Olá Gabriel Batista Ferreira de Saquarema - RJ!

Olha a resposta para ser verdadeira deve ser encontrada nos textos do Novo Testamento. De fato o texto de Mateus, que escreve seu evangelho para os Judeus de Jerusalém fala em “chegou-se a ele um escriba”, mas também poderia ter colocado o nome deste escriba, não colocou. No caso como aparece no texto, o nome do escriba não tem importância porque o ensinamento de Jesus vai em outro sentido. Jesus que dizer aos discípulos, “o que é preciso para ser verdadeiramente discípulo de Jesus” a resposta de Jesus ao escriba já era prevista este escriba estava ligado ao sistema do Templo dificilmente poderia ser um discípulo de Jesus, pois não levaria uma vida como Jesus.

Olhando o texto paralelo em Lucas 9,7-57-60, ele fala que “alguém lhe disse na estrada”. Porque Lucas não fala de escriba e simplesmente diz “alguém”. Lucas não conheceu Jesus, seu evangelho era para os pagãos, pouco conheciam de Judaísmo e dos grupos que sustentavam o Templo de Jerusalém, caso os escribas, então para facilitar a compreensão dos pagãos coloca “alguém” sem citar o nome, pois o mais importante é a mensagem de Jesus que quer falar sobre as exigências da vocação cristã.

Imaginar que este escriba seja Judas Iscariotes ou seja este “alguém” que fala Lucas é improvável. Podemos concluir que no texto nada se refere a Juda