Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

Quem foi Pedro?

Pergunta de Rosana chaves, sao paulo
Resposta de Ivete Holthmam, em 13/02/2011


Leia mais sobre Apóstolos Pedro


O seu nome verdadeiro e original era Simão, que aparece às vezes como Simeão. (Atos 15,14; 2 Pedro 1,1). Ele era o filho de Jonas (Johannes) e nasceu em Betsaida (João 1,42, 44), uma cidade ao lado do Lago de Genesaré, posição de que não pode ser estabelecida com certeza, mas que normalmente se diz que fica no extremo norte do lago.



O Apóstolo André era seu irmão, e o apóstolo Filipe veio da mesma cidade. Simão Pedro se estabeleceu em Cafarnaum, onde vivia com sua sogra (Mateus 8,14, Lucas 4,38).



De acordo com Clemente de Alexandria Pedro era casado e tinha filhos (Stromata, III, VI, ed. Dindorf, II, 276). O mesmo escritor diz que de acordo com à tradição a mulher de Pedro sofreu o martírio (ibid., VII, xi ed. Cit., III, 306). Ao que diz respeito a estes fatos, a antiga literatura que chegou até nós é silenciosa. O que sabemos é que ele vivia em Cafarnaun e tinha a profissão de pescador, possuindo o seu próprio barco (Lucas 5,3). Como tantos de seus contemporâneos judeus, ele e seu irmão André foram atraídos pela pregação de João Batista, que pregava a penitência. Ele aparece com seu irmão André, entre os associados de João em Betânia, na margem oriental do Jordão. Quando, o Sinédrio havia enviado pela segunda vez mensageiros a João, este apontou para Jesus que passava, dizendo: "Eis o Cordeiro de Deus", André e outro discípulo seguiram Jesus e permaneceram com ele um dia. Mais tarde, encontrando a seu irmão Simão, André disse: "Encontramos o Messias", e ele o trouxe até Jesus, que, olhando para ele, disse: "Tu és Simão, filho de Jonas: tu serás chamado Cefas, que foi interpretado como Pedro.



De acordo com o Evangelho, já neste primeiro encontro, Jesus anuncia a mudança de nome, de Simão para Cefas (Kephas; aramaico Kipha, rocha), que é traduzido Petros (latim, Petrus). Mais tarde, no momento da sua chamada definitiva para o Apostolado com os outros onze apóstolos, Jesus realmente deu a Simão o nome de Cefas, (Petrus Mt 16,18). Os Evangelistas quase sempre combinam os dois nomes, enquanto que Paulo usa o nome Cefas (ICor 15,5). Após o primeiro encontro Pedro e os outros discípulos com Jesus permaneceram com Ele por algum tempo, depois o acompanharam para a Galiléia (Bodas de Caná), Judéia e Jerusalém, através de Samaria e de volta para a Galiléia (João 2-4). Aqui Pedro retomou a sua profissão de pescador durante um curto período de tempo, mas logo recebeu o convite definitivo de Jesus para se tornar um dos Seus discípulos, Jesus foi ao encontro e lhes falou: "Vinde após mim e vos farei para pescadores de homens". Na mesma ocasião, os filhos de Zebedeu foram chamados (Mateus 4,18-22, Marcos 1,16-20, Lucas 5,1-11). Daí em diante Pedro manteve-se sempre perto de Jesus. Após a pregação do Sermão da Montanha e curar o filho do centurião em Cafarnaum, Jesus chegou à casa de Pedro e curou a mãe de sua esposa, que estava doente com febre (Mateus 8,14-15, Marcos 1,29-31). Um pouco mais tarde Jesus escolheu seus doze apóstolos “para que ficassem com Ele, para enviá-los a pregar” (Marcos 3,14).



