Do ponto de vista literal, tudo o que sabemos sobre a torre de Babel se encontra em Gênesis 11,1-9. Trata-se de uma histórica claramente mitológica, usada pela Bíblia para explicar a existência de vários povos e línguas e também para mostrar como o egoísmo e a presunção humanas causam discórdia e afastamento de Deus.

Nimrode (ou Nemrod) é um bisneto de Noé e quando Gênesi 10 fala da "tábua das nações", ele é mencionado como "o primeiro potentado sobre a terra" (Gênesis 10,8). E acrescenta que "foi um valente caçador diante de Deus" (v. 9). É provável que a ligação entre Nemrod e Babel derive daquilo que se diz em Gn 10,10: "os sustentáculos de seu império foram Babel, Arac, Acad e Calane".

Apesar da relação desse personagem com Babel, não se diz em nenhum momento que tenha a ver com a construção da torre. Mas essa tradição aparece nos rabinos. Começam dizendo que a raiz do seu nome tem a ver com "rebelião" e afirmam que foi ele quem promoveu a construção de tal torre. Até mesmo Flavio Josefo, famoso histórico judeu, alimenta essa teoria na sua obra Antiguidades Judaicas:

"Pouco a pouco, transformou o estado de coisas numa tirania, sustentando que a única maneira de afastar os homens do temor a Deus era fazê-los continuamente dependentes do seu próprio poder. Ele ameaçou vingar-se de Deus, se Este quisesse novamente inundar a terra; porque construiria uma torre mais alta do que poderia ser atingida pela água e vingaria a destruição dos seus antepassados. O povo estava ansioso de seguir este conselho, achando ser escravidão submeter-se a Deus; de modo que empreenderam construir a torre [...] e ela subiu com rapidez além de todas as expectativas."

Não temos elementos para ligar a Torre de Babel à história de Nemrod, apenas a coincidência dos fatos que ele foi governador da cidade de Babel e que era bastante famoso, capaz de construir torrres, símbolos de poder.