Olá Aurea Barbosa Moreira do Rio de Janeiro!

Responder sua pergunta é entrar num assunto vasto, com muitos pontos para serem entendidos, refletidos e que podem até mudar nossa vida. Esta resposta não tem a pretensão de abordar todos os aspectos a respeito da missão de Jesus enviado do Pai até a humanidade para nos salvar.

Falar em salvação que todos nós buscamos, para isto colocamos em pratica o que Jesus nos ensinou e que culmina em nossa salvação.

Destacarei alguns aspectos do que segundo sua pergunta “O que foi necessário para Jesus nos salvar” a resposta servirá para dar início de estudo de sua parte:

O verbo ser usado no tempo passado “foi” já nos ajuda a delimitar a resposta.

O que foi preciso:

A salvação da humanidade foi tarefa para Jesus como filho de Deus.

  • foi preciso que a humanidade estivesse sem rumo, por decisões do homem. Imaginando caminhar sozinho cada vez se distanciou mais de Deus.
  • foi preciso que a humanidade estivesse perdida, para que Jesus pudesse salvá-la. O estar perdido da humanidade fala do motivo da vinda de Cristo aqui na terra. Jesus veio buscar o que estava perdido
  • foi preciso que Jesus se encarnasse na forma humana. Assumindo a forma humana da humanidade em sua encarnação e possibilitou a salvação em sua divindade. Entender está ação divina é muito complicada para a humanidade.
  • foi preciso que Satanás agisse na humanidade para que Cristo o combatesse, e o identificasse como todo o mal gerado na humanidade. Jesus veio para dar vida e em abundância.
  • foi preciso que ele animasse seus discípulos e dissesse: “Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28,20) Bíblia de Jerusalém.
  • foi preciso que as pessoas permitissem que Jesus estivesse a própria vida neles. A pessoa passaria ser um outro Cristo.
  • foi preciso que Deus Pai desse o ser humano a ele.
  • foi preciso que a pessoa abrisse a porta de seu coração: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Apocalipse 3,20) Bíblia de Jerusalém.