Apesar do caráter irresoluto, ele mostra uma grande fidelidade, firmeza da fé, e amor paracom seu mestre; ele é cheio de zelo e entusiasmo, embora muitas vezes se deixa influenciar por fatores externos e se mostra fraco diante das dificuldades. Nas narrativas evangélicas, Pedro aparecer como o primeiro entre eles todos os Apóstolos. Em várias ocasiões, é Pedro quem fala em nome dos outros apóstolos (Mateus 15,15, 19,27, Lucas 12,41, etc. Quando as palavras de Cristo são dirigidas a todos, Pedro, responde em nome do grupo (por exemplo, Mateus 16,16). Freqüentemente Jesus se dirige especialmente a Pedro (Mateus 26,40, Lucas 22,31, etc.) Muito característico é a fidelidade a Jesus, que Pedro demonstra em nome dos outros apóstolos. Depois que muitos dos discípulos o abandonaram, Jesus perguntou aos doze se eles também o abandonariam, a resposta de Pedro vem imediatamente: " Senhor a quem iremos nós? Tu tens palavras de vida eterna. E nós cremos e sabemos que tu és o Santo de Deus (Vulgata" tu és o Cristo, o Filho de Deus ").



O próprio Cristo concede a Pedro uma precedência especial, o primeiro lugar entre os apóstolos, e designa-o para tal em várias ocasiões. Pedro foi um dos três apóstolos (com Tiago e João) que estavam com Cristo em ocasiões especiais, como a ressurreição da filha de Jairo (Marcos 5,37, Lucas 8,51); a Transfiguração (Mateus 17,1; 9,1 Marcos, Lucas 9,28), a agonia no Jardim do Getsêmani (Mateus 26,37, Marcos 14,33). Jesus entra no barco de Pedro no Lago da Galiléia para pregar a uma multidão (Lucas 5,3), e quando Ele caminhou sobre as águas, Ele chamou Pedro para vir a Ele do outro lado do lago (Mateus 14,28 ). Depois de Pedro ter reconhecido Jesus como o Messias, Ele prometeu que ele seria chefe de seu rebanho. Jesus lhes diz: "Quem dizem os homens ser o Filho do homem?" Os apóstolos responderam: "Alguns, João Batista, e alguns outros Elias, e outros Jeremias ou algum dos profetas". Jesus disse-lhes: "Mas quem vocês dizem que eu sou?" Simão disse: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". E Jesus, respondendo, disse-lhe: "Bendito és tu, Simão Bar-Jona: porque nem a carne nem o sangue te revelaram isso, mas meu Pai que está nos céus. E eu te digo: Que tu és Pedro [Petros, uma rocha], e sobre esta pedra [Petra] edificarei a minha igreja [ekklesian], e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus. E tudo que ligares na terra, será ligado no céu, e o que tu desligares na terra será desligado no céu ". Então, ele ordenou aos seus discípulos, para que a ninguém dissessem que ele era Jesus o Cristo (Mateus 16,13-20, Marcos 8,27-30, Lucas 9,18-21). Apesar de sua fé firme em Jesus, Pedro não tinha um conhecimento claro da missão de Jesus. Ele não conseguia compreender o sofrimento do Messias. E por isso muitas vezes Jesus o repreendeu (Mateus 16,21-23, Marcos 8,31-33).



Pedro continuou com seu caráter irresoluto não obstante a fidelidade ao seu Mestre, e isso foi claramente revelado no contexto da Paixão de Cristo. “Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos peneirar como trigo. Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos. E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte. Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces.” (Lucas 22,31-32). No entanto, Pedro não foi capaz de acompanhá-lo até a cruz(Mateus 26,30-35, Marcos 14,26-31, Lucas 22,31-34, João 13,33-38). Quando Cristo começou a lavar os pés dos Seus discípulos antes da Última Ceia, em principio ele não aceitou, mas quando Jesus disse que ele não teria parte com Ele, imediatamente disse: "Senhor, não só meus pés, mas também as mãos e a cabeça "(João 13,1-10). No Jardim do Getsêmani Pedro teve que se submeter à censura de Jesus porque ele havia dormido como os outros, enquanto seu mestre sofria uma angústia mortal (Marcos 14, 7). Quando Jesus foi preso, Pedro disse que não O conhecia (Mateus 26,58-75, Marcos 14,54-72, Lucas 22,54-62, João 18,15-27). Essa negação não foi devido a um lapso de fé em Cristo, mas por causa do medo e da covardia. Sua tristeza foi ainda maior quando, seu mestre virou Seu olhar para ele, então ele reconheceu claramente o mal que tinha feito e se arrependeu.



