Considerado como um substantivo masculino utilizado muito em estudos religiosos, que definem como uma doutrina onde o universo está contido em deus (ou nos deuses), mas deus (ou os deuses) é maior do que o próprio universo.

De uma outra maneira conceituamos o Panenteísmo como uma visão de Deus na qual “Deus e o mundo são ontologicamente distintos e Deus transcende o mundo, mas o mundo está em Deus ontologicamente”

 

O Panenteísmo na filosofia.

Um olhar filosófico do termo panenteísmo se refere ao termo criado pelo pensador alemão Christian Krause 1781-1832 designando sua doutrina, que se caracteriza como uma síntese entre o teísmo e o panteísmo, calcada na suposição de que a totalidade do universo está situada no interior de uma única divindade primordial.

 

Diferenças entre Panenteísmo e Panteísmo:

Existe distinções entre o panenteísmo e o panteísmo. O substantivo panteísmo tem origem no grego: pan-tudo; theos=Deus) afirma que tudo é Deus e Deus é tudo. Sustenta que Deus e mundo são idênticos; que o mundo não é criatura de Deus mas o modo necessário de existir de Deus.

Tanto o Panenteísmo e Panteísmo são concepções monistas (crença de que tudo é Deus). A diferença é que, panenteísmo é uma mistura de monoteísmo teista e panteísmo. Crença de que o universo é uma espécie de Deus pessoal.

No Panteísmo entendemos que o Universo é Deus e não faz mais afirmações a partir daí.

Por outro lado sabemos que o "panenteísmo" tem uma enorme força dentro das mais diversas vertentes místicas do judaísmo que, crer em reencarnação, em unidade do homem e Deus, em uma espécie de "círculo de Sansara", em uma espécie de "Karma", em uma espécie de "véu de Maya", em uma espécie de "Avidia", em uma espécie de "Moksha", em uma espécie de "nome e forma", ego (Ahamkara), "eu", e "meu" etc.