Moisés e Samuel tem um parente em comum, que é Jacó. Mas viveram a cerca de 500 anos do patriarca e por isso a seu grau de parentesco é bastante distante. Mas vamos aproveitar para dar uma explicação sobre o tema da descendência em geral e, no final, mencionamos detalhadamente a relação entre Samuel e Moisés.

 

Genealogia na Bíblia

O tema genealógico é muito importante na Bíblia. Até mesmo os evangelistas procuram traças os antepassados de Jesus, seja para provar que ele descende de Adão ou de Davi. Como se pode ver nesse caso, por trás de tal atribuição, existe uma expectativa teológica. Assim também pode acontecer com outros personagens bíblicos. Por isso toda construção de árvores genealógicas bíblicas deve ser consideradas com certa cautela, do ponto de vista histórico.

Em relação aos personagens do Antigo Testamento, o fundamental é entender o tema das 12 tribos, que são descendentes dos 12 filhos que o patriarca Jacó teve com suas 4 esposas (junto com Efraim e Manassés, filhos de José adotados por Jacó). Davi, por exemplo, descende de Judas, um dos filhos que Jacó teve com Lia.

O pai de Moisés, como é contado em Êxodo 6,18-20, é Amram, que descende de Levi, um dos filhos de Jacó. Amram se casou com Jocaeb e tiveram Aarão e Moisés, além de Miriam. Moisés, por sua vez, se casou com Séfora. Deles nasceram Gersam e Eliezer (Êxodo 18,4).

Muitos sacerdotes descendem de Aarão, irmão de Moisés, como Eli, o sacerdote de Silo, que é citado no início da história de Samuel.

 

Moisés e Samuel

Feita essa visão geral, vamos responder sua pergunta. Para buscar a resposta, precisamos ver o que diz o início de 1Samuel. Lá descobrimos que o avô de Samuel se chamava Eliú. Pesquisando sobre esse personagem, vemos que é da tribo de Efraim, como se diz em 1Samuel 1. Efraim, como já mencionamos acima, é um dos filhos de José, neto de Jacó que foi adotado pelo avô e assim também se torna, junto com o irmão Manassés, pai de uma das tribos. Portanto, em sínteses, considerando Jacó e os seus 12 filhos, Moisés descende de Levi e, ao invés, Samuel, descende de José-Efraim. Eles têm em comum o patriarca Jacó, mas são descendentes de duas tribos diferentes.