A pergunta completa do nosso leitor diz assim:

Ponderação a respeito de uma resposta referente à pergunta: Judas participou da ceia do Senhor? No Evangelho de João 13,30, lemos que assim que Judas recebe o pão molhado - (pascoa), na ceia o pão não é molhado, e sim, ingerido em separado pão e vinho - Ele sai logo, portanto, no meu entendimento, Judas não participou da ceia do Senhor, mas somente da celebração da Pascoa.

 

Olá Joel Nascimento de Recife- PE!

Para responder sua ponderação sobre uma resposta postada aqui no site fiz a leitura dos evangelhos que falam da última ceia de Jesus, e da traição de Judas. Se encontram em Mateus 26,20-26; Marcos 14,17-21; Lucas 22, 14.21-23; João 13,21-30.

Da leitura do texto pode-se concluir que de fato sua ponderação está correta, Judas participou somente do momento da páscoa Judaica, o texto é preciso, Judas recebe de Jesus o pão molhado, Na ceia eucarística de Jesus e na instituição da Eucaristia, não tem o pão molhado, Jesus anuncia a traição de Jesus e Judas sai da sala e vai até os chefes dos Judeus e entrega Jesus. Judas vai com os chefes dos judeus e soldados até ao Gethsemani e o beijo de Judas em Jesus indica que é Jesus. Assim podes considerar, que Judas não participou da ceia do Senhor, o demônio e a maldade já estavam em seu coração.

Conclusão da resposta postada há algum tempo atrás:

Os evangelhos atestam a participação de Judas Iscariotes na ceia de despedida de Jesus, e no final deste encontro de despedida de Jesus, ele segue o caminho da traição (leia a resposta na íntegra).

Outra resposta: Judas Iscariotes tomou ou não a Santa ceia?

Veja aqui uma resposta que aborda a questão se a Páscoa e a Última Ceia coincidem.