Quantos anos Jesus tinha, quando São José morreu?

Pergunta de Ana Rosa, Registro / SP
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 30/08/2011


Leia mais sobre José esposo de Maria Jesus

Olá Ana Rosa!

Existem perguntas acerca de fatos religiosos e bíblicos como este que não possuímos uma resposta com provas cientificas de textos que consigam provar o que se afirma. Assim a resposta leva em consideração possíveis conjunturas, ou probabilidades.

 

As citações bíblicas de São José:

O que sabemos sobre o marido de Maria e pai adotivo de Jesus vêm da Bíblia entretanto existem muitos textos apócrifos, (textos não oficiais) caso “A história de José o carpinteiro”, escrito em grego e conservado em árabe, siriano e copta, que fala em especial da morte de São José.

Os estudiosos da Bíblia afirmam que José casou-se com Maria aos 30 anos de idade, sendo viúvo, com filhos do primeiro casamento e foi escolhido a dedo por Deus para guardar a virgindade Maria. Também afirmam que morreu aos 60 anos de idade, antes do início da vida pública de Jesus, pois a partir deste momento não é citado no texto bíblico.

 

José o carpinteiro:

José era carpinteiro, mas também se dedicava a agricultura, um trabalhador, tanto que, em Nazaré, os fariseus falavam de Jesus e perguntavam "Não é este o filho do carpinteiro?" (Mateus 13,55).

 

Da descendência de Davi

José veio de uma linhagem real. Lucas e Mateus discordam um pouco em relação aos detalhes da genealogia de José, mas eles falam de sua descendência a partir de Davi, (Mateus 1,1-16 e Lucas 3,23-38

 

A gravidez de Maria

Quando José soube que Maria estava grávida após estarem para se casar, sabendo que a criança não era dele e desconhecia, ele planejou separar-se de Maria de acordo com a lei, mas temeu pela segurança e o sofrimento dela e do bebê. Ele sabia que mulheres acusadas de adultério poderiam ser apedrejadas até a morte, então ele decidiu deixá-la silenciosamente e não expor Maria a vergonha. (Mateus 1,19-25). Era homem de fé, obediente a Deus. Quando o anjo apareceu a José em um sonho e contou-lhe a verdade sobre a criança que Maria estava carregando, José imediatamente e sem questionar, tomou-a como esposa.

 

A oferta dos pobres

Ele não possuía posses e quando levou Jesus ao Templo para ser circuncidado e Maria para ser purificada ofereceu o sacrifício dos pobres, isto é, um par de rolas ou dois pombinhos, permitido apenas àqueles que não tinham condições de comprar um cordeiro (Lucas 2,24).

 

A fuga para o Egito

Quando o anjo reapareceu para dizer-lhe que sua família estava em perigo, ele escapou para um país estranho, o Egito, com sua jovem esposa e o bebê. Ele aguardou no Egito sem questionar até que o anjo disse a ele que já era seguro retornar (Mateus 2,13-23).

 

Volta para Nazaré e perca de Jesus no Templo.

Por ocasião de seu retorno fixou residência na pequena cidade de Nazaré sem temer por sua vida. Quando Jesus ficou perdido no Templo, José (junto com Maria) procurou por ele com grande ansiedade por três dias (Lucas 2,48). As pessoas de Nazaré constantemente repetiam a frase em relação a Jesus, "Não é este o filho de José?" (Lucas 4,22)

 

As festas judaicas em Jerusalém

Ele levava sua família a Jerusalém todo ano para a Páscoa e outras festas de preceito, algo que não era fácil para um trabalhador.

 

Na vida pública de Jesus

A última menção feita a José na Bíblia é quando ele procura por Jesus no Templo de Jerusalém. Depois deste acontecimento José desaparece do cenário da narrativa bíblica. Durante a vida pública de Jesus não encontram mais nenhuma citação, nem nas narrativas da morte e ressurreição de Jesus. Aqui entra a constatação feita por muitos estudiosos da Bíblia. Provavelmente José havia morrido antes que Jesus iniciasse sua vida pública. Seguindo estas considerações dos Biblista Jesus teria 30 anos de idade. Seria uma das hipóteses quanto a pergunta que é feita.

 

Considerações adicionais:

Para ilustrar a resposta da pergunta indicamos outras datas e idade para Jesus citadas em textos vindo da literatura apócrifa (fantasiosa, por isso não oficial). Nestes textos apócrifo aparece a idade de José na ocasião de sua morte de 112 anos vejamos:

"Assim José o Carpinteiro, pai de Jesus segundo a carne, abandonou esta vida mortal e viveu cento e doze anos. Quando nosso Salvador contou toda a sua vida aos apóstolos, reunidos no monte das Oliveiras, eles escreveram as suas palavras e, depois guardaram-nas na biblioteca de Jerusalém e além disso, deixaram consignado que o dia no qual o santo ancião separou-se do seu corpo foi o dia 26 de Epep, na paz do Senhor. Amém" Texto retirado na"História de José o Carpinteiro".

Pode ser conferido em forma completa em http://www.gnosisonline.org/teologia-gnostica/a-historia-de-jose-o-carpinteiro/.

