A palavra de origem hebraica �??satanás�?� aparece 36 vezes no Novo Testamento e o equivalente em grego "diàbolos" (diabo/demônio) 37 vezes. Trata-se de uma presença significativa que não pode ser ignorada e nem se pode dizer que se trata de um resíduo popular. Algumas vezes se fala, com linguagem bíblico, de �??espírito imundo�??, em referência ao �??impuro�??, que indica tudo aquilo que se opõe ao sagrado, ao bem, às coisas positivas, à área do templo e de Deus. Em alguns casos, por causa de uma antiga concepção que considerava a doença como punição de uma culpa, acontece que se fale de presença satânica em síndromes particulares como a epilepsia (o jovem epiléptico em Marcos 9,14-27) ou a doidice (talvez o caso dos endemoniados de Gerasa, em Marcos 5,1-20)

�??Satanás�?? significa �??adversário�??, �??acusador�?? e indica um tipo de ministério público que no livro de Jó é descrito como presente na corte celeste e tem a função de denunciar os pecados das pessoas. �??Diabo�??, invés, significa, em grego, �??aquele que divide�?? e o termo tem somente uma sentido negativo: é aquele que tenta, que procura com todos os meios de separar o homem de Deus. Este aspecto predominerá na concepção bíblica e Satanás se torna a presença oscura na história, que tenta fazer com que a balança da liberdade humana pese mais na direção do mal, em oposição à graça divina que faz com que ela pese para o lado do bem.

Cristo fala diretamente com o demônio, como se fala com um interlocutor pessoal. Os diálogos de Jesus com ele representam um tipo de batalha contra o mal. O �??adversário�??, de fato, espalha o joio da corupção; tem seguidores entre os quais podem aparecer até mesmo os discípulos de Jesus. �? famoso o caso quando Jesus reage contra Pedro definindo-o um �??satanás�?? por que �??não pensa conforme Deus, mas segundo os homens�?? rejeitando o camino da cruz (Mateus 16,23).

A Páscoa, quando a morte de Cristo parece representar a vitória de Satanás, representa o momento decisivo da sua derrota. �? verdade que Satanás parece que continue a sua obra de divisão com o �??mundo�?? que o segue, mas no final o seu destino é aquele que o Apocalipse descreve, facendo-o cair �??num lago de fogo�?? (Apocalipse 19,20). Também Jesus via ele cair do céu como um relâmpado (veja Lucas 10,18).

Esta imagem evangélica recorda a tradição que via Satanás como um �??anjo caído�?� (veja Judas 6), mas demonstra ao mesmo tempo a certezza que �??o Deus da paz esmagará Satanás sob os seus pés (Romanos 16,20). A primazia na história, na verdade, não cabe ao demônio, mas ao Senhor (Apocalipse capítulos 21 e 22).

O nome Belzebu, presente 7 vezes no Novo Testamento, era um nome de um deus dos filisteus, povo que morava na Palestina antes da chegada do povo hebreu, e significava �??senhor príncipe�?�. Em hebraico esse nome foi deformado e se transformou em Belzebub, que significa �??senhor das moscas�?� e daí passou a designar o demônio, ou mais exatamente, o príncipe dos demônios (Mateus 12,24)