganchos em que pendurar suas dúvidas, encontrá-los-ão. E todos os que se recusam a aceitar a Palavra de Deus e lhe obedecer antes que toda objeção tenha sido removida, e não mais haja lugar para a dúvida, jamais virão à luz.”

  • Linda butter (Rio) - 04/08/2012

    Religioes= Muletas psicologicas As pessoas não têm autonomia. Estão procurando um líder, um mestre que fale coisas sobre elas que elas não sabem... Como um sujeito desconhecido pode saber mais sobre mim do que eu mesmo? Por que eu tenho que seguir regras escritas num livro de milhares de anos atrás? Os mortos conduzem os vivos?

  • jose (manaus) - 28/05/2012

    e muito mistério .

  • josé jandson (são paulo) - 22/05/2012

    A BIBLIA EM MOMENTO ALGUN FALA SE JESUS É EUNUCO OU Ñ ,JÁ ERA UM PRÓSITO DE DEUS JESUS VIM A TERRA PARA NOS SALVAR, Ñ PARA TER RELAÇÕES SEXUAIS,PORTANTO EUNUCO PRA MIM Ñ DEVERIA SER CITADO EM RELAÇÃO A JESUS,PQ JESUS É O SENHOR É O CORDEIRO QUE VEIO AU MUNDO PARA TIRAR TODOS OS PECADOS.

  • Julio (São Paulo) - 06/03/2012

    Paulo foi casado; tudo indica que Jesus também o foi. Sexo entre homem E mulher legal e legitimanente casados NUNCA foi e NUNCA será pecado. A Bíblia INTEIRA testifica disso.

  • Fauzia (Tete) - 25/01/2012

    Eu sempre tive a compreensao de eunuco como alguem impossibilitado de ter relacoes com mulher. contudo, qndo leio a historia de Jose, filho de Jacob, vejo k ele foi o braco deireito do Putifar, k era eunuco, e a Biblia fala k este tinha esposa..Esposa esta k tentou a Jose. Gn 37:36, 39:1-7

  • ana (rgt) - 05/04/2011

    Há eunucos que se fizeram eunucos por amor a Jesus,,,,mais não significa que eles sejam castrados. Nem Jesus e nem os apostolos eram eunucos. Apenas eram celibatarios.

  • beluyer grubert (cèu azul) - 05/04/2011

    JESUS ERA EUNUCO SIM; E TODOS OS OUTROS HOMENS QUE NÃO TIVERAM CONTATO COM MULHER {RELAÇÃO]. EM MATEUS 19.12 VEMOS QUE EXISTEM TRES TIPOS DE EUNUCO, OS QUE NASCERAM ASSIM DO VENTRE DA MÃE, NÃO TINHAM ATRAÇÃO POR MULHERES, PORTANTO NÃO FORAM CASTRADOS. OS QUE FORAM CASTRADOS PELOS HOMENS PARA TRABALHAREM NOS HARENS, CUIDANDO DAS MULHERES DOS REIS. E HA TAMBEM OS EUNUCOS QUE ESCOLHERAM VIVER ASSIM, SEM RELAÇÃO COM MULHERES POR AMOR AO REINO DE DEUS COMO O PROPRIO JESUS....DEUS ABENÇOE

  • mary (sp) - 02/04/2011

    OS EUNUCOS ERAM HOMENS CASTRADOS QUE TOMAVAM CONTA DOS HARÉNS. ASSIM EVITAVA QUE ALGUMA MULHER PULASSE A CERCA. POR VIA DAS DUVIDAS, ERA MELHOR NÃO ARRISCAR!