Olá Anthony de Porto Alegre - RS

A bíblia não fornece muitos detalhes de Jael, era uma daquelas mulheres da Bíblia sobre as quais não temos muitos escritos ou mesmo antecedentes. O livro de Juízes narra o relato de sua história, sendo ela beduína e esposa de Heber, o queneu. O nome Jael significa “cabra da montanha”. Porque Jael matou Sisera, podemos considerar como uma missão dada por Deus para que Israel retorna-se a liberdade, tendo estado nas mãos dos cananeus por mais e 20 anos.

Antes de falarmos mais sobre Jael, temos que falar sobre o que estava acontecendo em Israel na época. Israel estava em guerra com os cananeus e buscavam sua liberdade.

Os israelitas foram dominados por Jabim rei de Canaã por se afastarem de Deus.

Juízes 4 nos diz que Deus “entregou Israel na mão de Jabim, rei de Canaã” porque os israelitas estavam fazendo o que era mau aos Seus olhos.

Como Jael matou a Sisera?

“Então Jael, mulher de Héber, tomou uma estaca da tenda, e lançou mão de um martelo, e chegou-se mansamente a ele, e lhe cravou a estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra, estando ele, porém, num profundo sono, e já muito cansado; e assim morreu”. (Juízes 4,21) Bíblia Almeida

“E eis que, seguindo Baraque a Sísera, Jael lhe saiu ao encontro, e disse-lhe: Vem, e mostrar-te-ei o homem que buscas. E foi a ela, e eis que Sísera jazia morto, com a estaca na fonte”. (Juízes 4,22) Bíblia Almeida

Contudo, a guerra não foi vencida por este único ato, mas este foi o começo do fim do reinado dos cananeus sobre Israel.