Apesar da sua fraqueza, a sua posição como chefe dos Apóstolos foi mais tarde confirmada por Jesus. Depois de aparecer às mulheres no primeiro dia da semana, Cristo apareceu a Simão após a ressureição (Lucas 24,34; 1 Coríntio 15,5). Mas, mais importante de todas, quando ele apareceu no lago de Genesaré, e renovou a Sua comissão especial de alimentar e defender seu rebanho, depois de Pedro ter afirmado três vezes seu amor especial por seu Mestre (João 21,15-17).



Em conclusão Cristo anuncia a morte violenta que Pedro iria sofrer e o convida para segui-lo de uma maneira especial (João 21:20-23).


44609 visitas

35 comentários

Postar um comentário

  • wanrley monte (caucaia (ce)) - 24/10/2014

    UM servo de Deus.. Não a pedra como ensinam...muito menos o primeiro papa.

  • vitor bernardino (recife) - 24/10/2014

    OBRIGADO A ESTE ESTUDA ME FEZ CONHECE UM POUCO MAIS SOBRE PEDRO!!

  • Walter Monteiro (São Paulo) - 14/10/2014

    Pode espernear, pode gritar mas a (LEI DA GRAÇA) conferida por Jesus em sua jornada de vencer! e testificada por ele mesmo, que é dando que se recebe: ao entregar a chave do céu a Pedro, recebeu em troca a chave do inferno! sem perder o direito do céu

  • Walter Monteiro (São Paulo) - 14/10/2014

    Pedro o homem sem estudo que recebeu de Jesus a chave do céu, seu eterno guardião exelente.

  • Alan Brahyan da Silva (Varzea paulista) - 08/09/2014

    Ótimo esse estudo, isso nos ensina cada dia mais esta perto de Deus e aprendendo anda no seu caminho reto!!! Muito obrigado em nome de Jesus.

  • Irmão Boka de Deus (Riachão do Jacuípe) - 20/05/2014

    Muito bom parabéns isso nos ensina mais um pouco,afinal somos um só corpo em CRISTO JESUS cada um de nós somos um membro um dependendo do outro e aprendendo também um com o outro ALELUIA.

  • LEANDRO LACERDA (RIO DE JANEIRO) - 18/05/2014

    GOSTARIA DE AGRADECER A ESTE ESTUDO. ME AJUDOU MUITO. OBRIGADO

  • marcio veiga (manaus) - 10/04/2014

    este estudo esta otimo, realmente pedro era um homem chamado simão e ouve uma transformação geral, jesus deu este nome pedro e ele passou de um homem natural para um homem espiritual.

  • marcio veiga (manaus) - 10/04/2014

    Mc 1,29-39. Logo depois, Jesus, Simão, André, Tiago e João saíram da sinagoga e foram até a casa de Simão e de André. A sogra de Simão estava de cama, com febre. Assim que Jesus chegou, contaram a ele que ela estava doente. Ele chegou perto dela, segurou a mão dela e ajudou-a a se levantar. A febre saiu da mulher, e ela começou a cuidar deles. À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram até Jesus todos os doentes e as pessoas que estavam dominadas por demônios. Todo o povo da cidade se reuniu em frente da casa.

