O dízimo, se nos apoiamos na Bíblia, é legislado pelas leis do Antigo Testamento. De fato, no Novo Testamento, não há nenhuma descrição de como ele deve ser feito. Há algumas passagens que mostram como as comunidades ajudam, por exemplo, os apóstolos (e também os pobres - veja Atos 2,44-45), mas não são especificadas as modalidades que devemos seguir. Hoje cada comunidade tem uma própria legislação. Na Igreja Católica, por exemplo, algumas paróquias seguem uma política de contribuição espontânea, dada anualmente em secretaria, ou se limitam às coletas durante as celebrações. Não há uma legislação válida para todas as comunidades.

 

No Antigo Testamento, antes da Lei de Moisés, já Abraão deu a décima parte daquilo que tinha ao rei Melquisedec (Gênesis 14, 18-20). Também Jacó, fugindo de Esaú, prometeu a Deus a décima parte daquilo que havia (Gênesis 28,20-22).

Mas é na Lei que foi detalhadamente explicado come deveria ser versado o dízimo.

Vamos ver alguns textos:

 

Levíticos 27,30-34:
30 Todos os dízimos do campo, seja produto da terra, seja fruto das árvores, pertencem a Javé: é coisa consagrada a Javé. 31 Se alguém quiser resgatar parte do dízimo, pagará vinte por cento além do valor. 32 Os dízimos de animais, boi ou ovelha, isto é, a décima parte de tudo o que passa sob o cajado do pastor, é coisa consagrada a Javé. 33 Não se fará distinção entre os que são bons ou maus, nem serão substituídos; se isso for feito, tanto o animal consagrado como aquele que serviu para substituir serão coisas consagradas, e não poderão ser resgatados».
34 São esses os mandamentos que Javé deu a Moisés, no monte Sinai, para os filhos de Israel.

Deuteronômio 12,4-7:
4 Não os imitem ao prestar culto a Javé, o Deus de vocês. 5 Pelo contrário, vocês o buscarão somente no lugar que Javé seu Deus tiver escolhido entre todas as tribos, para aí colocar o seu nome e aí fazê-lo habitar.6 Levem para esse lugar seus holocaustos e sacrifícios, dízimos e ofertas, sacrifícios votivos e sacrifícios espontâneos, os primogênitos das vacas e das ovelhas. 7 E nesse lugar vocês comerão, diante de Javé seu Deus, festejando com suas famílias por tudo o que vocês tiverem realizado e que foi abençoado por Javé seu Deus.

Deuteronômio 14,22-23:
22 Todos os anos você separará o dízimo de qualquer produto de seus campos 23 e o comerá diante de Javé seu Deus, no lugar que ele tiver escolhido para aí fazer habitar o nome dele; nesse lugar você comerá o dízimo do trigo, do vinho novo e do óleo, e também os primogênitos das vacas e das ovelhas, para que você aprenda continuamente a temer Javé seu Deus.

Deuteronômio 14,28-29:
28 A cada três anos você pegará o dízimo da colheita do ano e o colocará nas portas da cidade. 29 Então virá o levita que não recebeu uma parte na herança de vocês, o imigrante, o órfão e a viúva que vivem nas suas cidades, e comerão até ficarem saciados. Desse modo, Javé seu Deus abençoará você em todo trabalho que você realizar.

Deuteronômio 16,9-12:
9 Conte sete semanas. A partir do momento em que você começar a ceifar as espigas, conte sete semanas. 10 Celebre então a festa das semanas em honra de Javé seu Deus. A oferta espontânea que você fizer deverá ser proporcional ao modo como Javé seu Deus tiver abençoado você. 11 E você fará uma festa diante de Javé seu Deus - junto com seu filho e sua filha, seu escravo e sua escrava, com o levita que vive em sua cidade e o imigrante, o órfão e a viúva que vivem em seu meio - no lugar que Javé seu Deus tiver escolhido para aí fazer habitar o nome dele. 12 Lembre-se que você foi escravo no Egito, e cuide de colocar em prática esses estatutos.

Números 18,20-21:
20 Javé disse a Aarão: «Você não receberá nenhuma herança, nem parte na terra. Para você, eu sou a sua parte e a sua herança no meio dos filhos de Israel. 21 Aos filhos de Levi dou como herança todos os dízimos recolhidos em Israel, para pagar os serviços que me prestam na tenda da reunião.

 

Com o tempo, parece que a prática não era mais seguida, tanto que o Rei Ezequias, de Judá, reordenou que fosse retomada, como lemos em 2Crônicas 31,4-6:
4 O rei ordenou aos habitantes de Jerusalém que dessem a parte dos sacerdotes e levitas, para que eles pudessem dedicar-se à Lei de Javé. 5 Logo que a ordem foi transmitida, os israelitas forneceram com abundância os primeiros frutos do trigo, do vinho, do óleo, do mel e de todos os produtos do campo. E entregaram fartamente o dízimo de tudo. 6 Os israelitas e judaítas que moravam nas cidades de Judá levaram também o dízimo dos bois e ovelhas. Fizeram montes com o dízimo das coisas consagradas a Javé, seu Deus.

 

Sobre o dízimo no Novo Testamento veja esse link.