Uma janela sobre o mundo bíblico

Por que o primeiro templo de Israel foi destruído?



  • Pergunta de Silmara , Iturama
  • 99102
  • 32
  • 27/03/2011
Luiz da Rosa

Leia mais sobre História de Israel História de Israel


Em Jerusalém foram construídos dois templos, ambos destruídos por ocasião de guerras. Hoje ainda existe a assim chamada Esplanada do Templo e o Muro das Lamentações (mais corretamente denominado “Muro Ocidental”), que lembram o último templo, destruído há mais de dois mil anos.

 

O primeiro templo é chamado Templo de Salomão, pois foi contruído por ele, no século XI antes de Cristo, sobre um terreno comprado pelo rei Davi, no monte Moriah (2Samuel 7,1-16; 1Reis 5,3-5; 8,17; 1Crônicas 17,1-14; 22,6-10).

A construção do Templo tinha sido desejada pelo pai de Salomão, o rei Davi. O objetivo era ter uma ‘casa’ para a Arca da Aliança. A tradição diz que o desejo de Davi não foi realizado por causa dos pecados que cometeu. Salomão, no entanto, conseguiu contruí-lo. Foi um trabalho que durou 7 anos (1Reis 6,37.38), com madeiras vindas do Líbano. Os números, como contam 1Reis 5,15-16; 9,20-23 e 2Crônicas 2,2 são espetaculares: Salomão enviou 30 mil homens para o Líbano para a madeira e convocou 70 mil libaneses (do reino de Tiro) como carregadores e 80 mil como cortadores. Além desses, nomeou 550 homens como responsáveis pelos serviços e outrso 3.300 como ajudantes. As medidas da construção são descritas em 1Reis 6,20 e 2Crônicas 3,8). A Arca da Aliança foi colocada no Santo dos Santos, uma sala dentro do edifício.

Esse templo foi destruído por Nabucodonosor, rei de Babilônia, em 586 antes de Cristo. A destruição do templo, depois de 2 anos de assédio de Jerusalém, culminou no exílio dos judeus em Babilônia.

A razão da sua destruíção, segundo os profetas, é motivada pela falta de fidelidade do povo. É essa a leitura, por exemplo, que encontramos em Ezequiel 6.

 

Segundo Templo de JerusalémO segundo templo (veja o modelo na foto ao lado) tem uma história mais complicada. Algumas décadas depois da destruíção do templo de Salomão, os judeus voltaram da Babilônia e puderam recontruir o seu templo. Essa primeira contrução terminou em 515 antes de Cristo. Ele foi reformado por Judas Macabeu em 164 antes de Cristo. A imponência e fama que teve o segundo templo, invés, veio graças à intervenção de Herodes o Grande, que ampliou de forma monumental aquilo que existia. As obras iniciadas com Herodes duraram diversos anos, tendo terminado somente em 64 depois de Cristo.

O segundo templo foi destruído pelos romanos, através de Tito, no ano 70 depois de Cristo.

 

Resumo as datas mais importantes.

  • Século XI (cerca de 990 anos antes de cristo): Contrução do Primeiro Templo por Salomão
  • 586 antes de Cristo: O templo de Salomão é destruído por Nabucodonosor, rei de Babilônia
  • 515 antes de Cristo: Os judeus controem o Segundo Templo
  • 19 antes de Cristo: Herodes o Grande amplia o Segundo Templo
  • 70 depois de Cristo: Tito destroe o Templo de Herodes

99102 visitas



32 comentários

Momentaneamente suspendemos a possibilidade de comentar

  • Tito (Belém ) - 17/04/2016

    Graça e paz! Templo de pedra nunca foi construído por vontade de Deus, na bíblia Deus nunca pediu que fosse construído um templo para Ele. O Rei Davi que teve a iniciativa própria para construir, Deus apenas aceitou a iniciativa de Davi, mas nunca pediu, nem ordenou a construção de templos de pedra.