  • Adailton (São José) - 08/04/2014

    Erivaldo (Salvador), se você for à Grécia, à China ou à Russia, terá de "escolher" um nome local, pois o teu nome não é "entendível" para eles! Você, efetivamente, não é "autoridade"!

  • Erivaldo (Salvador) - 08/04/2014

    ROBSON este seria o seu NOME? Depois da alguns anos poderemos chama-lo de ROQUE? Talvez ROTARIO? Podemos mudar o teu NOME Sr. ROBSON - 27 ANOS? Um NOME VERDADEIRO? DEPOIS ENTAO O OUTRO NOME QUE VIRIA SERIA UM NOME NAO VERDADEIRO? NOME FALSO? QUEM TEM AUTORIDADE PARA MUDAR UM NOME DE UMA PESSOA? VOCE TEM ESSA AUTORIDADE ROBSON? OU VOCE VAI DIZER QUE NAO IMPORTA O NOME DE ALGUEM? ENTAO VOCE PODE MUDAR DE NOME SEM AUTORIZAÇAO DE O ORGAO COMPETENTE OU VOCE VAI ASSINAR OUTRO NOME FALSO? Ta vendo que fizeram as pessoas d...

  • robson (27 anos) - 08/04/2014

    Mateus 4:18-20“E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.” O chamado de Jesus 1para Pedro veio logo após uma pesca milagrosa, como está relatado em Lucas 5.Mc 1,29-39.Logo depois, Jesus, Simão, André, Tiago e João saíram da sinagoga e foram até a casa de Simão e de André. A sogra de Simão estava...

  • Erivaldo (Salvador) - 02/04/2014

    NOME VERDADEIRO ERA SIMAO? ENTAO O NOME FALSO SERIA O DE PEDRO? Ta vendo o PARADOXO? Agora o nome de meu filho - ROCHA? entao la no idioma ingles? PETER? ou no DE GERONIMO o nome de meu filho nao seria o de ROCHA e sim o de PEDRO? CAMBADAS DE HIPOCRITAS.

  • Jenifer (RJ) - 02/04/2014

    Antonio (Curitiba) você colocou mais assuntos sobre a vida de Pedro, contrariando algumas coisas, querendo se dizer conhecedor da vida de Pedro, mas cadê as referências bíblicas confirmando tudo o que você falou, como tem no texto acima? Temos que falar só o que a palavra (a Bíblia) nos ensina.

  • Simplesmente Cristão (Uma cidade brasileira) - 08/02/2014

    Não seria muita burrice crucificar o próprio líder? Acho que o pior é acreditar nisto. Meu Deus, que decepção! Onde vocês querem chegar? Deveriam estar contra os ensinamentos, se possível, e não contra as super supostas ações que nem Satanás faria. É claro que errar é humano, mas matar quem prega melhor para poder tentar pregar a mesma coisa?. Ridículo!

  • Simplesmente Cristão (Uma cidade brasileira) - 08/02/2014

    Como já disseram aqui, "nem mesmo os cientistas discordam da existência de um Jesus e seus seguidores", bem como os judeus também não. Então pra que duvidar?

  • Erivaldo (Salvador) - 08/02/2014

    ANTONIO veja PEDRO? JOAO? JESUS? MARIA? JOSE? APOSTOLO? BISPO? IGREJA? evangelho? ANTONIO VEJA AS ETIMOLOGIAS DE CENTENAS DESSAS PALAVRAS e voce vai ver mais mentiras que e meu amigo, esse EVANGELHO ESTA MAIS SUJO QUE PAU DE GALHINHEIRO.

