Gostaria que você comentasse sobre o Lucas 16,19-31 a respeito dos dois personagens, o rico e Lázaro no que diz respeito à Fé. O texto não diz se Lázaro é uma pessoa crente, de fé, mas apenas um excluido. No entatanto foi para o seio de Abraão. Por outro lado, o texto também não esclarece se o rico era uma pessoa má, se tinha alguma fé. Apenas era um bom vivant e foi para o lugar de tormento. Gostaria de saber qual foi o mérito de Lázaro em ser justificado e o demérito do rico em não sê-lo. Ressalte-se que não estou criticando ou discordando. Só querendo entender teologicamente. Muito obrigado

Pergunta de Antonio Alves do Rosario, Brasilia Distrito Federal
Resposta de Ombretta Pisano, em 23/04/2007


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Antonio, a insistência sobre o contraste entre rico e pobre, sobre o uso correto dos bens materiais é típica na teologia de Lucas, que traz muitos ensinamentos de Jesus sobre o tema.
Apresentando um exemplo, o exegeta Joseph Fitzmeyer (Luke the theologian, 1989) sublinha como no Evangelho de Marcos (1,18.20) os discípulos são convidados por Jesus a deixar as suas redes e a segui-lo, enquanto que em Lucas 5,11 Jesus diz para os discípulos para “deixar tudo”. Há outros textos em Lucas onde aparece o contraste entre ricos e pobres: 1,53; 3,11.14; 4,18; 6,20-24; 14,13 - além do texto da nossa parábola, 16,19-31.

Tendo presente essa introdução, abre-se uma possível perspectiva em relação ao texto citado por você: em primeiro lugar é frisada a relação entre rico e pobre. O contexto da narração na qual aparece a parábola parece que confirma esta tese. Estamos dentro de um capítulo no qual o ensinamento sobre o Reino de Deus e os critérios para entrar nele são protagonistas e a nossa passagem em particular encerra uma sessão na qual encontramos muitas referências à riqueza: a parábola do administrator desonesto (16,1-8), o ditado sobre Deus e Mammona (16,9-13), sobre os amantes do dinheiro (16,14-15), sobre as exigências para entrar no Reino (16,16-18). Esta passagem sobre o pobre Lázaro e o rico traz o doutrina cristã sobre a relação entre riquezas materiais e o Reino de Deus: as conseqüências reais e irremediáveis do comportamento da pessoa não em conformidade com a “lei dos profetas” (16,29) se manifestarão depis da morte.

Lendo a passagem nos damos conta, primeiro de tudo, do fato que o rico, ao contrário do pobre, não tem nome. Se considerarmos que na Bíblia o ‘nome’ tem um significado profundo, pois manifesta a identidade e a intimidade da pessoa, o fato que o nome do rico não vem dito certamente tem um sentido. Na verdade exatamente aquilo que materialmente (no sentido capitalista) ‘dá o nome’ a uma pessoa, ou seja, a riqueza, os honores, os vestidos chiques, na visão de Deus tem um efeito contrário: o anonimato absoluto. Estamos diante de uma pessoa que no Reino de Deus é desconhecida e, em certo sentido, desconhecida até mesmo por Deus (lembremos aquilo que Jesus diz às “virgens espertas” em Mateus 25,12, sempre quando fala do juízo e da entrada e esclusão do Reino: “na verdadevos digo: não vos conheço!”). A riqueza tratada como faz o rico da parábola tem, diante de Deus, a consequência de apagar o próprio ‘nome’.

O pobre lázaro, invés, que se encontra na situação limítrofe de uma doença repugnante e da fome, que ‘jaz’ imóvel, dependendo completamente da piedade dos outros, é conhecido pelo nome: pelo rico, não apenas por que convive, mas por que é um impotente e, por isso, está à mercê do potente, que conhece tudo sobre ele, que lhe tem nas suas mãos. É conhecido, portém, também no Reino dos Céus (Abraão lhe chama por nome), mesmo se os motivos deste previlégio não são ditos na parábola.
Outro contraste surge com a morte dos dois personagens. O destino humano que faz com que sejamos todos uguais, a morte, revela-se como ponto crucial através do qual a situação se transforma, se rivolta. Isto se vê já através dos vocábulos utilizados: enquanto Lázaro (que não tem ninguém que lhe sepulte) é ‘conduzido ao sieo de Abraão’, o rico é ‘sepultado’ e basta. Lázaro condivide o detino dos profetas, no seio de Abraão, mas o rico se encontra agora abaixo, lá onde estava Lázaro durante a sua vida terrena. Agora é o rico que tem que levantar os olhos para cima, para rogar piedade.

O rico, que se dá conta do seu comportamento errôneo e que também sabe que já não existe mais nada a fazer para remediar o mal feito, se preocupa pelos seus parentes; deseja que não tenham o mesmo destino que coube a ele. Eu creio que é a conclusão da narração que nos ilumina de forma clara e nos ajuda a encontrar uma explicação à sua pergunta.
A “Lei” e os “Profetas” (leia-se, com esta expressão, o resumo de todo o ensinamento do Antigo Testamento, do Pentateuco a aos profetas) são os critérios para o comportamento correto na vida, o critério que nunca foi tido em consideração pelo rico, um parâmetro que sempre acompanha a vida daqueles que se definem fiéis a Deus.

A atuação do rico durante o nosso texto sublinha como ele é o protagonista da parábola. Ele não praticou a justiça comandada pela Lei e pelos Profetas e isto lhe excluiu do Reino. Condividem o seu destino todos aqueles que repetem o seu modo de agir e que não escutam nem mesmo aquele que ressuscitou dos mortos que, vivo, continua proclamando a mesma doutrina.

