Olá Alicia de Vila Velha - ES

Respondendo sua pergunta da existência ou não de um lenço no túmulo de Jesus depois da Ressurreição.

De forma simples podemos dizer que sim. Era costume dos Judeus enterrar seus mortos envolvidos em um lençol. No caso de Jesus não foi diferente, Lucas narra segundo os costumes dos judeus e de seus discípulos que o sepultaram depois que foi autorizado pela autoridade Romana de Jerusalém.

Podemos nos ater nas passagens de Lucas e João que falam deste fato. Tanto um como o outros descreve a presença de panos ou lençóis, pelo chão do sepulcro, de forma clara.

Lucas por não ter conhecido Jesus e menos ainda os costumes Judaicos pois era um pagão convertido, traz o texto de forma mais simplificada. Vejamos 24,12:

Pedro, contudo, levantou-se e correu ao túmulo. Inclinando-se, porém, viu apenas os lençóis. E voltou para casa, muito surpreso por aquilo que tinha acontecido. (Lucas 24,12) Bíblia de Jerusalém.

O que escreve João; Sabemos que João sempre estava próximo de Jesus, era considerado o discípulo amado, o mais novo, e sua descrição é mais completa, mas não omite na narração os lençóis que o envolviam. Vejamos o texto João 20,5-7:

“Inclinando-se, viu os panos de linho por terra, mas não entrou.7Chega então, também Simão Pedro, que o seguia e entrou no sepulcro, vê os panos de linho por terra e o sudário que cobrira a cabeça de Jesus. O sudário não estava com os panos de linho ao chão, mas dobrado em um lugar à parte”. (João 20,5-7) Bíblia de Jerusalém.

A resposta poderia se alongar comentado, o sentido teológico dos panos de linho no chão, e do sudário dobrado em um lugar à parte. Mas vamos deixar para outra vez.