Assim diz a pergunta completa:

Em Jo 14, 15-16 lê-se: Se me amais, guardareis os meus mandamentos, é eu rogarei ao Pai, é ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco. Quem é este outro Defensor?

 

Olá Roberto Fávero de Ponta Grossa - PR!

Encontramos nas traduções das Bíblias vários termos designado o Espírito Santo, que é a resposta da pergunta. Assim aparece como Paráclito (Bíblia de Jerusalém) como Consolador (Bíblia Almeida), como advogado (Bíblia Pastoral) como defensor (Bíblia tradução oficial da CNBB.

Assim todos estes termos que aparecem em diversas traduções como,

Defensor, Consolador, Advogado e outros designam o Espírito Santo.

 

Entendendo o texto de João 14,15-16

Jesus envia o Espírito Santo, como Defensor (ou ainda, Consolador, Advogado) da comunidade cristã. Este Espírito é a memória de Jesus presente na comunidade. Entende-se o Espírito Santo como aquele que ajuda aos membros da comunidade a viver o projeto de Jesus. A presença do Espírito Santo ajuda a comunidade a discernir os acontecimentos e se empenhar no processo de libertação.

Os pertencentes à comunidade pela presença do Espírito Santo em suas vidas distingue tudo aquilo que conduz a morte e o que pode trazer vida em abundância. Assim pela comunidade agindo pela ação do Espírito Santo vão acontecendo novos atos do projeto de Jesus na história humana.

Hoje, nós podemos entender que o Espírito Santo já foi enviado do céu e permanece dentro de nós, recebemos no Batismo. O Pai está em nós, o Filho está em nós e o Espírito Santo confirma em nós o Amor entre o Pai e o Filho.

Há em nós o poder do Amor de Deus que é o dínamo que impulsiona as nossas ações conforme o pensamento do Pai.