Olá Aldo dos Santos de Mauá - SP!

Olhando o texto Bíblico, O que ele nos diz da altura de Golias?

Em 1 Samuel 17,4 assim encontramos a passagem que fala de Golias:

“Saiu das fileiras dos filisteus um grande guerreiro. Chamava-se Golias, de Gat. A sua estatura era de seis côvados e um palmo”. (1 Samuel 17,4) Bíblia de Jerusalém.

Nesta época a medida usada para se estabelecer a altura era o côvado com uma dimensão de 45 centímetros. Quando ao palmo que fala o texto de Samuel tinha a dimensão de 22,5 centímetros. Com estas dimensões poderíamos dizer que a altura de Golias seria de 3 metros com mais precisão 2 metros de 92 centímetros.

 

Dificuldades na compreensão:

  • Não se sabe qual o tipo de côvado o escritor bíblico utilizou, para estabelecer a altura de Golias.
  • existem diferenças nas cópias do texto hebraico.

 

Ainda falando da altura de Golias:

As variações na medida do côvado de região para região dificulta estabelecer uma precisão de sua altura. Devido a estas variantes poder-se-ia entender desde 2,92 metros até 3,30 metros.

Na Bíblia Septuaginta e nos escritos de Flavio Josefo, podemos entender que Golias teria uma altura de 2,02 metros a 2,30 metros.

 

Como imaginar o peso de Golias?

A dificuldade está em que ao texto Bíblico não fala de seu peso. Mas entendemos que ele teria um bom peso devido a sua estatura.

Como já foi dito, a Bíblia não registra o peso de Golias – apesar de registrar sua altura. Mas obviamente Golias era um homem pesado. Conforme explicado, Golias pode ter tido desde pouco mais de 2 metros de altura até mais de 3 metros. Então devemos pensar num peso proporcional a um homem desse porte e que, provavelmente, tinha uma boa forma física por ser um guerreiro.

A Bíblia fala de seus equipamentos em cinco mil siclos de bronze, o que equivalia algo próximo de sessenta quilos. Somados a outros equipamentos, como uma lança de 5 quilos.

 

Concluindo:

A narrativa bíblica nos impressiona em saber que um gigante com esse porte caiu diante de um jovem comum que não tinha nem mesmo vinte anos de idade. Assim entendemos que esta luta entre Davi e Golias mostrou o poder do Senhor como Deus verdadeiro.