  • Wellington Santos (Macaé/RJ) - 21/02/2016

    Graça e Paz a todos! No AT o templo fora erguido segundo a vontade do próprio Deus para o seu povo oferecer-lhe sacrifícios (que estava intrinsecamente ligado a culto, a adoração) e por outro lado a glória de Deus enchia todo templo em resposta à adoração. Já no NT a promessa da descida do Espírito Santo em cada pessoa se cumpre, e agora somos chamado templo do Espírito (I coríntios 6:19-20). No entanto, assim como Jesus, seus discípulos e apóstolos pregaram em sinagogas, casas, templos, entre outros. Nós também de...

  • Wellington Santos (Macaé/RJ) - 21/02/2016

    Graça e Paz a todos! No AT o templo fora erguido segundo a vontade do próprio Deus para o seu povo oferecer-lhe sacrifícios (que estava intrinsecamente ligado a culto, a adoração) e por outro lado glória de Deus enchia todo templo e resposta à adoração. Já no NT a promessa da descida do Espírito Santo em cada pessoa se cumpre, e agora somos chamado templo do Espírito (I coríntios 6:19-20). No entanto, assim como Jesus, seus discípulos e apóstolos pregaram em sinagogas, casas, templos, entre outros. Nós também devem...

  • sergio (santa isabel sp) - 13/02/2016

    no 3 evangelho de cristo. ele disse que nao haveria nem templos e casas de horaçao . pois ele sabia do comercio que isso viraria e virou.usam o nome de deus so para arrecadar dinheiro. na passagem de cristo por 3 ele abominou o dinheiro.

  • m (moreno, pe) - 31/01/2016

    quem escreveu que Deus nao abita em templos ou igreja está enganado,templo nao é igreja,e sim uma casa de oração,igreja são os que adoram a Deus!

  • EDUARDO (ILHA DE ITAMARACÁ) - 25/01/2016

    o que Deus quer dizer com "não habitar em templos feitos por mão de homens", é que o templo é apenas um salão; ele manifesta sua presença apenas quando estamos no templo, adorado e buscando a ele. Quando nos retiramos para nossas casas, a presença de Deus também se retira e assim o templo ou igreja, fica vazia, pois Deus não fica abitando na igreja ou templo; porém o senhor permanece abitando na vida d'aqueles que o temem e andam na sua presença. O templo precisa existir, pois é lá que aprendemos a palavra de Deus ...

  • carlos gomes (SALVADOR) - 27/10/2015

    acho que o primeiro templo foi construido por bezaleel

  • Aderbal (Moreno) - 15/10/2015

    O salvador chamado Jesus Cristo cujo nome não seria esse porque seu nome verdadeiro seria em hebraico mas isso seria outra história que deve ser levado em consideração pra estudos, falou com a mulher samaritana dizendo "mulher crê-me que chegará a hora e já é agora que nem neste monte ou em Jerusalém adorareis ao Pai porque o Pai procura aqueles que o adorem em espírito e verdade", juntando com outro versículo que diz aos fariseus da seguinte forma: "destrói este templo e em três dias o construirei" os fariseus pen...

  • Judson (Brasilia) - 21/08/2015

    Bom texto, só os comentários, com pequenas exceções que estão carregados de algumas provocações. Quem não tem ou não sabe o que falar, seria melhor ficar calados.

  • mauro (Lavras) - 07/07/2015

    O templo foi destruido por causa da idolatria do povo pelo templo, em vista disso esqueciam o Criador. Daí nosso Criador os entregou nas mãos do inimigo e o templo foi destruido.

  • ig (rio de janeiro) - 07/07/2015

    Atos dos Apostolos: 24 O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, NÃO HABITA EM TEMPLOS(estrutura física diferente de igreja que somos nós, nós somos a igreja nossas atitudes é que vão formar a dita igreja dele) FEITOS POR MÃOS DE HOMENS; Foi aí que ERROU Davi, Salomão e os atuais padres, bispos, "evangelicos" enfim todos que seguem o cristianismo, dizendo que aqui ou ali HÁ O DEUS VIVO em tal "IGREJA" rsrs(a propria biblia faz diferença entre templo e igreja), os evangélios ap...

  • daniel (paty do alferes) - 07/06/2015

    certa vez estava joão e pedro e um homem aleijado pediu uma esmola então eles responderam \'\' não temos ouro nem prata mas levanta-te e anda\'\' penso que ao invés de belos templos precisamos e de homens de fé com autoridade de curar de fato.