O mesmo texto coloca José casado com Maria sendo viúvo, com idade respeitável e que possuía 6 filhos, quatro homens e duas mulheres, cujos nomes eram: Judas, Josetos, Tiago e Simão e as filhas chamavam-se Lísia e Lídia.

O momento da morte narrado na “historia de José o carpinteiro” assim é apresentado com riqueza de detalhe. Jesus estava presente:

“Inclinei-me sobre o corpo inerte de meu pai. Cerrei seus olhos, fechei sua boca e levantei-me para contemplá-lo. Depois disse à Virgem: Ó Maria, minha mãe, onde estão os objetos de artesanato feitos por ele desde sua infância até hoje? Neste momento todos eles passaram, como se ele não tivesse sequer vindo a este mundo. .... Efetivamente, morreu, mas sua morte não é morte, porém vida eterna. Grandes coisas esperam nosso querido pai José. Desde o momento em que sua alma sai do seu corpo, desapareceu para ele toda espécie de dor. Ele se pôs a caminho do reino eterno. Deixou atrás de si o peso da carne, com todo este mundo de dor e de preocupações, e foi para o lugar de repouso que tem meu Pai nesses céus que nunca serão destruídos”.

Em conclusão:

As considerações que indicam Jesus tendo a idade de 30 anos, na ocasião da morte de José, (pouco antes de iniciar sua vida pública), é a que mais se aproxima do fato. Não encontramos textos que indiquem com precisão a idade de Jesus, no momento da morte de José. Tomar como referência o momento da perda de Jesus no templo é uma indicação razoável. Querer aceitar as idades vindas dos escritos apócrifos, não deixa de ser temerária.

8439 visitas

20 comentários

Postar um comentário

  • Adailton (São José) - 25/04/2014

    Rafael Adriano Diniz Barbosa da Silva (Recife), "apócrifo" é "algo que não é reconhecido autêntico ou verdadeiro". No caso dos livros chamados "apócrifos", eles podem até ter informações verdadeiras, mas misturadas com informações falsas. Por exemplo, "Judas, Josetos, Tiago e Simão" são citados como filhos de José, de um casamento anterior, pois ele seria viúvo! Esses são os mesmo "irmãos" de Jesus citados em Mc 6,3. Isso indica que estes eram irmãos, mas apenas por parte de pai. Mas outras informações podem ser fa...

  • Rafael Adriano Diniz Barbosa da Silva (Recife) - 25/04/2014

    A paz do SENHOR para todos!!! Bom, Eu pudi observar que alguns citaram que José morreu com 111 anos, porem não é recomendado acreditar nestas informações, porque, o livro onde se encontra estas informações é um livro APÓCRIFO. Apócrifo segundo o dicionario é : Algo que não é autêntico. ou seja não é Verdadeiro. E Para nós que somos cristão, este livro não foi divinamente inspirado por DEUS. E este livro tem contradições. Oziel (curitiba pr) e Lendel (Marabá - PA) concordo com vocês. aos demais irmãos peçamos sabedo...

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 13/04/2014

    Desculpa,não li direito a pergunta, retificando: José morreu aos 111 anos de idade O salvador tinha 19 anos na época.

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 13/04/2014

    111 anos

  • Pr.Abraão Lira (São Paulo) - 28/03/2014

    ao ler estes comentarios algo mim chamou atenção, gostaria de saber se José Pai de Jesus é o mesmo José do egito? ou josé filho de Jacó, mateus cap. 1 v 16 nos deixa claro que Jesus é filho de José do egito: alguns textos biblicos nos deixa com duvidas, gostaria que alguem mim tirasse essa duvida.

  • Jose Ribamar Campos Almeida (SAO GONCALO) - 25/03/2014

    As Únicas preocupações que deveriam nortear nossas vidas deveria ser: Agradar a Deus e Salvar a Alma.

  • Erivaldo (Salvador) - 15/03/2014

    JOSE? nunca esse nome foi dado ao ESPOSO de MAROEM. JOSE sendo mais uma mentira inventada por ROMA, assim como tambem o JESUS que foi um NOME INVENTADO PELO IMPERIO ROMANO ATRAVES DE GERONIMOe depois vempara o PORTUGUES COMO JESUS. MENTIRA.

  • Everaldo (Minas Gerais) - 14/03/2014

    Claro que Maria, não teve outros filhos se alguém discordar cite nomes dos outros filhos de Maria. São José e Maria não tiveram relações sexuais, pois mantiveram um compromisso com Deus Pai, em formar a Sagrada família e sendo uma família santa tiveram que renunciar muitas coisas.

  • cate cilenilce de souza guimaraes (belem) - 01/02/2014

    É lamentável que algumas pessoas vejam Maria, mãe de Jesus como uma simples mulher, se assim ela o fosse Deus jamais a teria escolhido como mãe de seu filho, nosso salvador. creio que Maria sempre foi um mulher digna de ser chamada mãe de Jesus. aos olhos de alguns Ela por ter dado a luz a Jesus por parto normal não seria mais virgem mas aos olhos de muitos que amam a Jesus ela sempre será A VIRGEM MARIA. Se amamos e respeitamos nossas mães e jamais permitimos que alguém diga asneiras sobre ela. porque então não ...

