Obviamente Deus não manda matar crianças e nenhuma outra criatura. Isso não aconteceu no passado, não acontece no presente e nem poderá ser coisa do futuro. É algo que vai contra a natureza de Deus, Ele que tudo criou e tudo ama. Como pode o amor, que é Deus, eliminar aquilo que ele mesmo criou?

Por outro lado, é verdade que lemos na Bíblia páginas terríveis e violentas. E não apenas no Antigo Testamento. Na página que você cita, assim está escrito:

Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos.

Conforme o autor de 1Samuel, essa é uma ordem que dá o Senhor a Saul. E, considerando o que afirmamos logo no início, é incongruente com aquilo que entendemos de Deus. Por que isso acontece?

A explicação é muito simples, mas precisa de uma abertura de mente para entender a lógica da revelação.

Deus se revelou aos poucos, dentro da história. Ele não desceu do céu com um livro pronto, onde estava tudo indicado e já pronto. A Bíblia foi escrita conforme a compreensão que as pessoas daquele tempo tinham. Ela é uma mensagem divina, mas revestida com roupas humanas, condicionada pelos limites do próprio tempo.

Aplicando isso à passagem de 1Samuel, poderíamos dizer que então se pensava que Deus era um deus guerreiro, que estava à frente do exército, como um general. A guerra era algo atroz e fazia parte, segundo a visão de então, também da realidade divina. Foi só aos poucos que se descobriu que Deus não pode pedir para matar alguém. Essa descoberta faz parte do processo de revelação, lenta e eficaz, de Deus, que alcança o culmine em Cristo, mas que passa por cada etapa histórica do povo de Israel.

As passagens violentas da Bíblia não precisam e nem devem ser excluídas, mas tem que ser interpretadas nessa lógica: Deus se revelou aos poucos, respeitando a caminhada e crescimento do entendimento do povo que ele elegeu como seu. Deus é paciente e respeitoso da liberdade de cada um, sabendo considerar os limites e o potencial que temos.

Esses eventos são difíceis de entender, mas mostram como Deus é Emanuel, está conosco, faz parte da nossa caminhada, mesmo quando não o compreendemos bem. Repedindo, não devem ser eliminados, pois representam o processo que também nós precisamos fazer, entendendo quem é verdadeiramente Deus.

 

Um detalhe sobre o texto de 1Samuel

Esse texto que você menciona é muito importante na história de Israel. O que acontece nesse capítulo, segundo o historiador bíblico, é a razão pela qual Davi ocupa o lugar do primeiro rei de Israel, Saul, mesmo antes que ele morra. E o motivo é explicado em 1Samuel 15,9, quando é mostrado que o rei e o povo não obedecem literalmente à ordem divina:

pouparam a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas, e as da segunda ordem, e aos cordeiros e ao melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda a coisa vil e desprezível destruíram totalmente.

Veja também essa resposta, considerando Deuteronômio 6

Outras respostas sobre "violência" na Bíblia