  • PAULO AUGUSTO (CAMPINAS/SP) - 17/05/2015

    LARISSA/RIO BRANCO,HENRIQUE /SP E VALTAIR/RANCAGUA; PARABENS VCS 3 ESTÃO EXATOS.!!!ONDE ESTIVEREM REUNIDOS EM MEU NOME ALI ESTAREI!!!!PRECISA-SE DE TEMPLOS DE PAREDES PARA SE ABRIGAR AS PESSOAS ,OU VAMOS TODOS PRA CASA DO AMIGO LUCIANO/ERIVALDO/GERALDO.

  • Valtair de Oliveira (Rancagua) - 17/05/2015

    Entendendo sobre a construçao dos dois templos, lembremos que o Próprio Deus instruiu a Davi e Salomao sobre a construçao e apesar da infidelidade do povo e a intervençao de Herodes neste fim; o Senhor Jesus por duas vezes, também interferiu com zelo e considerando alí como casa de oraçao (S. Joao 2:14-16 e S. Mateus 21:12-13). Depois morreu e ressucistou por amor a Igreja a qual virá buscar!

  • Luciano (Natal) - 30/03/2015

    Henrique - São Paulo . Me responda O QUE É IGREJA? ? ou O QUE SÃO IGREJAS???

  • Luciano (Natal) - 30/03/2015

    Porque esses Míseros Religiosos mentem o tempo todo? ? HERODES constrói o Templo para benefícios Politicisu, Herodes trabalhava para Roma? ? Se Herodes trabalha pra Roma e constrói o Templo como explicar que Roma vem destruir? ?? SÃO MENTIROSOS ESSAS PESST RELIGIOSAS. O TEMPLO DO HERODES tinha como Sacerdotes quem ou quais? ? Eram da Linhagem do Arao? ? Aquilo era Templo DESGRACADO DE ROMA COM SACERDOTES LADROES .

  • henrique (SP) - 29/03/2015

    Pessoal! Como vcs podem falar a besteira ,q cultuar em um templo feito pelo homem e perda de tempo!...se a bíblia fala: Onde estiver um ou mais reunidos em meu nome(Deus),eu estarei presente. Vcs acham q ficar em casa sem fazer nada,vcs vão para o céu? Não se deixem enganar por falsos profetas, q estão sujando o nome das igrejas,e usando o nome de Deus para se enriquecer! Tenham Fé em Deus,e busque a ele. Independente da placa da igreja,oque vai salvar a sua alma,não é o nome da igreja q vc vai ! E sim a sua fé em ...

  • Luciano (Natal) - 16/01/2015

    Larissa- Reunidos nas Congregações para CULTO DIVINO?? É O QUE OS RELIGIOSOS FAZEM- NÃO É UMA REUNIÃO APENAS É UMA MENTIRA QUE ESSES SAFADOS RELIGIOSOS ENSINAM - NA VERDADE O QUE ELES FAZEM NÃO É UMA REUNIÃO- É CULTO DIVINO A UM DEUS QUE NÃO HABITA EM TEMPLOS CONSTRUIDOS PELO HOMEM. A Teologia é também outra FARSA INVENTADA PELO HOMEM. RELIGIAO NUNCA FOI ACEITA PELO NOSSO SALVADOR E ACEITA PELO NOSSO PAI -

  • ademilson (Registro) - 16/01/2015

    O terceiro templo foi construído pelo Herode$$ ma$$cedo!! com o dinheiro dos macedólatras!

  • Larissa Cordeiro (Rio Branco) - 16/01/2015

    Olá Ivonete de Souza, o templo de hj não se trata mais das paredes, o templo de hj somos nós ou seja o nosso coração. E quanto as congregações, quando estamos reunidos em Cristo Jesus nas congregações, Deus se faz presente naquele lugar por conta do nosso coração, que em comunhão, esta rendido e quebrantado por sua presença.

