Olá Paulo Pereira de Souza de Chapadão do Sul - MS

Olha o texto bíblico que fala deste episódio está em Lucas 7,11-17. Já sabemos que o evangelho de Lucas foi escrito para os gentios, não Judeus. Lucas não conhece os detalhes da cultura judaica, nem a organização das cidades da Palestina do tempo de Jesus, etc... Sabemos por outro lado que os judeus tinham um cuidado tudo especial com os mortos para não se tornarem impuros, muito menos os cemitérios jamais eram colocados dentro das cidades, porque tornava a cidade impura e os que nela viviam.

Entretanto o texto nos indica que o cortejo fúnebre está saindo da cidade para enterrar o morto fora dos muros da cidade, no lugar onde colocavam os mortos. Jesus encontra o cortejo fúnebre quando esta chegando a cidade com os discípulos. A narrativa já nos indica que iriam enterrar fora da cidade de Naim no local reservado para os mortos.

Completando:

A área da cidade de Naim descrita no Livro de Lucas foi habitada na antiguidade partir do período Bronze Médio.

Os trabalhos de arqueologia no local da cidade de Naim de acordo com a pesquisa de cerâmica nas sepulturas ao redor da cidade indicam que povoamento do local provavelmente foi uma continuação do vilarejo anterior em Tel Agol durante o período helenístico (332-37 AC). O vilarejo cresceu durante o período romano e bizantino, entre 37 AC e 640 DC. De acordo com alguns textos antigos, a aldeia romana era cercada por muros, e os mortos eram enterrados fora dos muros da cidade de Naim em local determinado para isto.