Olá Cezário Bernardes de Santarém - Pará

 Um Salmo Acróstico ou Alfabético

O salmo 145 em sua estrutura difere do conjunto dos salmos, pois se apresenta em forma acróstica ou alfabética. Isto é no texto original utiliza o alfabeto hebraico para dar início aos versículos. Muitos estudiosos interpretam ao fato da existência deste salmo acróstico, como um recurso de memória para com mais facilidade recitar o salmo sem ter a possibilidade de ter diante de si o texto escrito.

Segue abaixo mais algumas indicações para se entender a mensagem do Salmo, sua estrutura e interpretação.

 

Significado de Salmos 145: um salmo acróstico ou alfabético

O Salmo 145, um salmo considerado de louvor declarativo ao Rei Iahweh, declarando a sabedoria. O Salmo considerado como um poema é escrito em forma de acróstico, com um versículo para cada letra do alfabeto hebraico, do alef primeira letra até o Taw a última letra do alfabeto hebraico.

 

Divisão do Salmo 145 para melhor entender

A divisão do salmo é a seguinte:

(1) foco na grandeza do Senhor (v. 1-3); Letras do alfabeto Hebraico:  Alef, Bet, Guimel.

(2) expectativa de louvor contínuo ao Senhor (v. 4-7); Letras do alfabeto Hebraico:  Dalet, Hê, Waw, Záin.

(3) foco sobre o caráter do Senhor (v. 8-9); Letras do alfabeto Hebraico: Het, Tet

(4) expressão sobre o reino do Senhor (v. 10-13); Letras do alfabeto Hebraico: Yod, Kaf, Lamed, Mem, Nun

(5) reconhecimento de que a graça do Senhor é para todos (v. 14-16); Letras do alfabeto Hebraico: Samec, Áin, Pê, 

(6) foco na justa misericórdia do Senhor (v. 17-21). Letras do alfabeto Hebraico:  Çade, Qof, Resh, Shin, Taw

 

Salmo 145,1-3 — As palavras familiares grande é o Senhor exprimem a grandiosidade de Deus no universo e nos lembram quanto somos pequenos em Sua presença.

O Salmo dá a possibilidade de os seres humanos prestarem louvor a Iahweh. Para o salmista este fato é novo e eleva a humanidade

Salmo 145,4-6 — A grandiosidade de Iahweh, conduz uma geração preparar a próxima para o louvor. Espera-se que a mensagem dos prodígios divino em favor de seu povo e da misericórdia de Deus fique conhecida em toda a terra e nas próximas gerações.

Salmo 145,7 — A palavra memória ou lembranças para alguns tradutores pode estar se referindo ao nome divino de Deus. No livro do Êxodo 3,15 o termo memória passa a ser entendido como memorial

Salmo,8 — No versículo 8 o salmista descreve Deus como piedoso e benigno. O Rei Davi cita as palavras do próprio Deus para louvá-Lo por Seu caráter misericordioso ao infinito.

Salmo 145,9-13 — No conjunto do Salmo aparecem muitas palavras que vem de outros salmos, para ajudar na compreensão. Do salmo 19,1-3 reaparece neste salmo a grandiosidade das obras de Deus. Do salmo 111,2 quando descreve que: Tudo o que Deus fez possui as marcas de Sua grandeza.

É missão dos justos falar da glória do reino de Deus, falar das façanhas divinas. O reino divino é para todos os séculos e será conhecido por todos.

Salmo 45,14 — Deus levanta todos que caem, Deus pratica ações continuas em favor dos necessitados.

Em um mundo difícil, o salmista se compraz em afirmar que Deus é bondoso e que Seu poder, Seu amor e Sua preocupação com Seu povo não têm limites.

Salmo 145,15-17 — O olhar afito dos homens esperando o socorro divino é atendido pelo Deus cheio de misericórdia. Dá o alimento em tempo certo, e sacia a todos.

O salmista exalta as ações divinas como: justas nos seus caminhos, fiel nas obras, atende quem O invoca, dos que invocam com sinceridade.

Salmo 145,18-21 — O salmista apresenta Iahweh como aquele que realiza o desejo de seus filhos, ouve seus gritos de suplica e os salva. Os que o amam estão em sua guarda.