  • Luciano (Natal) - 06/12/2014

    "" e quando estão cultuando a ELE? "" CULTUANDO em VÃO. O CRIADOR enviou o seu FILHO e depois nos foi ENVIADO O SEU ESPIRITO "" O ESPIRITO DO PAI " hoje voce vai fazer o que no TEMPLO?? se ELE mesmo DIZ " o PAI ESTÁ A PROCURA DE VERDADEIROS ADORADORES QUE O ADOREM EM ESPIRITO E EM VERDADE ""?? O TEMPLO é para as pessoas que são RELIGIOASAS.

  • CARLOS (SAO PAULO) - 06/12/2014

    O povo israelita (nao judeu, pois judeu é descendente da tribo de Judá) atual, tem tres (3) crenças, que nao se sabe de onde vieram, para a vinda do Messias deles. Primeira Crença: Israel voltar a ser nação (cumprida em 1948); Segunda Crença: Jerusalem capital estado de Israel (cumprida em 1982); Terceira Crença: reconstrução templo de Salomão (nao cumprida, ainda). Imaginem vcs que o israelita reconstruir o Templo de Salomão, no local e lugar onde existe a Mesquita de Omã, que terá de ser destruida, o que vai acon...

  • IVONETE PEREIRA DE SOUSA (Palmas) - 21/10/2014

    Eu li um comentário de alguém dizendo que Deus não habita em templos feitos pelo homem, como assim? e quando estão cultuando a ELE?

  • Sivaldo Oliveira (Serra ES) - 21/10/2014

    Ola Selma Resposta: O templo da lei que Salomão construiu, foi para os judeus se reunirem e oferecer os sacrifícios determinada por Deus durante a lei, era figura do templo espiritual .Hoje na graça Deus não habita em templo feito por mão de homens Atos 7:47/17:24 sendo o próprio homem e mulheres o verdadeiro tempo de habitação de Deus I Corint. 3:16-17, contatos no endereço acima

  • Sivaldo Oliveira (Serra ES) - 21/10/2014

    Ola Celma Resposta: O templo da lei que Salomão construiu, foi para os judeus se reunirem e oferecer os sacrifícios determinada por Deus durante a lei, era figura do templo espiritual .Hoje na graça Deus não habita em templo feito por mão de homens Atos 7:47/17:24 sendo o próprio homem e mulheres o verdadeiro tempo de habitação de Deus I Corint. 3:16-17

  • bruno scarabelli (milao-italia) - 18/09/2014

    se vc observar o livro de Esdras no cap 3 vai ver eles reedificando o templo .

  • Erivaldo (Salvador) - 13/09/2014

    Realmente eu entendo que nenhum judeu contruiu Templo. TEMPLO DE HERODES?? construido por Judas Macabeus??

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 12/09/2014

    Convem estudar sobre isso, pois não existe vestígios que provem a existencia destes templos, salvo o que foi construido por Herodes. Judeu não construiu nenhum templo.

  • Felipe (São Paulo) - 12/09/2014

    Faz Sentido, pois viver em sociedade, não é viver dentro de um Templo, Orando pra Deus/deuses!!! Não é justo Esta em sociedade e somente ficar dentro de igrejas pedindo/rezando/orando!!! O que Deus realmente quer é que nós devemos Fazer mais pelo Próximo!!

  • Erinaldo (Recife) - 18/08/2014

    Qual o sentido do templo de Salomão para o Cristão? Nenhum!

  • Selma (Rio de Janeiro) - 18/08/2014

    Tenho uma dúvida, ouvi falar que Deus nao quer que construa mais o templo de salomao. Nao entendo por que? tenho muitas duvidas, cada um diz uma coisa. Gostaria de saber da resposta correta.

  • levita Yerudiktus (Rio de Janeiro) - 03/04/2011

    Olá, Israel, a Nação do Pacto,desviou-se, dos preceitos estabelecidos para fins de OBEDIÊNCIA(O fim da lei é a obediência)Ao se deixar seduzir pelos costumes das nações.Israel com as suas próprias mãos vaticinou, sobre si, as maldições prescritas no livro da lei..)A filha do meu povo foi desamparada..) Como é o que está vaticinado nas lamentações de Jeremias..)Israel pagou pra ver, ..e..viu...a..sua ruína..)Sou de opinião que se Israel, não houvesse se desviado,Por um outro projeto O CRIADOR A TODOS ATRAIRIA PARA ...