Na Bíblia há várias passagens que elogiam o matrimônio. Todavia trata-se sempre de uma possibilidade e não exatamente uma promessa. De fato este estado não exclui outros, como a vida de solteiro. Há também vários personagens bíblicos que viveram de modo exemplar a vida como solteiros. Pensemos, por exemplo, nos nazireus e até mesmo em Paulo e Jesus.

 

A respeito do matrimônio, como disse, vários textos são propícios para refletir sobre ele. Elenco alguns aqui abaixo. A tradução é da Bíblia Pastoral.

 

Gênesis 2,18-24
18 Javé Deus disse: «Não é bom que o homem esteja sozinho. Vou fazer para ele uma auxiliar que lhe seja semelhante». 19 Então Javé Deus formou do solo todas as feras e todas as aves do céu. E as apresentou ao homem para ver com que nome ele as chamaria: cada ser vivo levaria o nome que o homem lhe desse. 20 O homem deu então nome a todos os animais, às aves do céu e a todas as feras. Mas o homem não encontrou uma auxiliar que lhe fosse semelhante.
21 Então Javé Deus fez cair um torpor sobre o homem, e ele dormiu. Tomou então uma costela do homem e no lugar fez crescer carne.
22 Depois, da costela que tinha tirado do homem, Javé Deus modelou uma mulher, e apresentou-a para o homem. 23 Então o homem exclamou: «Esta sim é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque foi tirada do homem!»
24 Por isso, um homem deixa seu pai e sua mãe, e se une à sua mulher, e eles dois se tornam uma só carne.

 

Provérbios 18,22
Quem encontra uma esposa, encontra a felicidade, e alcança o favor de Javé.

 

Ecclesiastes 4,9-12
9 Mais vale estar a dois do que estar sozinho, porque dois tirarão maior proveito do seu trabalho. 10 De fato, se um cai, poderá ser levantado pelo companheiro. Azar, porém, de quem está sozinho: se cair, não terá ninguém para o levantar. 11 Se dois se deitam juntos, um poderá aquecer o outro; mas como poderá alguém sozinho se aquecer? 12 Se um deles for agredido, dois poderão resistir, e uma corda tripla não se arrebenta facilmente.

 

Mateus 19,3-9
3 Alguns fariseus se aproximaram de Jesus, e perguntaram, para o tentar: «É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo?» 4 Jesus respondeu: «Vocês nunca leram que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? 5 E que ele disse: ‘Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? 6 Portanto, eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não deve separar.» 7 Os fariseus perguntaram: «Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio ao despedir a mulher?» 8 Jesus respondeu: «Moisés permitiu o divórcio, porque vocês são duros de coração. Mas não foi assim desde o início. 9 Eu, por isso, digo a vocês: quem se divorciar de sua mulher, a não ser em caso de fornicação, e casar-se com outra, comete adultério.»

 

1Coríntios 13
1 Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e dos anjos,
se eu não tivesse o amor,
seria como sino ruidoso
ou como címbalo estridente.
2  Ainda que eu tivesse o dom da profecia,
o conhecimento de todos os mistérios
e de toda a ciência;
ainda que eu tivesse toda a fé,
a ponto de transportar montanhas,
se não tivesse o amor,
eu não seria nada.
3  Ainda que eu distribuísse
todos os meus bens aos famintos,
ainda que entregasse
o meu corpo às chamas,
se não tivesse o amor,
nada disso me adiantaria.
4 O amor é paciente,
o amor é prestativo;
não é invejoso, não se ostenta,
não se incha de orgulho.
5 Nada faz de inconveniente,
não procura seu próprio interesse,
não se irrita, não guarda rancor.
6 Não se alegra com a injustiça,
mas se regozija com a verdade.
7  Tudo desculpa, tudo crê,
tudo espera, tudo suporta.
8  O amor jamais passará.
As profecias desaparecerão,
as línguas cessarão,
a ciência também desaparecerá.
9 Pois o nosso conhecimento é limitado;
limitada é também a nossa profecia.
10 Mas, quando vier a perfeição,
desaparecerá o que é limitado.
11 Quando eu era criança,
falava como criança,
pensava como criança,
raciocinava como criança.
Depois que me tornei adulto,
deixei o que era próprio de criança.
12 Agora vemos como em espelho
e de maneira confusa;
mas depois veremos face a face.
Agora o meu conhecimento é limitado,
mas depois conhecerei
como sou conhecido.
13 Agora, portanto, permanecem
estas três coisas:
a fé, a esperança e o amor.
A maior delas, porém, é o amor.

 

Efésios 5,22-33
22 Mulheres, sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor. 23 De fato, o marido é a cabeça da sua esposa, assim como Cristo, salvador do Corpo, é a cabeça da Igreja. 24 E assim como a Igreja está submissa a Cristo, assim também as mulheres sejam submissas em tudo a seus maridos.
25 Maridos, amem suas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela; 26 assim, ele a purificou com o banho de água e a santificou pela Palavra, 27 para apresentar a si mesmo uma Igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou qualquer outro defeito, mas santa e imaculada. 28 Portanto, os maridos devem amar suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, está amando a si mesmo. 29 Ninguém odeia a sua própria carne; pelo contrário, a nutre e dela cuida, como Cristo faz com a igreja, 30 porque somos membros do corpo dele. 31 Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. 32 Esse mistério é grande: eu me refiro a Cristo e à Igreja. 33 Portanto, cada um de vocês ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher respeite o seu marido.

 

Apocalisse 19,6-9
6 Depois, ouvi o rumor de uma grande multidão.
Parecia o estrondo de águas torrenciais e o ribombar de fortes trovões. A multidão aclamava:
«Aleluia!
O Senhor, o Deus Todo-poderoso passou a reinar.
7 Vamos ficar alegres e contentes,
vamos dar glória a Deus,
porque chegou o tempo do casamento do Cordeiro,
e sua esposa já está pronta:
8 concederam que ela se vestisse de linho puro e brilhante,»
- pois o linho representa
o comportamento justo dos santos.
9 Logo em seguida, o Anjo me disse: «Escreva: Felizes os convidados para o banquete do casamento do Cordeiro.» E disse ainda: «Estas são as verdadeiras palavras de Deus.» 10* Eu caí de joelhos para adorar o Anjo, mas ele me disse: «Não! não faça isso! Eu sou um servo como você e como os seus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus. É a Deus que você deve adorar!» Com efeito, o espírito da profecia é o testemunho de Jesus.