Díziamos que nada é dito sobre o motivo do privilégio de Lázaro, o pobre. Não é sem razão: quem escuta o ensinamento que traz a parábola não deve se preocupar com este particular. A atitude daquele que ‘faz justiça, prescinde dos juízos sobre a ‘dignidade’ daquele que encontra diante de si. A única coisa que interessa é escutar o grito do pobre. Podemos aqui lembrar uma outra narração, que traz uma doutrina parecida, ou seja, a parábola do Bom Samaritano, que Jesus usa como exemplo para responder à pergunta sobre “quem é o meu próximo”. Porém também aqui somos convidados a mudar a nossa pergunta, que deve ser “o que tenho que fazer EU para entrar no Reino de Deus?”

Para responder de modo mais esplicito à sua pergunta, Antonio, no texto de Lucas não tem nenhuma importância o fato que Lázaro tenha ou não fé. Importa invés que o rico se comporta como alguém que não tem nenhuma. Entrar no Reino de Deus é questão de justiça, de justiça na relação com os outros realizada com os próprios bens e a própria posição; depende de como respondemos ao pedido de piedade e justiça, independentemente dos méritos de quem está fazendo o pedido, pois não cabe a nós estabelecer quem, entre aqueles que nos suplicam ajuda, seja digno de entrar no seio de Abraão.

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10 comentários

Postar um comentário

  • Genésio Carvalho (Montes Claros (MG)) - 06/05/2013

    Encontrei um estudo que, certamente, resolveu as minhas dúvidas. Veja: http://www.jesusvoltara.com.br/atuais/rico_lazaro.htm

  • Carlos Mourão (Bragança Paulista) - 31/10/2011

    Os mortos estão conscientes ou inconscientes?

  • Rodrigo (Fernandopolis) - 29/07/2011

    Não tenho certeza em ralação aos cães, mas as chagas são os pecados!! Os cães acredito que são quem se beneficia com o pecado, que na verdade são as hostis espirituais da maldade!!

  • Antonio (Londrina) - 10/09/2010

    Jesus contou esta parábola para mostrar aos judeus o quanto eles eram avarentos. Partindo do principio que Jesus mesmo disse que a salvação vem dos Judeus, eles então imaginavam que somente eles seriam salvos. O fato do mandigo padecer necessidades e viver de migalhas, demonstrava exatamente a posição mesquinha desses judeus. Receberam a palavra de Deus em vida, mas eles não foram transformados com os ensinos de Jesus. Inclusive várias foram a situações em que o proprio Jesus se manifestou a eles demosntrando que s...

  • RODRIGO ALVES DIONISIO (Fernandopolis) - 19/08/2010

    Ad, "quem olha apenas a letra do homem, não enchegar a Palavra de Deus"
    Lembre-se que a Bíblia existe, tal qual a conhecemos, pelo trabalho realizado pela "tradição imbecil" (citando suas próprias palavras), que por muitos anos transmitiu os textos de forma apenas oral, em forma de parábolas, poesias, Histórias.

    Lembre-se:
    1. "Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: imbecil, será réu do sinédrio; e qu...

  • CRISTINA (Umuarama) - 04/03/2010

    Ontem ouvi esta prepação na TV. Fiquei pensando o que Deus quer falar comigo, hoje por acaso abri esta pagina procurando Lucas 16.11 ref curso de finança q estou fazendo na igreja e meus olhos saltaram justamente neste estudo.Deus me abriu os olhos e so veio a confirmar o q ele quer de mim. Deus lhe abençoe.

  • Luiz (Roma) - 30/11/2008

    Eliezer, penso que nesta parábola não há nenhum aceno a conflitos com os judeus. Esta visão, influenciada por uma cultura anti-semítica, é tipica de uma leitura posterior. O texto, como insistiu a Ombretta, quer sublinhar que é necessário escutar o grito do pobre. Outros detalhes, como sempre acontece com as parábolas, são superficiais. Jesus, lembramos, era um judeu e sua polêmica nunca era com o judaísmo em si, mas, às vezes, com certas práticas e correntes existentes dentro do judaísmo, que, além do mais, eram c...

  • Eliezer (São Paulo) - 29/11/2008

    Achei excelnet seu estudo, muito bom. Porém gostaria de saber se por acaso Jesus não estaria falando nessa parabola do Rico e do Lázaro, o rico representando os judeus que são presunçosos e acreditam terem meritos e direitos a salvação. E também no caso de Lázaro não estar representando os gentios, e demais povos, que após a morte e ressureição de Jesus passam serem feitos participantes da salvação. TAMBÉM GOSTARIA DE SABER QUANDO NO VERSICULO LUCAS16:21 DIZ QUE OS CÃES LAMBIAM-LHE AS CHAGAS. ( Seria essa ch...

  • josemir medeiros da silva (PARNAMIRIM-RN) - 25/08/2008

    bem, compreendo perfeitamente a questão por Antonio, faz sentido, mas gostaria de obter um outro ponto de vista sobre esta passagem, já que entendo que "literalmente" Jesus se refere a condição de vida após morte. Com nossos sentidos e lembranças. E em determinada passagem biblica Jesus diz que depois de mortos seremnos como os anjos. Assim, como podemos ser como os anjos, que não têem laços familiares e notamos bem nesta passagem ( Lucas 16) que o rico lembra perfeitamente de seus familiares? É engraçado, né? ...

  • Romeu Carlos Araujo (Rio Branco) - 26/04/2008

    O irmão antonio fez uma pergunta teologica. e a resposta foi teologica. Eu pergunto. Eu nao quero respostas teologicas gostaria de ter respostas de vida. onde esta a vida nesta parabola? a teologica me mata. como posso me alimentar desta parabola?