Pergunta completa:

A resposta sobre quem escreveu o livro do evangelho Segundo João e o Apocalipse está confusa, diz que não foi O evangelista mas que ele escreveu o Apocalipse as 3 epístolas E o evangelho. Entendi foi nadinha.

Olá Júlio César Mendes de Oliveira de Brasilia!

A dificuldade de considerar São João como o autor do Evangelho e do Apocalipse suscitou inúmeras dúvidas entre os estudiosos. Tradicionalmente a autoria do evangelho de João é atribuída a ele. Entretanto nos dias de hoje a teoria mais aceita é que o evangelho é o resultado de muitas lutas e conquista de uma ou mais comunidades. Assim o evangelho de João não é fruto de uma pessoa isolada. Na elaboração deste evangelho está uma comunidade que nasceu de modo simples, foi crescendo, outros grupos se incorporaram e ela adquiriu um jeito de ser e de agir.

O evangelho de João descreve o jeito próprio desta comunidade, e que nos chamamos a comunidade do discípulo amado.

Nesta comunidade se incorporaram outros grupos, os judeus, os pagãos, os seguidores de João Batista. Por sua vez a chegada destes grupos criaram conflitos na comunidade do discípulo amado.

O Evangelho de João nasce em meio a estes conflitos com os integrantes da comunidade do discípulo amado. |O evangelho assim vai se formando em meio a todas estas lutas, pouco a pouco, fruto de muita reflexão, lutas, conquistas e fé.

O texto do evangelho só aparece em forma de texto depois de 60 anos.

O Evangelho de João é fruto do testemunho vivo  da comunidade.