O livro de Joel faz parte dos profetas. �? um livro pequeno, de apenas 4 capítulos. Provavelmente foi escrito depois do Exílio em Babilônia, por volta do ano 400 antes de Cristo. O livro é formado por duas partes: na primeira o profeta, depois do desastre provocado pela invasão de gafanhotos na região da Judéia, convida a uma liturgia de luto e súplica. A essa liturgia YHWH responde prometendo o fim da calamidade e a volta da abundância; na segunda parte temos o julgamento das nações e a vitória de YHWH e de Israel. Na segunda parte temos o predomínio de uma linguagem apocalíptica que pode nos confundir, onde é anunciado o grande juído divino, com o qual se abre o tempo escatológico, o tempo da restauração do paraíso. Predomina o tema do Dia de YHWH.

Alguns interpretam a primeira parte, a história da invasão dos gafanhotos, como uma figura simbólica: os gafanhotos seriam o exército de Deus, que é enviado para executar o juízo, o dia de YHWH. Os fiéis podem se salvar desse juízo graças a oração e a penitência.
A segunda parte tem uma perspectiva futura: fala de um juízo futuro, que às vezes pode ser confundido como o fim do mundo. Na verdade é típico dos profetas: de uma situação concreta o escritor sagrado encontra força para exortar o seu leitor para situações futuras.

A mensagem central é a misericórdia de Deus. Joel sublinha que YHWH perdoa e a sua ira se acalma se o povo se dispõe a mudar de vida, de atitude.

Outra mensagem importante do profeta é o tema da efusão do Espírito Santo (3,1-2). O Novo Testamento retoma estes versículos quando fala da Pentecostes (At 2,16-21).

O aspecto social no qual nasce o livro pode nos auxiliar a tirar uma mensagem para hoje. Israel é dominado pelos persas. �? tempo de crise; a vida dos hebreus está ameaçada. Porém a mensagem do profeta é clara: Deus pode transformar, com a colobaração dos fiéis, a crise em vitória definitiva. A linguagem apocalíptica não pode interferir na nossa compreensão do texto. Lembre sempre que quando, na Bíblia, lê algo que fala dos �??últimos tempos�?�, do �??fim do mundo�?� você está lendo uma mensagem de esperança. O �??fim do mundo�?� na bíblia, na linguagem apocalíptica, não é catástrofe, mas é finalidade, ponto de chegada, meta. E o sonho de Deus é a salvação de todos, que exige, porém, participação ativa de cada um.

Infelizmente, Edilson, houve um erro na sua pergunta, pois não há o versículo 3,13, visto que o capítulo 3 termina com o versículo 5. De qualquer forma, repetindo, não devemos interpretar a linguagem apocalíptica como algo de assustador, mas como uma mensagem de esperança, não só para o futuro que há de vir, mas para a nossa situação presente.

Sugiro a leitura de �??Como ler o livro de Joel. Profeica em tempos de crise�?�, de Luiz Rossi, publicado pela Paulus.