Olá Luiz Alberto Chaves de Belo9 Horizonte.

Quanto o local de nascimento do apóstolo João.

Os relatos que encontramos nos evangelhos e seu encontro com Jesus, enquanto exercia seu trabalho de pescador no mar da Galiléia tudo nos indicam seu lugar de nascimento: Seria Betsaída, terra de seus Pai.

João quando se tornou apóstolo, era muito novo o mais jovem dos doze. Era solteiro, vivia com os seus pais em Betsaída, uma pequena cidade de pescadores nas margens do lago da Galiléia. Seu Pai possuía uma pequena indústria de pesca, apanhava peixes do mar da Galileia vendia os peixes e secava, para serem vendido em Cafarnaum, rota de passagens das caravanas, que seguiam para Damasco. Assim a profissão de MNoão era de pescador trabalhando com o seu irmão Tiago, em sociedade com André e Pedro.

Quanto ao lugar do sepultamento, a idade e data do sepultamento de João evangelista.

João dirigiu a comunidade cristã de Éfeso, na Ásia Menor fundada por Paulo alguns anos antes. Devido a sua pregação João foi preso várias vezes, foi torturado e até exilado para a Ilha de Patmos. Ele morreu de morte natural, em Éfeso, no ano 103 d.C., quando tinha 94 anos. Segundo bispo Polícrates de Éfeso (190 d.C) (atestado por Eusébio de Cesárea na sua História Eclesiástica, 5, 24), o Apóstolo "dormiu" (faleceu) em Éfeso. No local de sua sepultura o imperador Romano Constantino edificou neste local uma igreja. Na zona arqueológica da cidade Éfeso no complexo das ruinas encontra-se uma antiga Igreja mandada construir pelo Imperador Constantino, justamente no lugar da sepultura de João.

Quanto ao legado do evangelista João.

O apóstolo João filho de Zebedeu chamado por Cristo para ser seu discípulo, tornou-se o mais destacado teólogo e seus escritos provam isto (Evangelho 3 Cartas e o Apocalipse). Este é seu principal legado deixado para as comunidades joanina.