Veja nesse link, um elenco com outras respostas sobre esse tema.

Iesous é uma helenização do nome hebraico Yeixua (abreviado: Yeixú) que, por sua vez, é uma abreviação do nome Yehoixúa, que para nós se tornou Josué. Josué era o nome mais comum em Israel, antes do exílio na Babilônia. Mais tarde, sem desaparecer completamente, foi substituída por Yeixu, usado até o século II d.C. A partir desse momento, visto que os cristãos veneravam Jesus como o Filho de Deus, os judeus "ressuscitaram" o nome Josué, enquanto Jesus se tornou um nome estranho entre eles.

Entre os cristãos, que falam línguas anglófonas, Jesus tornou-se um nome sagrado e por isso não foi usado para as crianças. Para nós não é fácil entender que no tempo de Cristo havia muitos "Jesus". É por isso que se diz Jesus de Nazaré ou Jesus Cristo, para que não fosse confundido com um sumo-sacerdote chamado Jesus, que viveu depois do exílio, ou com Jesus ben Ananias, citado por Flávio Josefo. O nome duplo, usado para distinguir o Jesus adorado pelos cristãos, foi também simplificado em uma única palavra: Cristo (como citado por Tácito e Suetônio, por exemplo).

Conforme Mateus 1,21 Jesus significa salvador. Esta é uma interpretação etimológica do nome. O significado original de Yehoixúa é Deus ajuda. Mas na etimologia popular isso passou a significar Deus salva.