Ainoã foi uma mulher muito destacada na minissérie Rei Davi, da Record, como esposa de Saul, que foi o primeiro rei de Israel. Na ficção televisiva, Ainoã é uma mulher insolente, atrevida, desrespeitosa, megera. É um tormento para a nora Selima, de quem exige um neto. Mãe superprotetora, vigia a vida das filhas e acha que as tem sob controle, quando é justamente o contrário. Morre de ciúme de Rispa, concubina predileta de Saul.

Obviamente tudo isso é ficção e não tem nenhuma confirmação bíblica. 1Samuel, que conta a história do rei Saul e da sucessão com Davi, diz simplesmente  que a esposa de Saul era Aquinoam (assim é em hebraico), filha de Aquinaás (1Samuel 14,50).

A segunda esposa de Davi - na verdade a terceira, visto que antes havia tido Micol, a filha de Saul, como esposa - aparece em 1Samuel 25,43, depois da história de Abigail, que se torna mulher de Davi. Assim lemos nesse versículo:

Davi tinha também tomado a Aquinoam de Jezrael, e ambas foram suas mulheres.

As duas mulheres parecem ser pessoas diferentes. Isso fica evidente a partir da informação muito importante que diz de quem elas são filhas: a esposa de Saul era filha de Aquinaás, enquanto a de Davi era filha de Jezrael.