Por que o primeiro templo de Israel foi destruído?

Pergunta de Silmara , Iturama
Resposta de Luiz da Rosa, em 27/03/2011


Leia mais sobre História de Israel História de Israel

Em Jerusalém foram construídos dois templos, ambos destruídos por ocasião de guerras. Hoje ainda existe a assim chamada Esplanada do Templo e o Muro das Lamentações (mais corretamente denominado “Muro Ocidental”), que lembram o último templo, destruído há mais de dois mil anos.

 

O primeiro templo é chamado Templo de Salomão, pois foi contruído por ele, no século XI antes de Cristo, sobre um terreno comprado pelo rei Davi, no monte Moriah (2Samuel 7,1-16; 1Reis 5,3-5; 8,17; 1Crônicas 17,1-14; 22,6-10).

A construção do Templo tinha sido desejada pelo pai de Salomão, o rei Davi. O objetivo era ter uma ‘casa’ para a Arca da Aliança. A tradição diz que o desejo de Davi não foi realizado por causa dos pecados que cometeu. Salomão, no entanto, conseguiu contruí-lo. Foi um trabalho que durou 7 anos (1Reis 6,37.38), com madeiras vindas do Líbano. Os números, como contam 1Reis 5,15-16; 9,20-23 e 2Crônicas 2,2 são espetaculares: Salomão enviou 30 mil homens para o Líbano para a madeira e convocou 70 mil libaneses (do reino de Tiro) como carregadores e 80 mil como cortadores. Além desses, nomeou 550 homens como responsáveis pelos serviços e outrso 3.300 como ajudantes. As medidas da construção são descritas em 1Reis 6,20 e 2Crônicas 3,8). A Arca da Aliança foi colocada no Santo dos Santos, uma sala dentro do edifício.

Esse templo foi destruído por Nabucodonosor, rei de Babilônia, em 586 antes de Cristo. A destruição do templo, depois de 2 anos de assédio de Jerusalém, culminou no exílio dos judeus em Babilônia.

A razão da sua destruíção, segundo os profetas, é motivada pela falta de fidelidade do povo. É essa a leitura, por exemplo, que encontramos em Ezequiel 6.

 

Segundo Templo de JerusalémO segundo templo (veja o modelo na foto ao lado) tem uma história mais complicada. Algumas décadas depois da destruíção do templo de Salomão, os judeus voltaram da Babilônia e puderam recontruir o seu templo. Essa primeira contrução terminou em 515 antes de Cristo. Ele foi reformado por Judas Macabeu em 164 antes de Cristo. A imponência e fama que teve o segundo templo, invés, veio graças à intervenção de Herodes o Grande, que ampliou de forma monumental aquilo que existia. As obras iniciadas com Herodes duraram diversos anos, tendo terminado somente em 64 depois de Cristo.

O segundo templo foi destruído pelos romanos, através de Tito, no ano 70 depois de Cristo.

 

Resumo as datas mais importantes.

  • Século XI (cerca de 990 anos antes de cristo): Contrução do Primeiro Templo por Salomão
  • 586 antes de Cristo: O templo de Salomão é destruído por Nabucodonosor, rei de Babilônia
  • 515 antes de Cristo: Os judeus controem o Segundo Templo
  • 19 antes de Cristo: Herodes o Grande amplia o Segundo Templo
  • 70 depois de Cristo: Tito destroe o Templo de Herodes

28902 visitas

7 comentários

Postar um comentário

  • bruno scarabelli (milao-italia) - 18/09/2014

    se vc observar o livro de Esdras no cap 3 vai ver eles reedificando o templo .

  • Erivaldo (Salvador) - 13/09/2014

    Realmente eu entendo que nenhum judeu contruiu Templo. TEMPLO DE HERODES?? construido por Judas Macabeus??

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 12/09/2014

    Convem estudar sobre isso, pois não existe vestígios que provem a existencia destes templos, salvo o que foi construido por Herodes. Judeu não construiu nenhum templo.

  • Felipe (São Paulo) - 12/09/2014

    Faz Sentido, pois viver em sociedade, não é viver dentro de um Templo, Orando pra Deus/deuses!!! Não é justo Esta em sociedade e somente ficar dentro de igrejas pedindo/rezando/orando!!! O que Deus realmente quer é que nós devemos Fazer mais pelo Próximo!!

  • Erinaldo (Recife) - 18/08/2014

    Qual o sentido do templo de Salomão para o Cristão? Nenhum!

  • Selma (Rio de Janeiro) - 18/08/2014

    Tenho uma dúvida, ouvi falar que Deus nao quer que construa mais o templo de salomao. Nao entendo por que? tenho muitas duvidas, cada um diz uma coisa. Gostaria de saber da resposta correta.

  • levita Yerudiktus (Rio de Janeiro) - 03/04/2011

    Olá, Israel, a Nação do Pacto,desviou-se, dos preceitos estabelecidos para fins de OBEDIÊNCIA(O fim da lei é a obediência)Ao se deixar seduzir pelos costumes das nações.Israel com as suas próprias mãos vaticinou, sobre si, as maldições prescritas no livro da lei..)A filha do meu povo foi desamparada..) Como é o que está vaticinado nas lamentações de Jeremias..)Israel pagou pra ver, ..e..viu...a..sua ruína..)Sou de opinião que se Israel, não houvesse se desviado,Por um outro projeto O CRIADOR A TODOS ATRAIRIA PARA ...