  • Erivaldo (Salvador) - 08/02/2014

    ANTONIO, eu quero saber porque DIABOS voce acredita nos do VATICANO? RAPAZ se compreenda, porque voce nao vai para as ESCRITURAS e "aquele que CRER em MIM SEGUNDO AS ESCRITRURAS" ANTONIO isso nao vale para voce, pois prefere seguir os do VATICANO? ESSES SAO OS LADROES DA HISTORIA, esses possuem que DOCUMENTOS? tudo bem! eles tem os docs. okey! mas que documentos? esses SAFADOS ESCREVERAM ALGUM DOCUMENTOS? ESSES DOCUMENTOS QUE VOCE ANTONIO DIZ SAO ESCRITOS DE QUEM? DELES? ANTONIO A HISTORIA DOS ISRAELITAS FOI PARAR ...

  • LUCIMAR SANTOE PERES (PARANAGUÁ) - 07/02/2014

    O QUE ME CHAMOU MUITO A ATENÇÃO É Q JESUS MESMO CONHECENDO NOSSAS FRAQUEZAS NÃO DESISTE DE NÓS

  • Fábio (Campinas) - 31/01/2014

    Viu errado! Tudo isso tem valor. Mas... se se recorre ao argumento científico, então deve-se citar fontes reconhecidas pela comunidade científica.

  • Antonio (Belém) - 31/01/2014

    É já vi que. Para você Fábio, todos os documentos inclusive da blibliotecas do Vaticano onde se encontram o mair numeros de publicações do mundo onde ateu. E prostestantes fazem pesquisa não tem valor, então meu caro caso você tenha uma bíblia em casa ou outro lugar qualquer faça-me o favor de queima-la pois a mesma tambêm não foi publicada em nenhu periódico cientifico, e seus manuscritos originais se encontram no Vaticano. De onde a incompleta que vocês tanto cultuam foi extraida, e adaptada a seus bel prazer. Qu...

  • Fábio (Campinas) - 31/01/2014

    Essas provas não precisam estar em vários sitios, basta que constem de alguns periódicos reconhecidos pela comunidade científica como Nature, Science.

  • Antonio (Belém) - 30/01/2014

    Leiam mais em vários sites mas se quiserem podem acessar esse http://cienciaconfirmaigreja.blogspot.com.br/2010/07/ciencia-confirma-os-ossos-de-sao-pedro.html O papa Pio XII dispôs uma escavação arqueológica sob o altar-mor da Basílica Vaticana. Essa aconteceu entre 1939 e 1949 e foi levada a cabo por quatro estudiosos de arqueologia, arquitetura e história da arte. Tratou-se de Bruno Maria Apollonj-Ghetti; Pe Antonio Ferrua, S.J.; Enrico Josi e Pe. Engelbert Kirschbaum, S.J.; sob a direção de dom Ludwig Kaas...

  • Antonio (Belém) - 30/01/2014

    Leiam mais em vários sites mas se quiserem podem acessar esse http://cienciaconfirmaigreja.blogspot.com.br/2010/07/ciencia-confirma-os-ossos-de-sao-pedro.html O papa Pio XII dispôs uma escavação arqueológica sob o altar-mor da Basílica Vaticana. Essa aconteceu entre 1939 e 1949 e foi levada a cabo por quatro estudiosos de arqueologia, arquitetura e história da arte. Tratou-se de Bruno Maria Apollonj-Ghetti; Pe Antonio Ferrua, S.J.; Enrico Josi e Pe. Engelbert Kirschbaum, S.J.; sob a direção de dom Ludwig Kaas...

  • Antonio (Belém) - 30/01/2014

    FOI SÓ FALAR EM PROVAS QUE APARECEU, CIENTISTAS, PARA QUESTIONA-LAS, NÃO É (CAMPINEIRO), POIS VOCÊ COM UM EXPERT DEVERIA SABER QUE N~EM SÓ DE PROVAS QUÍMICAS VIVE A CIÊNCIA, MAS DE ESTUDOS DE ESCRITOS ANTIGOS, TRADIÇÕES, ESCAVAÇÕES E ANOS DE PROCURA, ATÉ ENCONTRA AS PROVAS, HISTÓRICAS, MAS VOCÊ COM ARQUEÓLOGO DE SABER DISSO SÓ NÃO QUER DAR O BRAÇO A TORCER. NO CASO DO DNA, SIGLA EM INGLÊS DE ÁCIDO DESOXI RIBO NUCLEICO COMPOSTO POR: ADENINA, CITOSINA,GUANINA E TININA(ACGT) JÁ QUE VOCÊ GOSTA DAS MINAS ESPLICAÇÕES. p...

