Olá Thais!

Olhando o conjunto das respostas as perguntas dirigidas para nós no site situei outras 4 respostas que vão ao encontro com a pergunta. Assim não vou colocar detalhes maiores na resposta apenas indico o lugar onde você possa encontrar maiores explicações. Tua pergunta sempre despertou curiosidade em todo o estudioso da Bíblia em particular do livro do Apocalipse. Assim para você entender com maior facilidade o texto e mesmo o sentido das palavras, deve dar muita importância ao simbolismo e aos números. O livro do apocalipse esta impregnado desta literatura, é um gênero especial no conjunto dos livros da Bíblia, o gênero apocalíptico, que possui uma linguagem interpretativa própria. Lembro a você outros perguntas já respondidas: 1) Queria saber se o numero 666 é mesmo o número da Besta; 2) É verdade que alguns de nós já tem o número da Besta; 3) Gostaria de saber se realmente o número 666 esta correto, pois existe outro lugares que dizem que não é o número 666 e sim 606; 4) Certa vez ouvi dizer que WWW é o mesmo que 666 em outra língua. Se é verdade em que língua.

 

As duas bestas do apocalipse!

A primeira besta (capitulo 13), vinda do mar com 10 chifres e sete cabeças. (alguns autores interpretam os 10 chifres como sendo as nações que seguem Roma e as sete cabeças representam as sete colinas de Roma. Assim o Império Romano deve o poder que possui ao dragão (Satanás), lembrando a antiga serpente. Satanás entregou ao Império Romano o domínio do mundo.

 

A segunda besta (capitulo 13), possuía dois chifres como um cordeiro mas sua fala era do dragão, estava a serviço da primeira besta. Esta fazia com que a humanidade adorasse a primeira besta.

O texto agora apresenta o nome da besta em Ap 13,18:

Aqui é preciso discernimento! Quem é inteligente calcule o número da Besta, pois é um número de homem: seu número é 666."

Portanto o dragão a primeira Besta (imitação de Deus Pai e Jesus) e a segunda Besta (imitação do Espírito Santo) a propaganda são consideradas caricaturas da Trindade.

Outra chave para entender o significado da Besta: é a Gematria. O funcionamento da Gematria podemos encontrar na resposta da outra pergunta no site.

 

Quem é a besta?

As comunidades e os leitores da Bíblia ao longo da história fizeram muitas interpretações para identificar o número 666 com pessoas importantes e famosas. (Sempre estas pessoas representavam os inimigos). Vejamos algumas:

Alguns protestantes desde os tempos da reforma até hoje ligaram 666 com a figura do Papa.

Políticos americanos ligados ao partido democrata associavam a besta aos presidentes Ronald Regan e George Busch.

Políticos republicanos associavam a John Kennedy, Bill Clinton ou Barak Obama

 

Concluindo:

Existem diversas interpretações para a besta. Indicamos aquilo que a maioria dos estudiosos e historiadores apresentam em suas interpretações. Eles tornam presente os fatores históricos de uma época de perseguições e interpretam os números segundo a gematria hebraica, como foi visto acima no texto.

Longe de interpretações que remetem as profecias do final dos tempos, ou final do mundo, que causam medo e terror e de superstições que envolvem o número 666 e o numero 13. Acreditamos que a mensagem de esperança, e de segurança que vem escondido no texto, é a que mais nos ajuda a entender os símbolos, os números e figuras assustadoras do apocalipse e possamos vivenciar hoje a mensagem do apocalipse.