  • Oziel (curitiba pr) - 18/01/2014

    JOSÉ QUANDO SE CASOU COM MARIA ERA JOVEM, POIS TIVERAM DEPOIS DE JESUS FILHOS E FILHAS, POIS A BÍBLIA MENCIONA ISTO, E NÃO PODEMOS NEGAR AS VERDADES BÍBLICAS. CONCORDO QUE MARIA ERA DIFERENTE DAS OUTRAS MULHERES, POIS FOI ESCOLHIDA A DEDO POR DEUS PARA DAR À LUZ AO NOSSO SALVADOR. AGORA DEPOIS QUE NASCEU JESUS, ELA VIVEU UMA VIDA SANTA, SUBMISSA, OBEDIENTE, DE BOA ESPOSA, DE BOA MÃE..... TAMBÉM NÃO POSSO ACREDITAR QUE DEUS ESCOLHERIA UM IDOSO PARA SER SEU ESPOSO, OU UM VIÚVO CHEIO DE FILHOS, PARA SOBRECARREGAR SUA ...

  • Alessandra (Belém) - 17/01/2014

    Maria era virgem ao ter Jesus, e acredito que José, por saber que ela era pura e bendita entre as mulheres, talvez não tenha mantido relações sexuais com ela como muitos acreditam pelo simples fato de terem casado.Não há como dizer que sim ou não! Mas entre todos esses cometários, acredito que não há mulher mais santa e pura que ela, tanto que ela foi a escolhida! E viva Nossa Senhora!

  • Lendel (Marabá - PA) - 21/12/2012

    bom não nenhuma descrição bíblica que José era viuvo isso é apenas uma teoria católica para tentar explicar sobre os irmão de Jesus...Mateus 13:55, a bíblia não cita quantos irmãs Jesus tinha nem seus nomes...Mateus 13:56...No entanto, novamente, o problema com essa teoria é que a Bíblia não dá nenhuma impressão de que José tivera uma outra esposa antes de casar-se com Maria. (Lucas 2:4-7), ou na sua viagem ao Egito (Mateus 2:13-15), ou na sua viagem de volta para Nazaré (Mateus 2:20-23)?

  • ad (colatina) - 02/09/2011

    erinaldo está estudando a Bìblia com adventistas e fica escondendo o ouro Tá se preparando para o batismo né!! Parabéns pela decisão!

  • Erinaldo (Recife) - 02/09/2011

    Nos seminários adventistas existe uma matéria de estudo específico sobre ela (EGW). A apostila se denomina “Orientação Profética no Movimento Adventista”. A autoridade religiosa dela em livros, revistas da Escola Sabatina é tão grande que nem mesmo os escritores bíblicos alcançaram tamanha autoridade religiosa. Os comentários da revista da Escola Sabatina são feitos com transcrições dos livros dela. Da mesma forma como os católicos aceitam o dogma da autoridade Papal. Para alguém se tornar membro da Igreja Adventis...

  • ad (colatina) - 01/09/2011

    o Erinaldo já tentou se batizar!! kkk

  • Cesar (São Leopoldo(RS)) - 01/09/2011

    Uééééé...quando fui batizado na Igreja Adventista não me perguntaram se eu tinha lido algum livro da escritora Ellen White.... uééééé....será que vou pro infernoai ai ai, também não me disseram que eu era obrigado a devolver o dízimo, mas perguntaram se eu compreendia a vontade de Deus sobre a questão dos dízimos; também nunca ouvi, nas centenas de batismos que presenciei, a pergunta sobre ter lido algum livre da Sra Ellen... ACHO QUE SÓ PERGUNTARAM ISSO PRA VC ERINALDO!

  • Erinaldo (Recife) - 01/09/2011

    .os "irmãos de Jesus", que traz tanta polemica.Traz nos meios protestante!Como você diz não conhecer a Ellen, se para ser batizado em sua seita lhe é perguntado quantos livros plágiados dela você leu?.Hã hã, você mentiu em, disse que leu mas não leu!

  • ad (colatina) - 29/08/2011

    ana vc conhece mais Ellen White do que eu que sou adventista do ´setimo dia!! rsrs e a propósito, duvido que vc acerte a minha idade...rsrs

  • ana (rgt) - 29/08/2011

    E vcs adoram tanto a tal De Hellem que tem receio de aceitar que ele era diabólica.

  • ad (colatina) - 29/08/2011

    Bom, José ter sido viúvo e possuir outros filhos faz sentido, e inclusive pode explicar os "irmãos de Jesus", que traz tanta polemica...Porém, eis aí um motivo desse livro ser apócrifo: exalta demaaaaiss José e Maria, dizendo ainda que ele foi para o céu, negando o princípio bíblico do sono da morte até que venha a ressurreição pela ocasião da vinda de Cristo. Outra coisa que é visivelmente adulterada é a informação de que José não teve relação sexual com Maria...isso é historinha pra boi dormir, que tenta justific...