Gostaria de saber, ou melhor, entender por que Deus endureceu o coração de Faraó em libertar o povo?

Pergunta de Erick Dias, Salvador
Resposta de Silvia Togneri, em 27/04/2011


Erick este texto precisa ser lido com o aporte da História que nos apresenta o faraó do Egito como o governante mais poderoso de sua época, que não aceitava que o povo hebreu, amado por Deus, que ele mantinha no Egito saísse para prestar culto ao único Senhor e Deus.

Vejamos:

Por que o Senhor endureceu o coração do Faraó?

Esta expressão: O Senhor endureceu o coração do faraó, aparece 5 vezes na bíblia em Ex 9,12; 10,1.20.27 e em 11,10.

A resposta a sua pergunta se encontra em Ex 10,1, onde o Senhor declara a Moisés: Apresenta-te ao faraó, porque eu endureci o coração do faraó e de seus ministros para realizar no meio deles os meus prodígios. E também em Ex 10,9: “O Senhor havia dito a Moisés: ‘ O faraó não vos atenderá, para que se multipliquem os meus prodígios na terra do Egito´”.

Há uma clara intenção do Senhor em mostrar não apenas seus prodígios e seu poder, mas de indicar que é Ele, o Senhor, quem comanda a História e não faraó com seu poder. Veja que quando as pragas acometem o Egito o faraó se vê impotente e manda chamar Moisés e Aarão, e lhes pede que intervenham por Ele e pelo Egito junto a Deus, inclusive reconhecendo-se como pecador. Confira o que está em Ex 9,27-28; 10,16-17, onde faraó reconhece no Senhor Deus dos hebreus, todo poder e autoridade para afastar as pragas e inclusive lhe dar o perdão, por não ter ouvido o pedido de Deus, em deixar o povo ir Lhe prestar culto: “O faraó mandou chamar Moisés e Aarão e disse: ‘Desta vez eu pequei. O Senhor é que está com a razão; eu e o meu povo somos culpados. Suplicai ao Senhor!´” (Ex 9, 27-28).  Foi necessário que Faráo, o mais poderoso governante da sua época, e o Egito passassem por grandes sofrimentos para entender e compreender que é Deus, e não o faraó, quem comanda a História.

3448 visitas

7 comentários

Postar um comentário

  • Antonio de Mello (Londrina) - 28/02/2014

    Não. Negativo. Deus não endureceu o coração de Faraó somente pra que o povo soubesse quem é que MANDA NÃO. Foi o ódio que faraó tinha que endureceu seu proprio coração. Se Faraó amasse a Deus, seu coração não seria endurecido. Se faraó amasse a Deus ele não teria o desejo de explorar o povo de Israel e o próprios egípcios também seriam ou fariam parte do povo de Deus. Não haveria necessidade de tirar o povo de Israel do Egito. É aquela história. O mesmo sol que derrete a CERA, endureço a ARGILA. Percebeu? Nossas e...

  • Romax de Jesus (Anapolis/GO) - 27/02/2014

    Você foi iluminada Silvia !!!! Eu já havia lido várias vezes e me questionado sobre esse ponto. Mas é muito simples: "...para realizar no meio deles os meus prodígios" e ".. O faraó não vos atenderá, para que se multipliquem os meus prodígios na terra do Egito´” O Deus de Abrãao, Isaque e Jacó agora se transformava no Deus do povo Hebreu. Era necessário que todos, egípcios e hebreus conhecessem o verdadeiro DEUS !!!!

  • Cesar (Sorocaba) - 19/07/2013

    Continuação: Romanos 9:17-18 declara: “Pois diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei: para em ti mostrar o meu poder, e para que seja anunciado o meu nome em toda a terra. Portanto, tem misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece.” De uma perspectiva humana, aparenta ser errado que Deus endureceu o coração de uma pessoa para então puni-la. Biblicamente falando, no entanto, todos nós pecamos contra Deus (Romanos 3:23), e a penalidade justa por esse pecado é a morte (Romanos 6:23). Portanto, o fato ...

  • Cesar (Sorocaba) - 19/07/2013

    Êxodo 7:2-4 diz: “Tu falarás tudo o que eu te mandar; e Arão, teu irmão, falará a Faraó, que deixe ir os filhos de Israel da sua terra. Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas. Mas Faraó não vos ouvirá; e eu porei minha mão sobre o Egito, e tirarei os meus exércitos, o meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes juízos”. Aparenta ser injusto que Deus endureceu o coração de faraó sob uma ação sobrenatural para então punir o F...

  • Cleber Alves (Ferraz de Vasconcelos-SP) - 18/07/2013

    Lendo a explicação, o que clariou as minhas dúvidas, e o comentario seguinte, pode até imaginar um ato mal da parte de Deus. Mas pensando dessa maneira estaremos esqucendo que Deus é misericordioso e justo. O fato do endurecimento foi pra mostrar quem é que manda, o Faraó estava contra o povo e contra Deus. Assim como Sodoma e Gomorra teve seu destino por errar, o Faraó foi merecedor do juizo Divino juntamente com todo o Egito por práticas maldaciosas contra o povo de Deus.

  • leandro carvalho (vitoria ES) - 26/07/2011

    Amigo, achei muito boa a sua explicação, mais tem só um detalhe que eu não concordo. Se realmente foi Deus que endurecia o coração de faraó então você ta me dizendo que Deus pratica o mau também... Mesmo que com boas intenções. Então aí nos vamos entra em um monte de complicações bíblicas, assim nos afirmando que se pode fazer o mau se for com intenções boas... ?? Bom a explicação pra isso é um pouco mais profunda e extensa, mais queria compartilhar o básico desse texto. Primeiramente para entendermos esse texto...

  • Antonio dos Santos (Rio de Janeiro) - 29/04/2011

    Gostei muio da resposta, pois há tempo vinha-me fazendo esta mesma pergunta, e agora entendi após descobrir este SITE. Muito obrigado.