Em relação à data de existências desses "lagartos terríveis" (é o significado de 'dinossauro') obviamente não temos nenhuma competência e nos apoiamos em quanto dito pela ciência, que com as ferramentas típicas da investigação consegue determinar com bastante exatidão o período em que viveram. Assim se diz na wikipédia:

Acredita-se que os dinossauros apareceram há, pelo menos, 233 milhões de anos, e que, por mais de 167 milhões de anos, foram o grupo animal dominante na Terra, num período geológico de tempo que vai desde o período Triássico até o final do período Cretáceo, há cerca de 66 milhões de anos, quando um evento catastrófico ocasionou a extinção em massa de quase todos os dinossauros, com exceção de algumas espécies emplumadas, as aves.

Nós podemos dar algumas pistas mais eficazes em relação à segunda parte da sua questão, que menciona Adão e Eva. A dificuldade nasce da leitura que se faz dos primeiros capítulos da Bíblia. Se os lermos como história, teremos muitos problemas e sem razão, pois estaríamos fazendo uma leitura equivocada. Adão e Eva não são personagens históricos, cuja existência podemos datar. Eles são símbolos que representam a humanidade, expressões literárias que nascem da reflexão de fé feita pelo autor sagrado, influenciado pelos mitos que circulavam em seu ambiente e época, os quais são lidos com o diferencial da fé em Deus.

Os dinossauros são personagens históricos e por isso datáveis, ao contrário de Adão e Eva. Ambas as realidades são verdadeiras, mas Adão e Eva representam outro tipo de verdade, muito mais importante, pois desvelam quem somos, de onde viemos e, ao mesmo tempo, que somos chamados à uma vida em Paraíso.