Olá Carlos Alberto dos Santos de Araraquara - SP! Aqui repito a sua pergunta na íntegra:

Sobre a Assunção de Maria. O que diz a tradição da Igreja sobre o assunto? Gostaria de  saber se realmente ela passou pela morte e em seguida foi assunta ao céu pelos seus méritos de ser a mãe de Deus. Onde posso encontrar esses relatos extra bíblia?

Convido a ler essa resposta já presente aqui no site, com o texto completo de um dos apócrifos.

 

O que diz a tradição da Igreja!

Segunda a tradição da Igreja Católica Romana, da Igreja Ortodoxa, das Igrejas Ortodoxas Orientais e partes do Anglicanismo, se afirma que a Assunção de Maria foi a elevação de Maria aos céus de Maria em corpo e alma, no final de sua vida terrestre.

 

Passou pela morte seu corpo

Há seis apócrifos que falam da Assunção de Maria. Eles narram a morte corporal de Maria. Vejamos no apócrifo O Transito de Maria segundo Pseudo Meliton:

“Enquanto dizia isto, Maria se levantou do chão, se apoio na cama e, dando graças a Deus, entregou seu espírito.” (Apócrifo: O Trânsito de Maria segundo Pseudo Meliton

Na narrativa aparece ainda a vinda de todos os discípulos de Jesus, e depois disto chega Jesus seu filho para levá-la assunta aos céus

 

Livros Apócrifos e outros textos que falam da assunção de Maria:

  • Os seis livros apócrifos do século IV
  • João o teólogo – A Dormição da Santa mãe de Deus
  • Melito de Sardis - A passagem da abençoada virgem Maria
  • José de Arimatéia – A passagem da abençoada virgem Maria
  • Cirílo de Jerusalém - Homilia sobre a Dormição
  • Evódio de Roma – Homilia sobre a Dormição
  • Teodósio de Alexandria - Homilia sobre a Dormição
  • João Damasceno – Homilias sobre a Dormição da virgem

 

Completando:

A Bíblia não dá uma resposta direta deste acontecimento, a Bíblia silencia sobre a Assunção de Maria. A Palavra de Deus, que encontramos na Bíblia poucos dados nos mostra para uma biografia da pessoa de Maria, simplesmente encontramos algumas passagens, que narram fatos de sua vida e não entra em pormenores sobre o final de sua existência, nem o local, nem o que aconteceu depois da morte, onde foi sepultada.