Olá Viviane de Ituverava - SP!

Este milagre da expulsão dos endemoninhados é um dos mais difíceis para entender. Pois encontramos na narrativa várias inconsistências. Alguns autores dizem: “temos aqui não só a mais longa narrativa de milagres mas a mais escandalosa.”

Para melhor entender se deve fazer a leitura sinótica do milagre pois ele aparece nos três Evangelhos, Mateus, Marcos e Lucas.

Colocando em colunas as três narrativas do milagre podemos identificar que diferenças existem na narrativa do milagre.

O milagre é contato por Mateus 8, mas também está presente em Marcos 5 e Lucas 8. Trata-se da expulsão dos demônios que se refugia numa manada de porcos, que se afogam no lago.O que dizer sobre sobre o nome da cidade de Gedara, longe do lago?

Os três evangelhos falam da “região dos gerasenos” (Mateus = “gadarenos”), que ficava “do outro lado do lago”, “que está do lado contrário da Galileia”.

Marcos indica o local como a região dos Gerasenos, ora Jerasa, na atual Jordânia está a 55 milhas do lago.

Mateus procura contemporizar o local e indica a cidade como Gadara,  está localizada a 10 Km do lago, também é uma má referência.

Lucas segue a descrição de Marcos e coloca como região dos gerasenos.

Portanto o que os três evangelhos nos indicam como local do milagre, deixa um rastro de dúvidas.

Possível resposta sobre o local do milagre: O auxílio a Arqueologia, indica a Cidade de Cursi, local do milagre.

A arqueologia vem nos ajudar a entender o local do milagre, uma pequena cidade chamada Cursi, localizada em território pagão as margens do lago de Tiberíades.

Completando:

O milagre aconteceu em território estrangeiro onde criavam porcos.

Independente da cidade, os três evangelhos sublinham o fato de que a localidade se encontrava “no outro lado do lago”. Isso significa que para os evangelistas a cidade era um território estrangeiro e não judeu. E para sublinhar isso, encontramos os porcos, que entre os judeus não existem por que eram considerados animais impuros.

Portanto, em conclusão, o milagre de Jesus que expulsa os demônios, que se refugiam nos porcos e se afogam, aconteceu numa cidade pagã, aonde viviam não judeus. Esses "pagãos" podiam ser romanos, gregos ou também pessoas das regiões da atual Síria, que não acreditavam no Senhor. Sendo a pequena cidade de Cursi, o local do milagre, com indicação da arqueologia.