Olá Rôs da Fonseca de Gabela-Kuanza-Sul-Angola

Já sabemos que os levitas no Antigo Testamento eram os pertencentes a tribo de Levi, desta vem o nome. A tribo de Levi foi escolhida para servir no Templo. Hoje o Templo de Jerusalém, está destruído e não existe este serviço não está sendo realizado. Comecemos com a compreensão deste serviço e dos que realizavam este serviço

Quem são os levitas na Bíblia? Qual era a função do levita?

Os levitas pertenciam a tribo de Levi. Escolhidos por Deus para cuidar do templo e guiar o povo na adoração a Deus, prestando os mais deferentes serviços, em escalas de trabalho. Os sacerdotes do templo eram todos descendentes de Arão, que era levita.

Na permanência dos israelitas no Egito, surgiram os levitas mais famosos de Israel: Moisés e seus irmãos Arão e Miriã. Moisés liderou os israelitas na saída do Egito, rumo à terra prometida. Miriã era profetisa e Arão foi escolhido por Deus para ser Seu sacerdote, a ponte entre o povo e Deus (Êxodo 28,1).

Nos 40 anos no deserto, surgiu entre o povo a idolatria. Mas a tribo de Levi se manteve fiel e lutou contra os idólatras. Por isso, Deus escolheu os membros da tribo de Levi para trabalharem no serviço do templo (Números 8,9-11).

Que funções tinha os levitas no serviço a Deus?

Os que eram descendentes de Arão tornaram-se os sacerdotes, que eram os únicos que podiam entrar no edifício do templo para oferecer sacrifícios a Deus (Levítico 1,10-11). Abençoavam o povo, carregavam a Arca da Aliança e recebiam uma porção dos sacrifícios para seu sustento.

Os outros levitas eram divididos por clãs e, no tempo do tabernáculo, no caminho do deserto carregavam todas as partes da tenda sempre que este mudava de lugar. No tempo de Salomão, em Jerusalém os levitas tinham assumido várias outras funções ligadas ao templo:

Porteiros

Guardas

Administradores

Músicos e líderes de louvor

Professores que ensinavam as leis de Deus

Seu trabalho no templo era muito importante para a nação, por isso o resto do povo tinha a responsabilidade de sustentar os levitas com seus dízimos (Números 18,23-24). Não possuíam terras. Os levitas depois davam o dízimo do que tinham recebido para o sustento dos sacerdotes. Moravam próximos a Jerusalém para com mais facilidade exercerem suas funções.

Há levitas hoje?

Atualmente, entre os judeus ainda há descendentes de Levi. Todo o Judeu que tem de sobrenome Levi pertencem a esta tribo. Mas os levitas já não podem realizar todas as funções descritas no Antigo Testamento porque o templo foi destruído em 70 d.C.

No Novo Testamento qual a situação dos Levitas?

No Novo Testamento, Jesus instituiu uma nova ordem. Agora, todo cristão é dedicado a Deus e chamado para O servir (1 Pedro 2,9). Não é preciso ser levita ou de uma família especial. Todos devem cuidar da igreja e viver em consagração a Deus, refletindo Sua glória no mundo à sua volta.

O nome Levita nas Igrejas evangélicas.

Em algumas igrejas evangélicas, se tornou popular chamar os membros do grupo de louvor de levitas, os levitas israelitas lideravam o louvor no templo. No entanto, esses novos levitas não têm muito em comum com os levitas da Bíblia, que tinham muitas outras funções.