O que o livro de Joel e suas profecias representa para nós nos dia atuais, principalmente 3,13?

Pergunta de Edilson , Itapevi
Resposta de Luiz da Rosa, em 23/05/2007


Leia mais sobre Profetas Joel

O livro de Joel faz parte dos profetas. É um livro pequeno, de apenas 4 capítulos. Provavelmente foi escrito depois do Exílio em Babilônia, por volta do ano 400 antes de Cristo. O livro é formado por duas partes: na primeira o profeta, depois do desastre provocado pela invasão de gafanhotos na região da Judéia, convida a uma liturgia de luto e súplica. A essa liturgia YHWH responde prometendo o fim da calamidade e a volta da abundância; na segunda parte temos o julgamento das nações e a vitória de YHWH e de Israel. Na segunda parte temos o predomínio de uma linguagem apocalíptica que pode nos confundir, onde é anunciado o grande juído divino, com o qual se abre o tempo escatológico, o tempo da restauração do paraíso. Predomina o tema do Dia de YHWH.

Alguns interpretam a primeira parte, a história da invasão dos gafanhotos, como uma figura simbólica: os gafanhotos seriam o exército de Deus, que é enviado para executar o juízo, o dia de YHWH. Os fiéis podem se salvar desse juízo graças a oração e a penitência.
A segunda parte tem uma perspectiva futura: fala de um juízo futuro, que às vezes pode ser confundido como o fim do mundo. Na verdade é típico dos profetas: de uma situação concreta o escritor sagrado encontra força para exortar o seu leitor para situações futuras.

A mensagem central é a misericórdia de Deus. Joel sublinha que YHWH perdoa e a sua ira se acalma se o povo se dispõe a mudar de vida, de atitude.

Outra mensagem importante do profeta é o tema da efusão do Espírito Santo (3,1-2). O Novo Testamento retoma estes versículos quando fala da Pentecostes (At 2,16-21).

O aspecto social no qual nasce o livro pode nos auxiliar a tirar uma mensagem para hoje. Israel é dominado pelos persas. É tempo de crise; a vida dos hebreus está ameaçada. Porém a mensagem do profeta é clara: Deus pode transformar, com a colobaração dos fiéis, a crise em vitória definitiva. A linguagem apocalíptica não pode interferir na nossa compreensão do texto. Lembre sempre que quando, na Bíblia, lê algo que fala dos “últimos tempos”, do “fim do mundo” você está lendo uma mensagem de esperança. O “fim do mundo” na bíblia, na linguagem apocalíptica, não é catástrofe, mas é finalidade, ponto de chegada, meta. E o sonho de Deus é a salvação de todos, que exige, porém, participação ativa de cada um.

Infelizmente, Edilson, houve um erro na sua pergunta, pois não há o versículo 3,13, visto que o capítulo 3 termina com o versículo 5. De qualquer forma, repetindo, não devemos interpretar a linguagem apocalíptica como algo de assustador, mas como uma mensagem de esperança, não só para o futuro que há de vir, mas para a nossa situação presente.

Sugiro a leitura de “Como ler o livro de Joel. Profeica em tempos de crise”, de Luiz Rossi, publicado pela Paulus.

16740 visitas

15 comentários

Postar um comentário

  • Jaime Dias (Curitiba Pr.) - 17/10/2014

    FABRICIO ALVES diz: (Tal dia vai iniciar-se com o arrebatamento da Igreja, 1Ts 4: 15-17; 5: 2 (?); inclui os sete anos de tribulação, que é a última semana de Daniel, 9: 24-27, e culminará com o retorno de Cristo com sua Igreja (?) para reinar sobre a terra, Ap 20: 1-6. === Desculpe-me Fabrício, mas tenho que fazer aqui, outra observação: As teologias Pré, Meso e Pós-tribulacionistas sem o conhecimento profético, tem feito desse tema uma verdadeira salada! O Dia do Senhor, começa ainda “ANTES” da Vinda de Jesus, ...

  • Jaime Dias (Curitiba Pr.) - 17/10/2014

    Amigo FABRICIO ALVES , muito boa a tua pregação, parabéns! Só uma observação. Você disse que:...Um exército preparado contra Judá, 2: 1-11. Joel anuncia que estava prestes a acontecer uma grande invasão militar (?). Isto não é verdade! Confundir o dia do Senhor - a Vinda de Jesus com seus exércitos, com uma invasão militar contra Judá, é um erro grasso de interpretação bíblica. Espero que corrija tão grande erro. Email:Jaime.ap@hotmail.com

  • Edneia (Pres.Prudente) - 17/10/2014

    nã entendi o porque voce disse que não existe no cap 3 de Joel, o vers13:Lançai a foice, porque está madura a seara,vinde pisai,porque o lagar está cheio,os seus compartimentos transbordam,porquanto a sua malícia está grande.

