Olá Loiane Maia Pinheiro de Mage / RJ!

A origem do nome Calebe vem do hebraico e significa, “cão” Vamos encontrar também no Ugarítico com a transcrição de “kiby”, mas o que nos interessa é o nome de Calebe que aparece na literatura do Antigo Testamento. Calebe segundo a tradição bíblica era filho de JEFONE, da tribo de Judá, que o livro dos Números o apresenta como um dos doze enviados para espionar Canaã (Núm 13,6) e foi dos enviados aquele que não desanimou merecendo por isto entrar na terra prometida com Josué (Núm 26,65; 32,12). Calebe recebeu de presente de Josué um pedaço de terra no novo território, pois acreditou nas promessas de Deus para sua vida. Com a idade de 80 anos se colocou a disposição para ir à guerra dizendo que tinha o vigor de um soldado de 40 anos.

Seu Pai Jefoné, no entanto não era Israelita e sim pertencia ao povo Quenezeu (Núm 32,12) mas que facilitaram a entrada do Povo de Deus na terra prometida pela parte sul. A identidade Judaica de Calebe vem de sua Mãe que era Judia, herdando em conseqüência a Religião e a promessa divina.

A compreensão da passagem de Crônicas 2,42-55, Calebe filho de Hesron exprime o acontecimento de que Calebe era considerado definitivamente pertencente a tribo de Judá.