Uma janela sobre o mundo bíblico

Cronologicamente, depois que Jesus nasceu, ele foi primeiro apresentado no templo ou fugiu para o Egito?



  • Pergunta de Renato , Fortaleza
  • 17569
  • 22/01/2011
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Natal | Jesus |


Vamos ver o que dizem os evangelhos, que são as nossas fontes.

Mateus 2: Jesus nasce, os magos vêm visitá-lo e depois da partida deles um anjo aparece em sonho a José dizendo que a Sagrada Família precisa escapar para o Egito por causa da maldade de Herodes que queria matá-lo. “Ele se levantou, tomou o menino e sua mãe, durante a noite, e partiu para o Egito. Ali ficou até a morte de Herodes”.

Marcos: o evangelista não diz nada sobre a infância de Jesus. O Evangelho começa contanto a pregação do Batista e o Batismo de Jesus.

Lucas 2: Jesus nasce em Belém e é adorado pelos pastores. No oitavo dia foi circuncidado. “Quando se completaram os dia para a purificação deles, segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém a fim de apresentá-lo ao Senhor.

João: também João não conta nada sobre a infância de Cristo. Começa o evangelho com o famoso prólogo, sobre o verbo (“No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus”) e, em seguida, começa a contar, como Marcos, a pregação de João Batista e o batismo de Jesus.

Em síntese, Mateus diz que a Sagrada Família fugiu para o Egito logo após a visita dos magos, sem falar da apresentação ao Templo e Lucas fala que o menino foi apresentado ao Templo, sem mencionar a fuga para o Egito. Isto significa que não temos um evangelho que conte ao mesmo tempo os dois acontecimentos, em modo tal que possamos tirar uma conclusão cronológica.

Lucas diz que o Menino foi apresentado ao Templo “segundo a lei de Moisés”. Isto significa que teria sido levado ao Templo quanto tinha 1 mês de idade, conforme as informações que temos em Números 18,15-16: “Farás resgatar o primogênito do homem... Tu o resgatarás com um mês de idade”. É impossível pensar que a Sagrada Família tenha ído para o Egito e voltado num período de tempo inferir a 20-30 dias. De Belém até o Cairo são aproximadamente 600 quilômetros em linha reta! Portanto, concluindo, se a Sagrada Família fugiu mesmo para o Egito, isso aconteceu somente depois da apresentação do Menino no templo.

17569 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook