Olá Ricardo Aparecido Pulgatti de Cosmopolis / SP!

A expressão que encontramos no Apocalipse “vi também os mortos tantos os grandes como os pequenos”, (Ap 20,12) não tem referência direta a adultos e crianças. Com mais facilidade poderemos entender se olharmos o contexto em que o Apocalipse está inserido.

Os capítulos 19 -20 apresentam a destruição das nações pagãs. Em Ap 19,11 fala do primeiro combate escatológico. O Capítulo 20 do término do reino de do dragão de mil anos. O segundo combate escatológico contra “Gog e Magog” finalizando com o julgamento das nações. Nesta parte final vamos encontrar os versículos 11 e 12.

O Texto diz que eles estão “em pé diante do trono”.

E continua...

“Vi então os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e abriram-se os livros” (Ap 20,12)

Como interpretar este versículo?

Esta perícope (20,11-15) nos fala do juízo definitivo Todos os elementos que haviam servido para lembrar a morte ......são eliminados. O mal desaparece definitivamente.

Cada pessoa estará diante de Deus com a responsabilidade de suas opções e obras realizadas (v. 13). O Projeto de Deus julgará a todos (v. 12).

Grande e pequenos nos indicam que todos serão julgados perante Deus. Para entender a passagem é necessário nos desapegarmos de critérios materiais das palavras que nos induz a dúvidas de compreensão. Se interpretarmos literalmente as palavras grande e pequenos entenderemos o termo grande, como homem e mulher e os pequenos como crianças. Recomendo que na leitura do Apocalipse estar atento ao simbolismo das expressões e palavras.

Ao final de tudo nos diz o apóstolo João TRIUNFARÁ A VIDA! E vamos ter esta vida em abundância, conforme os desígnios divinos. (Jo 10,10)

Agora tudo está pronto para participarmos da FESTA FINAL.