  • Fábio (Campinas) - 30/01/2014

    É, científico! Compararam material dos restos mortais encontrados com o DNA de parentes do Pedro.

  • Celso (Belém) - 30/01/2014

    por isso vão estudar um pouquinho de história José Antonio (Limeira) e aD (Aracruz) entes de postarem M... digo Besteira.

  • Celso (Belém) - 30/01/2014

    por isso vão estudar um pouquinho de história José Antonio (Limeira) e aD (Aracruz) entes de postarem M... digo Besteira.

  • Celso (Belém) - 30/01/2014

    Lembro que a Igreja Católica e Apostólica só é Romana por Pedro ter sido Morto e sepultado em Roma. onde foi erguida uma ermida no local de seu Provável de Seu sepultamento próximo ao monte Vatican. o que foi confirmado como verídico, em 1965, com o encontro de seu sepulcro e seus restos mortais. provado cientificamente para que quiser ver.

  • ad (aracruz) - 27/03/2013

    crucificou e crucifica ainda hoje, moralmente, os seguidores da verdade que, como Pedro, não se curvaram diante da tradição equivocada.

  • ad (aracruz) - 27/03/2013

    Pois é José, vc lembrou bem...a ICAR cruscificou o próprio PAPA...

  • José Antonio (Limeira) - 27/03/2013

    Jesus pergunta: Pedro tú me amas, Pedro respondeu, sim, por 3 vezes Jesus pergunta isto, na 3ª vez Pedro responde, Senhor, tú sabes que eu te amo, Jesus responde, então apascenta minha ovelhas, para por aí, Pedro havia negado a CRISTO, mas sua vida foi completamente mudada, mas daí tornar-se PAPA, muito pelo contrário, Pedro era casado tinha filhos, e foi perseguido até a morte juntamente com todos os apóstolos de CRISTO, e quem o perseguiu, os ROMANO a Igreja Católica, matando à todos inclusive a PEDRO, que foi cr...

  • Murilo BArbosa (Picos) - 16/02/2011

    Quem foi Pedro - A tradição afirma e a Bíblia confirma - Pedro foi viuvo, bispo de Roma, martirizado na colina Vaticana, chefe dos apóstolos, humilde ao estremo de pedir para ser crucificado de cabeça para baixo para "não morrer igual ao mestre", foi o primeiro papa da Igreja.Isso é o que sabemos de Pedro.

  • ANTONIO (CURITIBA) - 16/02/2011

    QUERIDOS AMIGOS, IRMÃOS : SIMÃO PEDRO - Quando Simão juntou-se aos apóstolos, ele tinha trinta anos. Era casado, possuía três filhos, e vivia em Betsaida, perto de Cafarnaum. O seu irmão, André, e a mãe da sua mulher viviam com ele. Ambos, Pedro e André, eram sócios de pescaria dos filhos de Zebedeu. O Mestre havia conhecido Simão há algum tempo, quando André o apresentou como o segundo dos apóstolos. Naquele momento Jesus deu a Simão o nome de Pedro, e o fez com um sorriso, para ser uma espécie de apelido. Simão ...

  • ana (rgt) - 15/02/2011

    S.Pedro,foi um grande discipulo,um amigo maravilhoso de Jesus, de total confiança de Jesus e por tamanha lealdade a seu mestre,ficou encarregado,de levar adiante a igreja de Cristo. E fez sem se preocupar se seu fim seria trágico,,,como os outros discipulos tb.