  • Pr Cleber (Bragança PTA) - 07/12/2011

    Não há nehum O fato de o livro de Joel ter em algumas versões da Bíblia o Cap 4. e outras não, não significa que há um problema com o texto Bíblico. O Texto Bíblico é o mesmo, só há uma diferença na divisão de Capítulos. Lembrando CAPITULOS E VERSICULOS Não são inspirados, isso foi uma ferramenta desenvolvida para nos ajudar na leitura do texto. Abraço

  • HIGOR SILVA SANTOS (ITABUNA) - 25/10/2010

    O LIVRO DE JOEL SÓ EXISTE 3 CAPITULOS.

  • FABRICIO ALVES (porto de sauipe(bahia)) - 14/09/2010

    meus amados a paz do SENHOR. JOEL CUJO NOME SIGUINIFICA O SENHOR É DEUS INDENTIFICA-SE NA BIBLIA COMO FILHO DE PETUEL SUAS NUMEROSAS REFERENCIAS A SIÃO E A JERUSALEM E AO MINISTERIO DO TEMPLO SUGERE TER SIDO ELE UM PROFETA SACERDOTAL QUE PROCLAMOU A VERDADEIRA PALAVRA DO SENHOR. LEVANDO-SE EM CONTA QUE JOEL NÃO MECIONA ALGUM REI O EVENTO HISTORICO NÃO SE PODE DETERMINAR O PERIODO DO SEU MINISTERIO ACREDITA-SE TER ELE EXERCIDO O SEU MINISTERIO NA EPOCA DOS EXILADOS TEREM VOLTADO A JERUSALEM E REEDIFIADO O TENPLO...

  • vilmar (goias) - 16/08/2010

    eu greio em Deus tambem que voce emeio as lutas e percequicao grendo nele pode vencer aceite como seu sauvador ai voce vai vencer como estar escrito em joel 2-32. e ha de ser que todo aquele que invocar o nome do senho sera salvo. apas do senhor.

  • neilson (juazeiro do norte) - 20/03/2010

    Caro irmão robinho, Pela sua duvida sobre, será que escreveram errado a bilbia pentecostal,não isso não poderia ocorrer porque? antes dela chegar na sua mão existem programas de apoio que fiscalizam a sua publicação, através da sociedade Bíblica do Brasil(SBB), por exemplo a minha bliblia é de estudos traduzida por João Ferreira de Almeida, chamada Biblia do pregador e observei que no livro de joel do cap. 3 contem 21 versicolos. como o Ramom fala nada neste livro pode ser acrescentado ou retirado. e se alguem viol...

  • ramom (jamacarú) - 20/03/2010

    Não consigo ver algo veridico quando se diz que o cap. 3 de joel só existem 5 ver. ppr que diz lá em apocalipse 22-18,19 fala que se alguem fizer qualquaer acrescimo, Deus lhe acrescentará as pragas neste livro; e se alguem tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará o seu nome do livro da vida. Então muito cuidado sobre o que vais falar e sobre o que irá dizer por que a mão de Deus pode pesar sobre essa pessoa.

  • Raphaely (13) - 18/03/2010

    vc q esta lendo e observando este site,vc vai perceber q so JESUS sauva e librta de todo pecado!tenho 13 anos,congrego na I.E.P.Familia viva de Juazeiro do Norte.Uma cidade cheia de idolatrias e falssos profetas é uma verdadeira Sogoma ou Gomorra,+ agradesso a Deus por ele ter dado a mim e a minha iramã gemea um ministerio de louvor(somos uma levita,e toco violao)e tudo para hora e gloria do SENHOR JESUS!!

  • wesley henrique rosa dos anjos. (salto) - 06/02/2010

    as pesoas que estejan leno essa mensagen.. qreian en deus emaus com deus a sua vida é ben melhor vamos fazer uma nova éra uma éra que todos glorifican o nome do senhor... deus tem um proposito na sua vida eu tenho 12 anos e ele ja tem na minha puriso nao desista de deus ele ama sua vida....

  • deise souza (rio de janeiro) - 28/10/2009

    irmão, minha bíblia tem joel capítulo 3 até o verso 21. Existe bíblia evangélica diferente da minha? Irmão sou professora da escola dominical e estou sentindo muita dificuldade no livro de joel, o título da lição neste domingo será derramarei o meu espírito a promessa da efusão e democratização do Espírito! O irmão poderia me ajudar? No aguardo...

  • robinho (itabuna-ba) - 27/10/2009

    também não entendir o cap 3 só tem 5 versiculos,então a biblia de estudo pentecostal foi escrita com esse erro.

  • Luiz (Roma) - 16/05/2008

    Depois do seu comentário fui conferir. Normalmente a Bíblia que uso é aquele de Jerusalém. De fato, nesta versão, o capítulo 3 tem apenas 5 versículos. Depois vem o capítulo 4. Na Almeida, em Joel não existe o capítulo 4, enquanto que o capítulo 3 tem 21 versículos. Portanto você tem razão quanto à existência da citação 3,13, mas é necessário especificar que é na versão Almeida, pois é uma numeração particular, que difere da maioria das bíblias e discorda, por exemplo, da Bíblia Hebraica Stuttgartensia, base da mai...

  • levi alves (suzano/sp) - 15/05/2008

    Fiquei confuso quando li nessa resposta a informação de que não existe v.13no cap.3 de joel, será que entendí alguma coisa errada?