Olá Rogério Pfaffmann Diniz de São Joaquim da Barra - SP

Para melhor entender o dia das duas Páscoas a Judaica e a cristã.  Vamos olhar o calendário de 2022.

Para os cristãos celebrou-se a Páscoa no dia de17 de abril domingo de Páscoa.

Enquanto que a Páscoa Judaica ocorre no período do entardecer de 15 de abril ao entardecer de 23 de abril.

Assim a Páscoa Cristã embora sempre acontece no domingo, a Páscoa Judaica tem duração de 1 semana.

Outro motivo é que a Páscoa Judaica segue o calendário Judaico que se baseia nas 4 fases da lua, sendo que sempre acontece na lua cheia do mês de Nissan, ao entardecer do décimo quarto dia.

 

Ainda sobre a data da Páscoa

No início até por volta do século IV embora, as duas comemorações fossem realizadas no mesmo período, o Concílio de Niceia, em 325 d.C., decidiu que, por ter significados diferentes, não era obrigatório que judeus e cristãos realizassem a Páscoa na mesma data.

No calendário judaico, a Páscoa é uma das festas de peregrinação, comemorada no mês de Nissan, ao entardecer do décimo quarto dia.

O Pessach no judaísmo inicia-se na primeira Lua Cheia do equinócio de primavera, no Hemisfério Norte, e equinócio de outono, no Hemisfério Sul, sendo comemorado durante oito dias.

O dia da Páscoa cristã, ou seja, a ressurreição, é celebrado no domingo, após a primeira Lua Cheia do equinócio. Assim a Páscoa cristã e a Páscoa acontecem em tempos aproximados, mas não no mesmo domingo como a Páscoa cristã. Como seguimos o calendário solar existe variações de até 1 mês no domingo que se celebra a Páscoa.

Leia mais sobre a data da Páscoa