Sabemos bem da polêmica questão dos “primos” ou “irmãos” de Jesus. O Novo Testamento fala simplesmente de “irmãos” (adelfoi)de Jesus, que católicos interpretam como “primos” e, em linha geral, os protestantes afirmam que efetivamente são “irmãos” (veja nesse link uma explicação detalhada). Nós, seguindo a linha de pensamento católica, pensamos que os escritores do Novo Testamento, em seu contexto semítico, usam esse vocábulo grego para dizer que eram da família de Jesus.

Para responder sua pergunta, vejamos as citações bíblicas onde aparece a expressão “Irmãos de Jesus” e definir quem eles são, se eventualmente são apóstolos.

  1. 1. Mateus 13,53-58 (Marcos 6,3-5):as pessoas se perguntam sobre a origem do comportamento de Jesus (de onde?). Mas os seus conterrâneos sabem bem de onde ele vem: conhecem os seus irmãos e sua mãe por nome e as irmãs estão entre eles. São mencionados como irmãos de Jesus: Tiago, José, Simão e Judas. Fala-se também de “irmãs”, sem citar nome.
  2. Marcos 3,20-21.31-35: a mãe de Jesus, os seus irmãos e irmãs vêm encontrar Jesus, pois creem que tenha enlouquecido. Jesus, ao invés, redefine o conceito de família.
  3. João 2,12, depois das bodas de Caná, diz que Jesus se encontra em Cafarnaum, com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos. Em Jo 7,3.5.10 se sublinha a distância que existe entre Jesus e seus irmãos: não são do mesmo mundo.
  4. Nos Atos dos Apóstolos e nas cartas de Paulo os irmãos de Jesus aparecem como membros importantes da primeira comunidade cristã. Atos 1,14 conta que entre os membros da comunidade de Jerusalém estavam a mãe e os irmãos de Jesus. Em 1Coríntios 9,5 os irmãos do Senhor são colocados entre os apóstolos e Cefas, como líderes da comunidade cristã. Em Gálatas 1,19 é lembrada a visita de Paulo a Jerusalém, onde, além de Cefas, encontrou Tiago, o irmão do Senhor.

Baseando-nos nas informações bíblicas podemos ver quem são essas 4 pessoas mencionadas: Tiago, José, Simão e Judas. Há três nomes que coincidem com nomes dos apóstolos.

  • Tiago: é um caso bastante problemático, pois existem ao menos 3 “tiagos” no Novo Testamento: Tiago Maior - filho de Zedebeu, irmão de João e apóstolo; Tiago filho de Alfeu, também apóstolo, dito “Menor”; Tiago pai do apóstolo Judas. O Irmão de Jesus seria um desses ou ainda um 4 tiago? Várias pessoas o identificam com o apóstolo Tiago Menor, mas não há consenso, pois uma hipótese muito acreditada e seguida pela maioria dos historiadores diz que é o líder da igreja de Jerusalém, que não era apóstolo e autor da Carta de Tiago, portanto, uma quarta pessoa na Bíblia.
  • José: não é um nome de apóstolo. Era um nome muito comum e na história da igreja nunca foi bem identificado.
  • Simão. Esse era o nome do apóstolo Pedro. Obviamente não se trata da mesma pessoa e, portanto, esse ‘irmão’ de Jesus não foi um apóstolo. Muitos pensam que tenha sido o segundo bispo de Jerusalém, após Tiago.
  • Judas: esse é outro nome encontrado na lista dos apóstolos, onde aparecem Judas Tadeu e Judas Iscariotes. Muitos pensam que o “irmão” de Jesus seja o apóstolo Judas Tadeu. Há também quem pensa que coincida com Tomé, graças a uma hipótese bastante complicada. Mesmo assim permanece incerta a sua identificação como apóstolo.

Em relação aos pais desses 4 “irmãos”, além das “irmãs” que não têm nome, a maioria pensa que eles sejam filhos de Cléofas, que poderia ser um dos discípulos de Emaús (Lucas 14,18), que a tradição diz ser irmão de José, o pai de Jesus, e Maria, dita, em João 19,25, “mulher de Clopas”, Irmã da mãe de Jesus. Eles seriam portanto sobrinhos de José e Maria, pais de Jesus, e seus primos-irmãos.

Há uma outra hipótese, muito difundida na igreja ortodoxa, que diz que eram filhos de José, fruto de um matrimônio precedente daquele com Maria. Nesse caso, por parte de pai, seriam irmãos de Jesus.