O livro bíblico que não menciona o nome de Deus é o livro de Ester, no Antigo Testamento.

Esse livro é muito bonito e se trata de uma obra literária, provavelmente fictícia, que procura explicar a origem de uma festa popular entre os judeus, parecida com o nosso carnaval, chamada purim. Ele mostra como era difícil ser judeu. Conta a história de Ester, uma mulher judia da Pérsia que se tornou rainha e evitou um genocídio do seu povo, revertendo um massacre planejado contra eles.

O fato de um livro bíblico não mencionar a Deus pode impressionar. E não só a nós. Também no passado se sentiram mal com tal situação, tanto que os judeus, ainda antes de Cristo, na versão grega que fizeram desse livro acrescentaram elementos de piedade, para dar um tom claramente mais divino. Essas adições estão presentes na Bíblia católica, mas não naquela hebraica e dos protestantes. Nesses textos, o nome de Deus aparece várias vezes.

Um elemento de curiosidade é que o livro de Ester, conforme o Cânon da Bíblia Hebraica, a lista dos livros bíblicos definidos pelos judeus, que contempla apenas o Antigo Testamento, termina com o livro de Ester. No primeiro livro, Gênesis, Deus é o protagonista; no último ele não é mencionado. Mas a tradição judaica não vê nisso a ausência divina. Os rabinos dizem que o nome de Deus, o tetragrama YHWH está de fato presente de maneira oculta em vários acrósticos encontrados no texto original. É lógico que se trata de uma interpretação, mas mostra como para o povo judeu, também no livro de Ester Deus está conduzindo o curso da história, mesmo quando pensamos que isso não acontece.